A Construtora Tenda S.A. (TEND3) apresentou na última quinta-feira, 16, a prévia do resultado do segundo trimestre de 2020, tendo como destaque a retomada dos lançamentos com VGV de R$ 630,2 milhões (3,8x mais do que no 1T20), mas ainda abaixo de 2019 no acumulado do ano (-18,6% a/a).

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Além disso, a Companhia também apresentou desempenho recorde de vendas brutas no 2T20, no total de R$ 689,2 milhões, atestando a resiliência da demanda na habitação popular.

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No segundo trimestre de 2020, a Tenda lançou 14 empreendimentos, totalizando R$ 630,2 milhões em VGV, representando um crescimento de 6,4% na relação anual e incremento de 280,6% em relação ao trimestre anterior.

No acumulado do primeiro semestre de 2020, porém, o lançamento de R$ 795,8 milhões em VGV fica 18,6% abaixo do mesmo período do ano passado. A retomada gradual nas aprovações (órgãos municipais e estaduais) e nos registros (cartórios) em todo o Brasil contribuiu para o aumento do número de lançamentos no trimestre. Ainda assim, a esteira de lançamentos segue mais lenta do que no período pré-pandemia.

Houve lançamentos em 6 das 9 regiões metropolitanas de atuação, sendo 4 empreendimentos no RJ (24,9% do VGV total lançado no 2T20), 3 na BA (23,5% do VGV) e 2 em SP (22,2% do VGV).

Por um lado, mais empreendimentos verticalizados (10 ou mais andares) na BA e em SP levaram a um aumento de 7,9% quando comparado com o mesmo período de 2019 no número médio de unidades lançadas por empreendimento.

A média de unidades por empreendimento lançado na BA e em SP neste trimestre foi de 394 unidades/empreendimento contra 286 unidades/empreendimento nas demais regiões.

Por outro lado, a menor participação de SP no VGV lançado no período explica a redução do preço médio por unidade lançada.

Vendas Brutas

As vendas brutas totalizaram R$ 689,2 milhões no 2T20, crescimento de 28,4% em comparação ao mesmo trimestre de 2019 e de 27,4% em relação ao trimestre anterior.

Trata-se do melhor trimestre em vendas brutas na história da Tenda. O forte crescimento das vendas no período levaram a uma VSO bruta de 36,3%, crescendo 4,0 p.p. frente ao mesmo período do ano passado e 5,0 p.p. quando comparado com o primeiro trimestre de 2020.

Distratos e Vendas Líquidas

As vendas líquidas totalizaram R$ 576,4 milhões no segundo trimestre de 2020, crescimento de 20,1% na comparação anual e aumento de 31,1% em relação ao trimestre anterior, resultando em VSO líquida de 30,4% no 2T20, com um crescimento de 1,5 p.p. em comparação com o mesmo período de 2019 e elevação dee 4,9 p.p. em relação ao trimestre anterior.

O nível de distratos sobre vendas brutas (16,4% no 2T20) continuou bastante superior à média dos dois últimos anos (média de 9,2% entre 2018 e 2019).

Resultado da Tenda no Primeiro Trimestre de 2020

O resultado da Tenda (TEND3) no primeiro trimestre de 2020 (1t20), divulgado no dia 07 de maio, apresentou um lucro líquido de R$ 17,6 milhões, queda de 65,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda da Tenda atingiu R$ 38,0 milhões no 1t20, apresentando retração de -40,4% na comparação com o 1t19.

A margem ebitda foi de 9,15%, uma retração de -6,4 p.p. quando comparado ao 1t19.

Já a margem líquida da Tenda atingiu 4,23% no 1t20, apresentando retração de 8,1 p.p. na comparação com o 1t19.

As ações da Tenda (TEND3) acumulam alta de 1,11% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 42,33% nos últimos 12 meses.

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