O que é um Chairman?

A palavra Chairman em português representa os profissionais que atuam como Presidente do Conselho de Administração, responsáveis pela direção de um grupo empresarial ou empresa individual.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Chairman normalmente compõe um conselho de administração, comitê, ou assembleia. O profissional que toma posse do cargo é geralmente eleito ou nomeado pelos membros do grupo.

O profissional é responsável por presidir as reuniões e conduzir a ordem das pautas e dos trabalhos. Quando os outros membros não estiverem reunidos em sessão, o Chairman assume o papel de porta-voz.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Em algumas companhias, o papel do Chairman pode ser simplesmente chamado de presidente.

Tipos de cargos e suas funções

Existem três tipos de “chairman” nas grandes corporações.

  • Chairman e CEO: É supervisionado e recebe diretrizes do Conselho de Administração. Há casos em que o CEO seja igualmente o Presidente do Conselho de Administração.
  • Presidente executivo: Uma função diferente de CEO, em que o titular exerce influência sobre as operações da empresa.
  • Presidente não-executivo: Também oposto ao CEO, e ao contrário de um presidente executivo, um presidente não-executivo não influencia nas operações da empresa no cotidiano.

As funções dos Chairmen são geralmente limitadas a pautas diretamente relacionadas ao Conselho, como:

  • Presidir as reuniões do Conselho.
  • Organizar e administrar as atividades da diretoria, coordenando sua agenda anual.
  • Analisar e avaliar o desempenho do CEO e de outros membros do conselho.

Como visto ao longo do texto, o Chairman tem um papel fundamental dentro de uma organização que é intermediar os diálogos entre os seus investidores e o CEO.

Essa é uma função de extrema importância extremamente em grandes empresas de capital aberto, onde os conflitos de ideias e interesses tendem a ocorrer.

Além disso, Chairman e CEO, em conjunto, podem agregar para o crescimento da empresa de forma geral.

É necessário que o Conselho colabore com planos e acertos na escolha dos projetos, enquanto que o CEO execute essas decisões, fazendo uma boa administração.

Diferenças entre Chairman e CEO

Uma das principais características que diferem um CEO é a sua função contínua, a necessidade de certificação diária, de que seus subordinados estão fazendo o que se espera que seja feito.

Outra diferença bastante comum, é a responsabilidade de tomar a decisão final caso seus subordinados discordem sobre algum assunto ou tenham dúvida quanto à melhor solução.

Já o cargo de Chairman é temporário, sendo intitulado como tal, somente quando preside uma reunião do Conselho de uma empresa, em períodos de tempo mais longos.

Fora de uma reunião, o Chairman até pode manter o prestígio do título, mas não tem funções executivas.

Embora os cargos de chairman e CEO sejam caracterizados de formas diferentes, a verdade é que ambos são muito relevantes dentro de um negócio que segue esta estrutura. 

Em um negócio, é esperado inteligência e assertividade ao propor estratégias, analisar projetos ou inibir ações vistas como negativas para o empreendimento.

Também é esperado o mesmo do Chairman, que mantenha a ordem do conselho e administre o negócio de maneira eficaz, produtiva e eficiente no que se refere a processos e pessoas e, também trabalhe para o atingimento das metas.

De forma geral, é possível dizer que com as habilidades desses profissionais, a empresa ganha muito mais, pois pode ter seus resultados ainda mais impulsionados.

Sendo assim, com uma boa comunicação e respeito mútuo, todos tendem a se destacar e a empresa ganha.