O que é um Chairman?
A palavra Chairman em português representa os profissionais que atuam como Presidente do Conselho de Administração, responsáveis pela direção de um grupo empresarial ou empresa individual.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
O Chairman normalmente compõe um conselho de administração, comitê, ou assembleia. O profissional que toma posse do cargo é geralmente eleito ou nomeado pelos membros do grupo.
O profissional é responsável por presidir as reuniões e conduzir a ordem das pautas e dos trabalhos. Quando os outros membros não estiverem reunidos em sessão, o Chairman assume o papel de porta-voz.
→ Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.
Em algumas companhias, o papel do Chairman pode ser simplesmente chamado de presidente.
Tipos de cargos e suas funções
Existem três tipos de “chairman” nas grandes corporações.
- Chairman e CEO: É supervisionado e recebe diretrizes do Conselho de Administração. Há casos em que o CEO seja igualmente o Presidente do Conselho de Administração.
- Presidente executivo: Uma função diferente de CEO, em que o titular exerce influência sobre as operações da empresa.
- Presidente não-executivo: Também oposto ao CEO, e ao contrário de um presidente executivo, um presidente não-executivo não influencia nas operações da empresa no cotidiano.
As funções dos Chairmen são geralmente limitadas a pautas diretamente relacionadas ao Conselho, como:
- Presidir as reuniões do Conselho.
- Organizar e administrar as atividades da diretoria, coordenando sua agenda anual.
- Analisar e avaliar o desempenho do CEO e de outros membros do conselho.
Como visto ao longo do texto, o Chairman tem um papel fundamental dentro de uma organização que é intermediar os diálogos entre os seus investidores e o CEO.
Essa é uma função de extrema importância extremamente em grandes empresas de capital aberto, onde os conflitos de ideias e interesses tendem a ocorrer.
Além disso, Chairman e CEO, em conjunto, podem agregar para o crescimento da empresa de forma geral.
É necessário que o Conselho colabore com planos e acertos na escolha dos projetos, enquanto que o CEO execute essas decisões, fazendo uma boa administração.
Diferenças entre Chairman e CEO
Uma das principais características que diferem um CEO é a sua função contínua, a necessidade de certificação diária, de que seus subordinados estão fazendo o que se espera que seja feito.
Outra diferença bastante comum, é a responsabilidade de tomar a decisão final caso seus subordinados discordem sobre algum assunto ou tenham dúvida quanto à melhor solução.
Já o cargo de Chairman é temporário, sendo intitulado como tal, somente quando preside uma reunião do Conselho de uma empresa, em períodos de tempo mais longos.
Fora de uma reunião, o Chairman até pode manter o prestígio do título, mas não tem funções executivas.
Embora os cargos de chairman e CEO sejam caracterizados de formas diferentes, a verdade é que ambos são muito relevantes dentro de um negócio que segue esta estrutura.
Em um negócio, é esperado inteligência e assertividade ao propor estratégias, analisar projetos ou inibir ações vistas como negativas para o empreendimento.
Também é esperado o mesmo do Chairman, que mantenha a ordem do conselho e administre o negócio de maneira eficaz, produtiva e eficiente no que se refere a processos e pessoas e, também trabalhe para o atingimento das metas.
De forma geral, é possível dizer que com as habilidades desses profissionais, a empresa ganha muito mais, pois pode ter seus resultados ainda mais impulsionados.
Sendo assim, com uma boa comunicação e respeito mútuo, todos tendem a se destacar e a empresa ganha.
O QUE LER AGORA...
- Notícias
Ibovespa Cai -1,08% com Exterior e Setor Aéreo; GOLL4 -9,19%
- Notícias
Embraer (EMBR3) Fecha Acordo para Entrega de Cargueiro C-390 Millenium à Coreia do Sul
- Notícias
Ecorodovias (ECOR3) Mantém Contrato da Autoridade Portuária em Santos por 180 Dias
- Notícias
Gerdau (GGBR4) Vence Leilão para Desmantelamento Sustentável da Plataforma P-33 da Petrobras (PETR4)