A indagação pode parecer retórica, mas infelizmente a resposta ainda não está na ponta da língua da maioria dos cotistas do segmento de fundos imobiliários de papel.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com base no boletim mensal, divulgado pela B3, referente ao mercado de Fundos Imobiliários, são em média 40 mil novos investidores mensais que iniciam a jornada carentes de informações relevantes sobre seus investimentos.

Ao todo, somos quase 1 milhão e 960 mil investidores buscando uma nova renda ao final do mês.

É muito comum os investidores terem o foco em um possível ganho no curto prazo, porém negligenciam os riscos envolvidos para que esse potencial seja atingido.

Por outro lado, o mercado ainda engatinha na divulgação de informações referente aos riscos associados às estratégias de seus fundos.

E não estou falando em citar os ativos que fazem parte do portfólio, como já é feito nos tradicionais relatórios gerenciais.

As explicações são fundamentais para que realmente o novo cotista tenha ciência de todos os riscos envolvidos em seus investimentos.

A RBR Asset, responsável pela gestão do fundo de recebíveis RBRR11, sai à frente nessa transparência com o investidor.

A gestora divulga semestralmente o relatório de risco do fundo (já está na sexta edição), onde é pontualmente explicado termos comuns do mercado, apresentando dados comparativos do segmento, além de trazer os riscos do portfólio no momento atual.

São dezessete páginas capazes de mudar a sua percepção sobre um determinado fundo de recebível.

Por exemplo, entender o que é e qual o regime (competência ou caixa) adotado pelo seu fundo é compreender o trajeto dos rendimentos até o seu bolso.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Ter conhecimento sobre os tipos de riscos, provenientes dos devedores dos certificados de recebíveis imobiliários (CRIs), faz com que qualquer evento de calote ou inadimplência te deixe em uma situação mais confortável.

Tudo isso é uma pequena parte dos riscos envolvidos em investir em Fundos Imobiliários.

Sempre utilizo da seguinte prerrogativa: qualquer ativo pode fazer parte da sua carteira de investimentos, desde que você tenha a compreensão da exposição ao risco.

Fica como sugestão de leitura para o seu dia, logo após o término deste editorial.

Para encontrar o documento, basta acessar o site da gestora.

E fica a dica de preencher o formulário da GuiaInvest Wealth para, eventualmente, ganhar uma reunião de diagnóstico financeiro de cortesia.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.