O que é Supply Side?

A teoria do supply side é um conceito econômico pelo qual o aumento da oferta de bens leva ao crescimento econômico.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Também definido como política fiscal do lado da oferta, o conceito tem sido aplicado por vários presidentes dos EUA na tentativa de estimular a economia.

De forma abrangente, as abordagens do lado da oferta visam variáveis ​​que reforçam a capacidade de uma economia de fornecer mais bens e serviços.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

A curva de Laffer ajudou a formular o conceito da teoria do supply side.

A curva, desenhada pelo economista Arthur Laffer na década de 1970, argumenta que há uma relação direta entre as receitas fiscais e os gastos federais, principalmente que eles substituem em uma base de um para um.

A teoria argumenta que uma perda na receita tributária é compensada por um aumento no crescimento, portanto, os cortes de impostos são a melhor opção de política fiscal.

Como funciona a teoria do Supply Side?

A teoria econômica do supply side é comumente usada por governos como uma premissa para definir as variáveis ​​que estimulam a capacidade de uma economia de fornecer mais bens.

Em geral, a política fiscal do supply side pode ser baseada em qualquer número de variáveis. Não tem escopo limitado, mas busca identificar variáveis ​​que levarão ao aumento da oferta e ao subsequente crescimento econômico.

Os teóricos do supply side, historicamente, têm se concentrado em reduções de imposto de renda corporativo, taxas de empréstimo de capital e regulamentações de negócios mais flexíveis.

As taxas de imposto de renda mais baixas e as taxas de empréstimo de capital mais baixas fornecem às empresas mais dinheiro para reinvestimento.

Além disso, regulamentações de negócios mais flexíveis podem eliminar longos tempos de processamento e requisitos de relatórios desnecessários que podem sufocar a produção.

De forma abrangente, descobriu-se que todas as três variáveis ​​fornecem incentivos maiores para a expansão, níveis mais altos de produção e maior capacidade de produção.

No geral, pode haver uma série de ações fiscais do lado da oferta que um governo pode tomar.

Frequentemente, a política fiscal do lado da oferta será fortemente influenciada pela cultura atual.

Em alguns casos, a economia do lado da oferta pode ser parte de um plano global para aumentar a oferta doméstica e tornar os produtos domésticos mais favoráveis ​​em relação aos produtos estrangeiros.

Os defensores das políticas do lado da oferta acreditam que elas têm um efeito de disseminação.

A teoria é que, ao mirar nas variáveis ​​econômicas que podem ser mais eficazes no aumento da produção, as empresas produzirão mais e se expandirão.

Ao fazer isso, eles empregam mais trabalhadores e aumentam os salários, colocando mais dinheiro no bolso dos consumidores. No entanto, a história não mostra que isso funcione na prática.

Quais as críticas ao Supply Side?

Os críticos desse tipo de política apontam para a tendência crescente entre as empresas de se envolverem em recompras de ações.

 As recompras ocorrem quando as empresas colocam o dinheiro que podem ganhar com a redução de impostos de volta no bolso de seus acionistas, em vez de investir em novas fábricas, equipamentos, empreendimentos inovadores ou seus trabalhadores.

De acordo com o Tax Policy Center, em 2018, as empresas americanas gastaram mais de US$1,1 trilhão para recomprar suas ações, em vez de investir em novas fábricas e equipamentos ou pagar mais a seus trabalhadores.