O que é um Chairman?

A palavra Chairman em português representa os profissionais que atuam como Presidente do Conselho de Administração, responsáveis pela direção de um grupo empresarial ou empresa individual.

O Chairman normalmente compõe um conselho de administração, comitê, ou assembleia. O profissional que toma posse do cargo é geralmente eleito ou nomeado pelos membros do grupo.

O profissional é responsável por presidir as reuniões e conduzir a ordem das pautas e dos trabalhos. Quando os outros membros não estiverem reunidos em sessão, o Chairman assume o papel de porta-voz.

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Em algumas companhias, o papel do Chairman pode ser simplesmente chamado de presidente.

Tipos de cargos e suas funções

Existem três tipos de “chairman” nas grandes corporações.

  • Chairman e CEO: É supervisionado e recebe diretrizes do Conselho de Administração. Há casos em que o CEO seja igualmente o Presidente do Conselho de Administração.
  • Presidente executivo: Uma função diferente de CEO, em que o titular exerce influência sobre as operações da empresa.
  • Presidente não-executivo: Também oposto ao CEO, e ao contrário de um presidente executivo, um presidente não-executivo não influencia nas operações da empresa no cotidiano.

As funções dos Chairmen são geralmente limitadas a pautas diretamente relacionadas ao Conselho, como:

  • Presidir as reuniões do Conselho.
  • Organizar e administrar as atividades da diretoria, coordenando sua agenda anual.
  • Analisar e avaliar o desempenho do CEO e de outros membros do conselho.

Como visto ao longo do texto, o Chairman tem um papel fundamental dentro de uma organização que é intermediar os diálogos entre os seus investidores e o CEO.

Essa é uma função de extrema importância extremamente em grandes empresas de capital aberto, onde os conflitos de ideias e interesses tendem a ocorrer.

Além disso, Chairman e CEO, em conjunto, podem agregar para o crescimento da empresa de forma geral.

É necessário que o Conselho colabore com planos e acertos na escolha dos projetos, enquanto que o CEO execute essas decisões, fazendo uma boa administração.

Diferenças entre Chairman e CEO

Uma das principais características que diferem um CEO é a sua função contínua, a necessidade de certificação diária, de que seus subordinados estão fazendo o que se espera que seja feito.

Outra diferença bastante comum, é a responsabilidade de tomar a decisão final caso seus subordinados discordem sobre algum assunto ou tenham dúvida quanto à melhor solução.

Já o cargo de Chairman é temporário, sendo intitulado como tal, somente quando preside uma reunião do Conselho de uma empresa, em períodos de tempo mais longos.

Fora de uma reunião, o Chairman até pode manter o prestígio do título, mas não tem funções executivas.

Embora os cargos de chairman e CEO sejam caracterizados de formas diferentes, a verdade é que ambos são muito relevantes dentro de um negócio que segue esta estrutura. 

Em um negócio, é esperado inteligência e assertividade ao propor estratégias, analisar projetos ou inibir ações vistas como negativas para o empreendimento.

Também é esperado o mesmo do Chairman, que mantenha a ordem do conselho e administre o negócio de maneira eficaz, produtiva e eficiente no que se refere a processos e pessoas e, também trabalhe para o atingimento das metas.

De forma geral, é possível dizer que com as habilidades desses profissionais, a empresa ganha muito mais, pois pode ter seus resultados ainda mais impulsionados.

Sendo assim, com uma boa comunicação e respeito mútuo, todos tendem a se destacar e a empresa ganha.