A Ethereum, blockchain por trás do ETH, a segunda maior criptomoeda por valor de mercado e que vale quase US$ 200 bilhões, fez o que nenhuma grande blockchain jamais fez: mudar os mecanismos de consenso de prova de trabalho (PoW) para o de prova de participação (PoS).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Chamada de Merge (Fusão, em português), a atualização da rede foi concluída com sucesso na madrugada desta quinta-feira, 15, às 3h43 (horário de Brasília).

O novo modelo é considerado muito mais ecológico, com uma redução de 99,9% no consumo de energia elétrica, resolvendo uma das grandes críticas sobre o mercado de criptoativos.

Mas qual impacto isso terá na criptomoeda dominante em valor de mercado, o Bitcoin (BTC)? Segundo especialistas, de imediato, não muito.

Quanto ao ETH em relação ao BTC, a maioria dos especialistas parece concordar que quaisquer movimentos de preços resultantes provavelmente serão transitórios.

Afinal, a mudança do Ethereum para a prova de participação não é algo novo, mas que já estava no roadmap da rede desde o início.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

“A prova de participação foi uma coisa muito importante que foi discutida desde o início e agora está sendo realizada… Já faz muito tempo”, disse o cofundador da Ethereum, Anthony Di Iorio, em uma entrevista ao CoinDesk.

Portanto, é razoável supor que o efeito cascata da Fusão já aconteceu (pelo menos parcialmente) considerado nos preços de mercado.

“Começou a aumentar a certeza de que a atualização iria realmente acontecer, então todos os dias estava sendo precificado um pouco mais [nos preços dos ativos]”, disse Alex Miller, CEO da Hiro, uma casa de desenvolvimento focada em Bitcoin e afiliada à Stacks Foundation.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Há espaço para “flippening”?

Muitos sugerem que o Ethereum um dia superará o Bitcoin em capitalização de mercado, um evento chamado de Flippening (Virada, em tradução livre).

Seria a Merge a responsável por isso? Para Miller, uma reviravolta iminente como essa não está próxima.

“Acho que o Bitcoin se estabeleceu como o principal ativo. Eu acredito em um mundo multi-cadeia. [Mas] acho que Bitcoin é o ouro digital, a reserva de valor. Estou bastante cético em relação ao flippening”, disse.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Christopher Calicott, diretor administrativo da Trammell Venture Partners, uma empresa de capital de risco focada em Bitcoin, compartilha da mesma opinião.

“O Bitcoin é a camada monetária básica da Internet. Apesar de qualquer queda de mercado representada pelos riscos relacionados à Merge, o Bitcoin sairá ileso”, disse Calicott ao CoinDesk.

Joe Orsini, vice-presidente de pesquisa da Eagle Brook Advisors, também acredita que o Bitcoin continuará sendo a reserva de valor dominante no longo prazo, apesar de um aumento temporário de preço do ETH pós-Merge.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

“O Ethereum pode, é claro, superar o desempenho [do Bitcoin] no curto prazo, mas, em última análise, o conjunto de oportunidades que o Bitcoin tem como reserva alternativa de valor é certamente maior”, afirmou.

Outros acreditam que o Flippening pode ser medido por uma variedade de métricas além da capitalização de mercado.

O Bitcoin, por exemplo, atualmente possui cerca de 15.000 nodes (computadores em uma rede blockchain), enquanto o Ethereum possui aproximadamente 9.500.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

No entanto, o Ethereum tem maior volume de transações (atualmente mais de 1 milhão diariamente) em comparação com o Bitcoin (cerca de 270.000).

Outras métricas, como endereços ativos e número de projetos construídos em uma rede, também podem ser formas apropriadas de medir a dominância.

“De muitas maneiras, o Ethereum já é a criptomoeda dominante [porque] 70% dos tokens são construídos na Ethereum. Se a fusão for bem-sucedida, incentivará ainda mais atualizações na blockchain e isso deve colocá-la em uma posição forte para também ser a moeda dominante em termos de capitalização de mercado”, disse Niclas Sandström, CEO da empresa de investimentos Hilbert Group, ao CoinDesk.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Apesar de diversas opiniões sobre se a Fusão marca o início do domínio do Ethereum, poucos preveem uma derrubada imediata do Bitcoin, com muitos adotando uma postura de cautela e observação.

Joshua Lim, head de derivativos da Genesis Trading, disse que o Bitcoin continuará como o “instrumento de hedge preferido” do mundo cripto até segunda ordem.

O futuro da mineração tradicional

Uma atualização bem-sucedida do Ethereum valida a prova de participação (PoS) aos olhos de muitos.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Com isso, o Bitcoin e outras blockchains de prova de trabalho (PoW) que consomem mais energia vão desaparecer?

“A prova de trabalho é a mais comprovada em termos de segurança de rede e descentralização. Ainda está sendo analisada a viabilidade a longo prazo da prova de participação e até que ponto ela será centralizada versus descentralizada”, disse Sandström ao CoinDesk.

Como Alex Tapscott, diretor administrativo do grupo de ativos digitais da Ninepoint Partners, observou, “o hashrate [poder de computação] do Bitcoin está atingindo um recorde histórico. Para mim, isso revela uma escolha difícil [envolvendo] essa moeda simples e segura que provavelmente permanecerá para sempre. E então a questão do Ethereum é mais como uma história de crescimento fantástica que tem muito potencial, mas com muito – muito mais – risco, em minha opinião.”

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

“Acho que o contraste é meio poético de que isso esteja acontecendo à medida que avançamos com o Ethereum para a prova de participação, e o Bitcoin está se tornando simultaneamente o mais seguro de todos os tempos.”

Outra questão importante em torno da Fusão é o destino dos forks (bifurcação) do Ethereum (grupos que optam por permanecer no modelo de prova de trabalho).

Eles capturarão uma parte significativa da participação de mercado da Ethereum ou se tornarão irrelevantes?

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

“Acho que no final das contas não haverá mais suporte suficiente para a prova de trabalho [na Ethereum]”, disse Di Iorio ao CoinDesk.

Di Iorio, vale lembrar, viu de perto quando o Ethereum Classic (ETC) se separou da cadeia principal do Ethereum após um hack de grandes proporções ter desencadeado um hard fork em 2016.

De fato, o Ethereum Classic fracassou desde então e atualmente está na casa de US$ 5 bilhões em valor de mercado, cerca de 2,5% da capitalização de mercado do Ethereum.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Ainda não se sabe se novos forks que deverão surgir irão de fato sobreviver. Quanto ao Bitcoin, no entanto, a maioria dos analistas concorda que ele manterá o modelo atual de mineração indefinidamente e que não será drasticamente impactado pela Fusão.

“A Merge é a maior coisa que aconteceu em muito tempo. Como isso afetará o Bitcoin não está claro. Teremos que esperar para ver”, disse Di Iorio.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: InfoMoney.