O que é fundo aberto?

Fundos abertos são aqueles em que os participantes (cotistas) podem solicitar o resgate de seu dinheiro (cotas) a qualquer momento.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Outra característica dos fundos abertos é que estes permitem a entrada de novos cotistas ou o aumento da participação dos antigos por meio de novos aportes. 

Por outro lado, o administrador do fundo pode suspender, a qualquer momento, novas aplicações no fundo, como também retiradas momentâneas.

A suspensão de novos aportes, no caso, é aplicada tanto para os atuais cotistas quanto para aqueles que queiram entrar no fundo.

No caso da suspensão das retiradas, o que ocorre é que o administrador pode decretar o fechamento do fundo, sendo causado ou por falta de liquidez do fundo ou outros motivos.

Seja qual for a situação, mudanças nas regras do fundo deverão passar pela aprovação dos participantes a partir da convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE).

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Diferença entre fundo aberto e fundo fechado

Os fundos de investimentos apresentam uma série de características, sendo uma delas a de poder serem abertos ou fechados.

Antes de analisarmos as diferenças entre estes dois tipos, vale lembrar que os fundos abertos e fechados não apresentam restrições quanto ao tipo de aplicação em ativos

Ou seja, os fundos abertos e fechados podem ser constituídos para investimentos em ações, renda fixa, multimercados ou ainda híbridos (sem uma regra definida).

Nos fundos de investimentos abertos, a aplicação e o resgate podem ser realizados quando o investidor quiser.

Neste caso, o resgate ou aplicação deverão ser feitos nas instituições responsáveis pela distribuição das cotas, ou seja, os bancos ou corretoras. 

Já nos fundos de investimentos fechados, a entrada e a saída dos cotistas não acontece a qualquer tempo, mas sim em momentos específicos.

Como dito antes, nos fundos fechados não são admitidos novos cotistas, nem novos investimentos pelos antigos cotistas. 

Os fundos fechados só recebem investidores durante o chamado “período de captação”. 

Quando esse prazo termina, os investidores somente poderão voltar a aplicar no fundo quando houver mais uma “rodada de investimentos”, também chamada de subscrição de novas cotas.

Outra diferença bastante comum entre os fundos abertos e fechados é o seu prazo de existência.

Os fundos abertos geralmente costumam apresentar prazos indefinidos de encerramento, ou seja, não há data para deixar de existir.

Já os fundos fechados podem ter prazo de encerramento definido, no qual ocorrerá o resgate do valor das cotas investidas. 

Por outro lado, há fundos fechados que podem apresentar duração indefinida, de modo que, se precisar resgatar o dinheiro, o cotista terá de vender sua parte a outros investidores. 

Essa negociação eventualmente pode ocorrer no mercado secundário, em outras palavras, na bolsa de valores. Um exemplo deste tipo de fundo são os fundos imobiliários (FII).

Vantagens e desvantagens dos fundos abertos

Tanto os fundos abertos quanto os fechados são administrados por gestores profissionais, o que é uma vantagem importante na hora de escolher por investir em um fundo de investimentos.

Ambos os tipos de fundos mitigam o risco mantendo investimentos diversificados e tendo custos operacionais e de investimento mais baixos.

A vantagem dos fundos abertos é a possibilidade de resgatar os valores sempre que desejar, de modo que os valores resgatados serão sempre iguais ao valor patrimonial da cota parte.

Isso permite que os investidores em fundos abertos tenham maior flexibilidade na compra e venda de ações.

Entretanto, uma desvantagem dos fundos abertos é que eles devem manter grandes reservas de caixa como parte de suas carteiras. Eles fazem isso caso precisem atender aos resgates dos acionistas. 

Uma vez que esses fundos devem ser mantidos em reserva e não investidos, os rendimentos dos fundos abertos são geralmente mais baixos

Outra desvantagem é que, como a administração deve ajustar continuamente a participação para atender à demanda dos investidores, as taxas de administração de fundos abertos tendem a ser mais altas.

De modo geral, podemos inferir que os fundos abertos normalmente fornecem mais segurança, enquanto os fundos fechados geralmente fornecem um retorno maior.