O que é Falácia ao Apelo da Probabilidade?

O termo é o nome dado à tendência humana de diante certos eventos com alta probabilidade de se concretizarem, tomar o mesmo como fato certo e agir como se tivesse garantido já.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As falácias podem aparecer em qualquer lugar, no trabalho, nos relacionamentos, nos esportes, nas finanças, na saúde e tantos em outros lugares, por isso a importância de conhecer sobre o tema.

Um apelo à probabilidade (ou apelo à possibilidade) é a falácia lógica de tomar algo como certo porque provavelmente seria o caso (ou poderia ser o caso). 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Argumentos indutivos carecem de validade dedutiva e devem, portanto, ser afirmados ou negados nas premissas.

Esta é a premissa em que se baseia a Lei de Murphy, o argumento é matematicamente errado. Sempre há uma chance de que P não ocorra e, portanto, nenhuma prova de que P ocorra, dada sua probabilidade. 

O que é a Lei de Murphy?

Tudo começou em 1949, quando Edward Murphy era um dos engenheiros responsáveis por um projeto que testava os efeitos da desaceleração rápida em pilotos de aeronaves.

Para poder fazer essa medição, construiu um equipamento que registrava os batimentos cardíacos e a respiração dos pilotos.

O aparelho foi instalado por um técnico, mas simplesmente ocorreu uma pane, com isso Murphy foi chamado para consertar o equipamento, descobriu que a instalação estava toda errada, daí formulou a sua lei que dizia: “Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará”.

Ela está baseada nas leis da probabilidade e geralmente, possui um teor negativo.

Outro fator extremamente importante que nos faz pensar que as coisas sempre dão errado é a nossa memória seletiva, que geralmente lembra apenas dos momentos em que a Lei de Murphy funciona. 

Quando tudo sai da maneira como deveria ser, nós quase nunca percebemos. 

Como funciona a Falácia ao Apelo da Probabilidade?

O apelo à falácia da probabilidade ocorre quando você afirma que, uma vez que algo é possível, então é certamente verdade ou é certo que o caso aconteça.

Tendemos a apelar para a falácia da probabilidade quando estamos emocionalmente ligados à posição que defendemos. As falácias tendem a se esconder em nossos preconceitos profundamente arraigados.

Na saúde, no trabalho, nos relacionamentos vemos falácias ao apelo da probabilidade dos nossos dias a dias que negligenciamos algumas coisas pensando no agora e “apostando” na sorte.

Essa é uma escolha perigosa, visto que a qualidade de vida de idosos que se amparam nesse tipo de falácia tende a ser menor do que a daqueles que se preparam devidamente para criar a própria aposentadoria.  

Exemplos de Falácias ao Apelo da Probabilidade

  • Justin certamente vai ganhar o sorteio do novo Air Jordan. Quero dizer, é uma chance de 50-50 para ele, mas tenho certeza de que ele vai ganhar;
  • Eu vejo uma nuvem escura no horizonte. Nuvens escuras significam chuva. Vai chover aqui hoje;
  • Bem, é possível que você passe no exame, mesmo que não estude. Isso significa que você ficará bem, mesmo se não estudar.