A Tupy (TUPY3), uma das maiores fundições da América Latina, afirmou nesta sexta-feira que sua subsidiária mexicana recebeu notificação para cortar em 80% o consumo de gás natural depois que autoridades do país decretaram alerta por causa do inverno que atinge o sul dos Estados Unidos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A situação pode impactar os resultados da companhia "a depender do prazo em que perdurar a redução no consumo", afirmou a Tupy em fato relevante.

Segundo a companhia, a Tupy México Saltillo está operando de forma parcial com energia elétrica e "possui estoque de segurança suficiente para garantir o fornecimento aos seus clientes".

O Estado norte-americano do Texas já enfrenta uma semana de crise em seu setor de energia causada pelas baixíssimas temperaturas, que paralisaram operações de uma série de refinarias e campos de petróleo e gás, chegando a causar impactos além de suas fronteiras, no vizinho México.

A onda de frio, que já deixou ao menos 21 vítimas fatais e derrubou o fornecimento de energia elétrica para mais de 4 milhões de pessoas no Texas, não deve passar antes do fim de semana.

O clima ártico fechou cerca de um quinto da capacidade de refino do país, além de ter paralisado a produção de petróleo e gás natural pelo Estado.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Os problemas no Texas também afetaram a geração de energia no México, uma vez que as exportações de gás natural por gasodutos para o país vizinho recuaram cerca de 75% na semana passada, segundo dados da Refinitiv.

O governador do Texas, Greg Abbott, determinou que fornecedores de gás locais não enviassem o insumo para fora do Texas, pedindo a reguladores estaduais que reforçassem essa diretriz.

Resultado da Tupy no Terceiro Trimestre de 2020

O resultado do Tupy (TUPY3) no terceiro trimestre de 2020 (3t20), divulgado no dia 28 de dezembro, apresentou um lucro líquido de R$ 128 milhões no 3t20, uma alta de 92,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da Tupy atingiu R$ 248,7 milhões no 3t20, apresentando crescimento de 32,5% na comparação com o 3t19.

A margem Ebitda da Tupy totalizou 19,9% no 3t20, apresentando crescimento de 5,9 pontos percentuais na comparação com o 3t19. 

A Margem líquida da Tupy atingiu 10,2% no 3t20, apresentando crescimento de 5,3 pontos percentuais na comparação com o 3t19.

As ações do Tupy (TUPY3) acumulam queda de 0,24% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 12,10% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters.