O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou na última sexta-feira (4) que o setor imobiliário e de construção civil ajudou o PIB em 2021 e deve impulsionar a atividade de novo este ano.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em entrevista ao Valor, ele comentou que era mais otimista que o mercado sobre a economia em 2020 e 2021, e suas previsões acabaram ficando mais perto da realidade.

Eu acho que o PIB vai crescer 2% este ano. Quando as perspectivas para 2020 eram de queda de 8%, 10% do PIB, eu falava que ia cair 3%, 4%... e era ridicularizado, mas, no fim, caiu 4%. Para o ano passado, eu falava que ia crescer entre 4,5% e 5%, e ficou em 4,6%”, diz.

Para este ano, a mediana da pesquisa Focus é de expansão de 0,3%, bem abaixo dos 2% estimados por Guimarães.

 Para o presidente da Caixa, previsões do mercado são imprecisas porque muitas vezes se baseiam nas dinâmicas das grandes capitais.

A Caixa, por sua vez, atua nos rincões do país e tem um crédito muito pulverizado, então consegue medir melhor o pulso da atividade.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

“Nossa originação no imobiliário bateu recorde em janeiro e fevereiro, e o agro também está com uma demanda muito forte.

E nós temos 70% do mercado imobiliário. Não acho que isso esteja incorporado nas projeções do mercado”.

Pedro Guimarães deve deixar o comando da Caixa e assumir o Ministério do Desenvolvimento Regional. Questionado sobre o assunto, o executivo não quis comentar e disse que seu foco total é no banco.

Ele está no momento no Quênia, após uma passagem por Bangladesh, em uma viagem para conhecer os modelos de microcrédito adotados nesses países.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Segundo o executivo, a carteira imobiliária da Caixa deve crescer entre 10% e 15% este ano, após a expansão de 9,2% em 2021.

O aumento deve ser puxado pelo financiamento com funding da poupança (SBPE), que deve ter alta de 20% a 25%.

Para o financiamento com FGTS – programa Casa Verde e Amarela –, como os recursos não dependem do banco, e sim do conselho curador do fundo, a Caixa trabalha com uma projeção de crescimento zero.

 “Mas nós vamos fazer 100% do que o FGTS aprovar”.

Sobre o microcrédito, Guimarães afirmou que a Caixa já está montando seu programa, independentemente de eventuais outras políticas do governo.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Questionado, por exemplo, sobre a proposta de uma espécie de crédito consignado atrelado ao Auxílio Brasil, ele disse que o banco não participa diretamente das discussões.

Ele lembrou ainda que, quando o governo liberou a linha de antecipação do FGTS, a Caixa rapidamente colocou o financiamento de pé e hoje lidera com folga esse mercado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Agência Brasil.