Lições para Evitar Perder Ganhos com Valorização de Ações
SIMULE AGORA
| ,

Lições para Evitar Perder Ganhos com Valorização de Ações

Conheça as lições de quem deixou de ganhar $150 mil em ganhos da Tesla e saiba como evitar perder ganhos com ações.

Por
Atualizado em 13/01/2021

Se você busca atingir a independência financeira por meio de investimentos em ações, já deve ter sentido que perdeu uma grande oportunidade de ganhos financeiros com uma valorização.

Esse foi o caso de Sam Dogen, que trabalhou em banco de investimento por 13 anos antes de iniciar o site Financial Samurai, sobre finanças pessoais.

Apesar do sucesso financeiro em sua carreira profissional, Dogen se arrepende de ter vendido, em junho de 2020, 70% das ações da Tesla quando elas atingiram cerca de $ 888 por ação.

Por ter deixado de ganhar ao todo mais de US$ 150 mil com a alta do ativo no mês seguinte à venda, o especialista financeiro relatou ao site CNBC Make It dicas valiosas que tirou disso.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Então, você está pronto para conhecer as lições para evitar perder ganhos com a valorização de ações?

Leia até o final e saiba como identificar os riscos ou oportunidades da bolsa de valores que podem afetar seus resultados financeiros.

Você não pode superar o Ibovespa se comprar apenas o Ibovespa

A primeira lição de Dogen que você deve ter em mente no seu contexto é “você não pode superar o Ibovespa se comprar apenas o Ibovespa”.

O investimento em fundos de índice (os ETFs) cresceu em popularidade devido às suas baixas taxas e exposição a uma ampla gama de empresas.

Há também uma percepção crescente de que é muito difícil superar o desempenho do Ibovespa ou de outros índices de ações no longo prazo.

A grande maioria dos fundos de ações ativos teve um desempenho inferior aos seus respectivos benchmarks em um período de 10 anos.

Para ficar rico mais rápido do que a pessoa média que investe apenas em fundos de índice, você deve assumir riscos calculados.

Um exemplo é começar a investir em ações individuais que você acredita que terão desempenho superior ao índice.

Lembre-se de que a maioria dos gestores de fundos de ações profissionais apresenta desempenho inferior ao de seus respectivos índices.

Dessa forma, uma jogada inteligente seria investir uma pequena porcentagem de sua alocação de ativos em ações individuais.

No caso de Sam Dogen, “pessoalmente, tento investir entre 10% e no máximo 20% da minha alocação de capital em ações individuais”.

“Mas cabe a cada pessoa determinar seu próprio valor, dependendo de sua tolerância ao risco, objetivos e experiência”, alerta o especialista.

Para descobrir como evitar riscos desnecessários de acordo com seu perfil de investidor, realize o teste de perfil de investidor.

Como diz o ditado: “sem risco, sem recompensa”.

Considere a Taxa de Imposto sobre Ganhos de Capital

O segundo ensinamento que Sam Dogen adquiriu e recomenda a um investidor é que considere a taxa de imposto sobre ganhos de capital

Ganhos de capital de curto prazo são ganhos que você obtém com a venda de ativos que possui por um ano ou menos, e são tributados como renda regular.

Os ganhos de capital de longo prazo são ganhos sobre os ativos que você mantém por mais de um ano.

Eles são tributados a taxas mais baixas do que os ganhos de capital de curto prazo, como em caso de Day Trade.

Portanto, ao decidir se vai vender ou reter, você deve calcular duas coisas:

  • A implicação fiscal entre as taxas de impostos de curto e longo prazo;
  • Quais premissas de retorno de ações são necessárias em diferentes taxas de impostos para obter os maiores retornos.

Compreenda melhor o que é o Documento de Arrecadação da Receita Federal (DARF) para taxas, tributos e outras receitas.

Saiba como calcular os tributos sobre investimentos de renda variável.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Transforme Lucros Inesperados em Ativos Reais

Uma lição valiosa para o especialista financeiro é: “transforme lucros inesperados em ativos reais”.

Dogen explica que os lucros que ganharia com as ações da Tesla seriam um exemplo do inesperado ou ganhos de investimento mais rápidos do que o esperado.

“Esse seria um bom exemplo porque decidi comprar as ações por capricho, depois de ouvir um amigo falar incessantemente sobre o quanto amava seu novo Modelo 3”, comenta Sam Dogen.

“Em retrospecto, me sinto um idiota por ter vendido minhas ações”, confessa.

Mas nesse momento ele aprendeu uma das lições.

“Em vez de usar meus ganhos para comprar mais ações, transformei-os em ativos reais”.

Nunca se esqueça de que o objetivo de investir é, eventualmente, usar os lucros para adquirir uma vida financeira melhor.

“Se você esperar até a idade de aposentadoria tradicional de 60 anos (ou mais), pode não ter a chance de realmente maximizar seu estilo de vida”, ressalta Dogen.

“Se a pandemia do coronavírus nos ensinou alguma coisa, é que o amanhã nunca está garantido”, alerta. “Se você morrer com muito dinheiro, você perde”.

No caso de Dogen, ele usou o lucro inesperado para pagar uma nova banheira de hidromassagem e construir um deck no seu banheiro principal.

“Como os números do mercado imobiliário estão abaixo do mercado de ações, estou planejando comprar outra casa em San Francisco”, revelou.

O especialista ainda reforçou que “embora a bolsa de valores tenha continuado a subir ao longo dos anos, nunca me arrependi de nenhum desses gastos que não se tornaram novas ações”.

Como Alcançar a Liberdade Financeira? Baixe Aqui o Plano Definitivo para a Liberdade Financeira.

Não Se Confunda com Mercado em Alta

Um alerta que Dogen faz ao investidor que possui altas expectativas é que não se confunda com mercado em alta.

“Trabalhei com finanças durante o estouro da bolha pontocom. Muitas pessoas que conheci perderam todos os seus ganhos”, conta Sam Dogen.

Dogen lembra que algumas pessoas até sofreram perdas pesadas devido à compra de ações na margem.

“As pessoas estavam deixando seus empregos a torto e a direito para investir em ações de empresas virtuais”.

Quando os resultados tão bons causam medo no investidor de perder uma grande chance, tendemos a ficar excessivamente confiantes e nossos parâmetros de risco se desequilibram.

O resultado?

Uma tendência de investir mais dinheiro do que realmente nos sentimos confortáveis ​​em perder.

Construir riqueza sustentável de longo prazo tem tudo a ver com ter os parâmetros de risco apropriados em vigor.

“Quando você começa a acreditar que é o próximo Warren Buffet, corre o risco de ruína financeira, alerta Sam Dogen .

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Sempre Pense em Probabilidades

Nenhum investimento é garantido, por isso é importante que você sempre pense nas probabilidades de sua decisão levar a um resultado bom ou ruim.

“Acho que há apenas 30% de probabilidade de que comprar mais ações quando o S&P 500 voltar a um nível recorde seja uma boa ideia”, considera Dogen.

“O índice pode disparar, mas acredito que haja 70% de probabilidade de que haverá melhores oportunidades nos próximos seis a 12 meses”.

Dito isso, não tenho problemas em construir minha reserva de caixa.

“Por outro lado, acho que há 70% de probabilidade de que a compra de imóveis comerciais a preços baixos se torne uma mudança lucrativa em cinco anos”.

O mercado financeiro tende a ver os movimentos como extremos, mas raramente os resultados acabam tão mal ou tão bons quanto os especialistas pensam.

Pensar em probabilidades permite que você veja diferentes cenários com mais clareza.

E, quando um resultado ruim inevitável surgir, você se sentirá muito mais à vontade.

Para ajudar você a começar a investir ainda melhor do que Sam Dogen, também baixe uma cópia gratuita do livro digital “Como Começar a Investir do Zero” e comece sua jornada rumo à independência financeira você também.

Dicas sobre Liberdade Financeira

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE