O que é Top Picks?

As Top Picks ou traduzindo para o português, seria descrito como “melhores escolhas”, são os investimentos em destaque que uma instituição de corretagem mostra aos seus clientes, tornando-se um processo normal a várias instituições financeiras.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As Top Picks têm como finalidade recomendar e identificar boas chances de rentabilizar no mercado financeiro aos investidores, através de ativos que venham a subir seu valor ou a venda de ativos que foram adquiridos, mas possam ter uma reversão no seu valor.

Através das Top Picks, quem investe no mercado consegue saber onde aplicar seu dinheiro. Sendo assim, é comum que, qualquer ativo de renda variável, não garanta renda ao investidor. São somente indicações.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Normalmente essas indicações surgem através de um analista de ações, responsável por realizar uma análise fundamentalista em cima de determinado papel ou ativo.

Geralmente o analista de ações pesquisa quais as melhores chances de aplicação em ativos no momento. Em outras palavras, os ativos capazes de ter um bom lucro em um espaço de tempo para o investidor e que possua em sua carteira.

Os analistas de ações em geral, possuem pensamentos de aplicações diversas. Fazendo com que cada investidor se identifique com um pensamento próximo ao do analista de ações que pretende seguir.

Risco das Top Picks

Em geral, diversos investidores têm o pensamento de que as Top Picks são papéis de menor risco ou as vêem também como um ativo que irá garantir renda ao investidor, entretanto ambos pensamentos estão incorretos.

Normalmente, na aplicação em ativos de renda variável lida diariamente com riscos, especialmente aqueles relacionados ao mercado. E, em muitos casos, boas recomendações de lucro estão diretamente relacionadas em assumir esses riscos.

Geralmente para minimizar problemas, as instituições fazem alertas a seus clientes sobre o perfil mais arrojado da carteira das Top Picks. Devido a isso, o investidor decide sobre investir na recomendação ou não.

As Top Picks são atualizadas em quanto tempo?

Devido as Top Picks serem um serviço oferecido pelas instituições de corretagem, não há um tempo determinado para a atualização e envio das Top Picks.

Porém, normalmente esse tempo não é longo, visto que o mercado financeiro possui alta volatilidade mudando os valores dos papéis diariamente.

Através disso, companhias do setor normalmente mandam suas recomendações semanalmente. Tornando uma padronização tanto para a companhia, quanto para o cliente, ajudando com relatórios periódicas e atualizadas sobre os melhores ativos para aplicar.

Normalmente quem realiza essa padronização é a XP Investimentos. A XP é uma das maiores instituições de corretagem do território nacional e toda semana, divulga aos seus clientes recomendações com as principais aplicações da semana em questão, com isso a lista de Top Picks é atualizada.

As Tops Picks são vantajosas?

Um dos grandes problemas que os investidores têm ao seguir recomendações de instituições de corretagem é o conflito de interesses. Essa é uma situação comum em bancos, mas pode acontecer nas corretoras também.

Entretanto, as companhias têm interesse em rentabilizar em cima das ações recomendadas. Devido a isso, as Top Picks são uma boa estratégia de como trabalhar na semana, oferecendo conhecimento ao investidor iniciante ou inseguro com o mercado financeiro.

De qualquer forma, é sempre bom lembrar que a melhor situação é sempre é unir a recomendação de ações à análise individual.

Ou seja, é recomendado que também haja sempre uma análise por parte do investidor, sem precisar seguir cegamente o que a sua instituição de corretagem recomenda.

Além disso, as Top Picks são, acima de tudo, uma ação promocional que as instituições de corretagem utilizam para não apenas ajudar investidores, mas principalmente incentivá-los a aplicar na bolsa de valores.