O que é Alfa

Alfa é um dos indicadores de performance mais importantes de se analisar para investir em um fundo de investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Este indicador aponta para o nível de sucesso de um ativo ou conjunto de ativos. Na prática, o entendimento é bem simples: quanto maior o alfa, maior o retorno para o investidor.

Etimologicamente, o termo Alfa possui sua origem no alfabeto grego, e pode ser traduzido como a primeira letra do alfabeto, o A. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Função do Alfa

Para gestores de contas ou de fundos de investimentos, ou mesmo investidores individuais, o Alfa é um indicador fundamental, e este pode tanto ser negativo quanto positivo.

A forma como se mede se um Alfa é positivo, é comparando-o com o benchmark padrão a qual investimento analisado esteja sujeito.

Se estamos falando de renda fixa, por exemplo, os benchmarks utilizados são:

Se o assunto for renda variável, os principais benchmarks são o Ibovespa e o Índice Brasil 100.

Portanto, se a valorização de um fundo ou de um ativo em particular for maior que a porcentagem da valorização do benchmark escolhido, essa diferença é o Alfa.

Se, no entanto, o fundo acompanhar exatamente a mesma porcentagem do benchmark, entende-se que o Alfa foi zero, ou negativo. Se for inferior, não houve alfa.

Vale ressaltar que existem muitos fatores que influenciam o valor do Alfa. O principal deles é a escolha dos ativos que irão compor um fundo de investimento.

Conseguir escolher as melhores empresas para se investir é uma habilidade muito importante. E existem muitos métodos que podem auxiliar o investidor, como a Análise Fundamentalista e a Análise Técnica

A importância do Alfa

Conseguir obter um Alfa é o objetivo de qualquer investidor ou gestor de fundos. E quanto maior o Alfa, invariavelmente, melhor serão os retornos financeiros.

Analisar o Alfa de um ativo, por exemplo, pode ajudar o investidor a identificar se aquele ativo está passando por um bom momento ou não.

Uma valorização que esteja acima de um benchmark padrão, ou seguindo-o à risca, indica principalmente o grau de estabilidade daquele ativo.

Da mesma forma que se o ativo estiver abaixo do benchmark, mesmo que ainda valorizando, isso pode indicar que a empresa esteja com dificuldades para crescer.

Mas a situação das empresas são voláteis e estão atreladas aos ventos do mercado. Não é porque um papel não está obtendo alfa agora, que ele não irá obter em um futuro próximo.

Alfa e Beta

Muito comumente o Alfa é acompanhado de outro indicador que advém da mesma origem etimológica, o Beta. Do grego, significa a segunda letra do alfabeto, o B.

Apesar destes indicadores atuarem juntos, a função deles é complementar, e não oposta. Na prática, enquanto o Alfa indica o retorno financeiro, o Beta mede o grau de volatilidade

  • Se o Beta for maior que 1, isso indica que existe um grande potencial de lucro ou de prejuízo, superando o benchmark; 
  • Se for igual a 1, as chances são de seguir à risca o benchmark; 
  • Já se o Beta for menor que 1, tanto o lucro quanto o prejuízo serão menores que o benchmark.

Por causa disso, muitos investidores analisam o Alfa e o Beta em conjunto para identificarem o investimento que melhor se enquadra no tipo de investidor que eles são.

Investidores mais arrojados, por exemplo, preferem um histórico de Alfa alto com um Beta também alto. Já investidores conservadores, preferem Beta igual ou menor que 1.

Outros indicadores

Vale ressaltar que o Alfa e o Beta não são os únicos indicadores utilizados para medir a qualidade de um investimento.

Outros indicadores também muito utilizados, são 

  • Desvio padrão; 
  • R- quadrado;
  • Índice Sharpe.

Não necessariamente todos os investidores precisam analisar todos estes indicadores. Essa análise precisa ser feita de forma individual, de acordo com a necessidade de cada um.