A Vale (VALE3) anunciou nesta quarta-feira, 17, que deu início, neste segundo semestre, à produção em escala industrial de Areia Sustentável na mina Viga, em Congonhas (MG).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com capacidade para processar 200 mil toneladas do insumo por ano, a expectativa da empresa é produzir 80 mil toneladas ainda em 2022, chegando a 185 mil toneladas em 2023.

Obtida no tratamento dos rejeitos de minério de ferro, a Areia Sustentável é uma das iniciativas da companhia para a redução do uso de barragens nas operações em Minas Gerais.

O material pode substituir a areia natural, extraída de leitos de rios, com larga aplicação no mercado de construção civil, afirma a Vale em nota.

A projeção da empresa é fabricar 1 milhão de toneladas do insumo este ano, dobrando o volume em 2023.

Cada tonelada de areia produzida representa uma tonelada a menos de rejeito sendo disposta em pilhas ou barragens.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A mineradora já está realizando testes do material com produtores de concreto e argamassa da Região Sudeste, com escoamento da Areia Sustentável entre os estados por ferrovia, aproveitando a logística existente no local.

A mina Viga é a segunda unidade da Vale a fabricar Areia Sustentável em escala industrial, seguindo os mesmos controles de qualidade da produção de minério de ferro, ressalta a empresa.

A primeira foi a mina Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo, que processou 250 mil toneladas do material no ano passado.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Em 2021, a companhia iniciou a comercialização da Areia Sustentável para uso em concretos, argamassas, pré-fabricados, artefatos, cimento e pavimentação rodoviária. 

Filtragem de rejeitos 

Outra iniciativa adotada pela Vale para a redução da dependência de barragens e que também favorece a produção de Areia Sustentável nas minas é o sistema de filtragem de rejeitos.

A tecnologia diminui a umidade do rejeito, permitindo tanto o empilhamento a seco do material, como a fabricação de areia para o mercado.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Foram implantadas quatro plantas de filtragem de rejeitos em Minas Gerais, sendo uma no Complexo Vargem Grande (em 2021), duas no Complexo de Itabira (entre 2021 e 2022) e uma na Mina Brucutu (em 2022). 

Vida útil

A Vale informa que em março deste ano, foi inaugurada a primeira estrada do Brasil que utiliza em todas as quatro camadas do pavimento a Areia Sustentável da mineradora.

A pista de 425 metros de extensão na mina Cauê, em Itabira (MG), será monitorada por dois anos com 96 sensores de pressão, temperatura, deformação e umidade.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Testes feitos durante cinco anos em laboratório apontaram que o aumento da vida útil é da ordem de 50% e a redução de custos de 20% quando comparado com materiais mais usados para construção de estradas, como a areia extraída do meio ambiente.

Além disso, cada quilômetro de pavimento pode consumir até 7 mil toneladas de rejeito.

Resultado da Vale no Segundo Trimestre de 2022 

resultado da Vale (VALE3) no segundo trimestre de 2022 (2t22), divulgado no dia 28 de julho, apresentou um lucro líquido de R$ 30,0 bilhões no 2T22, queda de -25,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da Vale atingiu R$ bilhões no 2T22, apresentando baixa de % na comparação com o 2T21.

A margem líquida da Vale atingiu 54,6% no 2T22, apresentando crescimento de 8,5 pontos percentuais na comparação com o 2T21.

As ações da Vale (VALE3) acumulam alta de 2,18% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 24,63% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.