O que é Sunk Cost?

Um Sunk Cost refere-se a dinheiro que já foi gasto e que não pode ser recuperado. Nos negócios, o axioma de que é preciso "gastar dinheiro para ganhar dinheiro" se reflete no fenômeno do custo irrecuperável.

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Um Sunk Cost difere dos custos futuros que uma empresa pode enfrentar, como decisões sobre custos de compra de estoque ou preços de produtos. 

Eles ​​são excluídos das futuras decisões de negócios porque o custo permanecerá o mesmo, independentemente do resultado de uma decisão.

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Os Sunk Cost ​​são aqueles que já foram incorridos e que são irrecuperáveis.

No mundo dos negócios, os custos irrecuperáveis ​​normalmente não são levados em consideração ao se tomar decisões futuras, pois são considerados irrelevantes para as preocupações orçamentárias atuais e futuras.

Os sunk cost ​​contrastam com os custos relevantes, que são custos futuros que ainda não foram incorridos.

Como funciona o Sunk Cost?

Ao tomar decisões de negócios, as organizações consideram apenas os custos relevantes, que incluem os custos futuros que ainda precisam ser incorridos.

 Os custos relevantes são comparados com a receita potencial de uma escolha em comparação com outra. Como os custos irrecuperáveis ​​não mudam, eles não são considerados.

Por exemplo, uma empresa de manufatura pode ter vários custos irrecuperáveis, como o custo de maquinário, equipamento e despesas de aluguel da fábrica.

Os custos irrecuperáveis ​​são excluídos de uma decisão de venda ou processamento adicional, que é um conceito que se aplica a produtos que podem ser vendidos como estão ou podem ser processados ​​posteriormente.

Nos negócios, o axioma de que é preciso "gastar dinheiro para ganhar dinheiro" se reflete no fenômeno do Sunk Cost.

No entanto, há também o axioma de "jogar dinheiro bom atrás de dinheiro ruim". Isso é conhecido como falácia do Sunk Cost, que é um erro de raciocínio que o tomador de decisão deve evitar.

Essencialmente, essa falácia afirma que mais investimentos em uma determinada atividade são justificados, caso contrário, os investimentos anteriores nessa atividade terão sido em vão.

Exemplo claro de Sunk Cost

Suponha que a empresa XYZ fabrique luvas de beisebol. Ela paga R$ 5.000 por mês pelo aluguel da fábrica, e o maquinário foi comprado por R$ 25.000.

A empresa produz um modelo básico de luva que custa R$ 50 e é vendido por R$ 70. O fabricante obtém R$ 20 de lucro por unidade.

Alternativamente, ele pode continuar o processo de produção adicionando R$ 15 em custos e vendendo uma luva modelo premium por R$ 90.

Para tomar essa decisão, a empresa compara o custo adicional de R$15 com a receita adicional de R$20 e decide fazer a luva premium para ganhar R$ 5 a mais de lucro.

 O custo do aluguel da fábrica e do maquinário são custos irrecuperáveis ​​e não fazem parte do processo de tomada de decisão.

Se um Sunk Cost puder ser eliminado em algum momento, ele se torna um custo relevante e deve fazer parte das decisões de negócios sobre eventos futuros.