Governo decidiu pela Queda da Selic novamente, cortando 0,5 pontos, levando a Selic Hoje para 3,75%.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com a forte impacto do coronavírus na bolsa de valores, derrubando as ações e os Fundos Imobiliários (FIIS), agora muitos investidores se perguntam: 

Onde Investir com a Selic Baixa?

A proposta deste texto é justamente ajudar você a descobrir onde investir o dinheiro com os melhores investimentos do momento.

Com os bancos centrais mundiais praticando taxa de juros zero, não é impossível imaginar novos cortes nos juros ainda em 2020.

Histórico da Taxa Selic

Gráfico: Histórico da Taxa Selic.
Gráfico: Histórico da Taxa Selic.

Veja o histórico da Selic com o gráfico de 23 anos com a trajetória de queda da taxa Selic:

Histórico Selic: Gráfico de 20 anos de queda da taxa Selic

A taxa de juros no Brasil ficou em média 14,82% entre 1999 e 2019, atingindo uma alta histórica de 45,67% em março de 1999 e uma baixa recorde de 3,75% em março de 2020.

Impactos do Coronavírus na Economia

A pandemia de coronavírus trouxe diversos impactos para a economia global, através desse fato, a diretoria do Banco Central (BC) reduziu os juros para 3,75% como forma de política monetária expansionista.

Assim, o Banco Central (BC) aumenta a oferta de moeda ao país e diminui as taxas de juros com o objetivo de crescer a economia e expandir o consumo.

Dessa forma espera-se que a demanda por bens e serviços aumentem e com as taxas de juros mais baixas, as empresas contratem mais empréstimos para atender a procura.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima):

“Os argumentos a favor desta medida são os efeitos deflacionários da crise atual, que ainda não podem ser totalmente mensurados e o atual balanço de riscos inflacionários que já estava bastante favorável.”

Gráfico projecação da taxa selic em 2020
Gráfico projecação da taxa selic em 2020. Fonte: anbima

Gráfico: Projeção Meta Taxa Selic - Anbima

Diante do fato de ainda não ter iniciado o pico de contaminação do coronavírus no Brasil, o grupo que estuda o cenário macroeconômico da Anbima, enfatiza uma maior volatilidade nos preços dos ativos, o que favorece a procura por investimentos em renda variável.

Melhor Ação de Dividendos: Receba Renda Extra de Dividendos

Investimentos na Poupança

Com rentabilidade limitada a 70% da taxa Selic, a poupança é o investimento de renda fixa mais prejudicado entre todos com as reduções, principalmente quando a Selic se encontra igual ou menor que 8,5% ao ano

Com taxa Selic em 3,75% ao ano a poupança hoje renderá somente 0,2158% ao mês ou 2,62% ao ano.

Isso significa que se a inflação em 2020 for de 3,10% ao ano, como esperado pelo mercado, a poupança será incapaz de manter o poder de compra do dinheiro.

E, teremos uma taxa Selic abaixo da inflação, resultando em juros reais negativos, oposto do que o Brasil apresentava a alguns meses atrás, com um dos maiores juros reais do mundo.

Taxas de Juros descontada a inflação projetada para os próximos 12 meses (ex ante)
RankingPaísEx ante
1México3,23%
2Turquia2,85%
3Índia2,54%
4Malásia2,53%
5Indonésia2,52%
6Rússia2,01%
7África do Sul1,59%
8Filipinas0,93%
9Colômbia0,84%
10Cingapura0,80%
11Brasil0,64%
12Coreia do Sul0,44%
13Tailândia0,34%
14Canadá0,04%
15China-0,13%
16Nova Zelândia-0,46%
17República Checa-0,58%
18Polônia-0,61%
19Japão-0,61%
20Portugal-0,64%
21Estados Unidos-0,74%
22Hong Kong-0,76%
23Grécia-0,84%
24Austrália-0,86%
25Israel-0,96%
26Itália-1,04%
27Suiça-1,07%
28Chile-1,09%
29Espanha-1,14%
30Dinamarca-1,14%
31Taiwan-1,39%
32Suécia-1,62%
33França-1,62%
34Alemanha-1,72%
35Bélgica-1,72%
36Áustria-1,82%
37Argentina-1,95%
38Reino Unido-2,40%
39Holanda-2,87%
40Hungria-2,92%

Média Geral-0,28%

Fonte: Infinity Asset e Money You

Onde Investir R$ 1 Milhão (ou mais)? Baixe Grátis a Carteira de Investimentos dos Milionários.

Investimentos em CDB, LCI e LCA

Os CDBs pós-fixados também são diretamente impactados com a queda da Selic.

Embora sua rentabilidade seja definida por outra taxa, chamada Taxa DI, ela costuma ser igual ou 0,01 ponto percentual menor que a Taxa Selic.

Utilizando o simulador renda fixa do Clube dos Poupadores podemos observar que com taxa Selic hoje a 3,75% e uma taxa DI de 3,75%, um investimento em CDB pós-fixado que rende 100% do CDI teria uma rentabilidade de apenas 0,311% ao mês.

Com o desconto de 15% de imposto de renda sobre o rendimento a rentabilidade líquida ficará próxima de 0,26%

Mesmo um CDB pós-fixado que paga somente 85% do CDI, como podemos observar em muitos bancos grandes, a rentabilidade líquida, já com imposto de renda desconto chegaria a 0,2241% ao mês.

As LCIs e LCAs pós-fixadas são semelhantes aos CDBs com a diferença de não existir cobrança de imposto de renda sobre o rendimento.

O problema é que raramente encontramos esses investimentos pagando mais que 90% do CDI. Ao receber 90% do CDI teríamos uma rentabilidade próxima de 0,28% ao mês.

Investimentos no Tesouro Selic

A rentabilidade do título público Tesouro Selic segue a queda da taxa Selic, mas seu ganho acaba sendo degradado com a cobrança de uma taxa anual de 0,25% pela B3 que é a empresa que opera o Tesouro Direto.

Com uma taxa Selic de 3,75% ao ano teremos o Tesouro Selic rendendo algo próximo de 0,24% ao mês já considerando a dedução de 15% de imposto de renda e a taxa de 0,25% ao ano.

Investimentos em Fundos de Investimento

Se o Tesouro Selic sofre com a cobrança de 0,25% sobre todo o valor investido, a situação dos fundos de investimento de renda fixa é ainda pior.

Muitos fundos de grandes bancos continuam cobrando taxas administrativas absurdamente elevadas de 1% ou até mais de 2% ao ano.

Isso significa que com juros de 3,75% ao ano, uma boa parte dos juros recebidos pelo investidor ficarão com os gestores desses fundos na forma de taxa administrativa.

Fundos de investimento que fazem aplicações pós-fixadas tendem a apresentar rentabilidades cada vez piores com a redução da taxa Selic.

Cabe ao investidor observar atentamente qual é a taxa administrativa cobrada pelo fundo e como essa taxa está impactando negativamente sua rentabilidade.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Investimentos em Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários são mais demandados pelos investidores quando a taxa Selic está em queda e essa demanda valoriza as cotas dos melhores fundos.

O índice que mede o desempenho dos principais fundos imobiliários (IFIX) teve alta de quase  100% nos últimos 4 anos.

Porém, o mercado de fundos imobiliários agora sentiu com força o impacto do Coronavírus na bolsa de valores, levando o preço de vários FIIS a negociar abaixo do seu Preço sobre Valor Patrimonial (P/VP).

Após o último corte da taxa Selic, o dividendo pago pelos fundos representa hoje mais que o dobro.

Para investidores com foco no longo prazo e com foco em geração de renda é uma oportunidade única na história dos fundos imobiliários, para adquirir bons FIIS.

De fato alguns FIIs, especialmente os de shoppings e hotéis, vão distribuir um rendimento menor nos próximos meses enquanto durar a atual pandemia.

Mas, quando a situação se normalizar, e isso pode acontecer em alguns poucos meses, os rendimentos voltam a patamares anteriores à crise. 

Gráfico do IFIX: 

Gráfico: rentabilidade Ifix de 2016 a março de 2020
Gráfico: rentabilidade Ifix de 2016 a março de 2020

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Investimentos em Ações

A queda na taxa Selic aumenta a demanda por investimentos em ações.

Além da demanda provocada pela compra direta de ações na bolsa, existe a demanda gerada por fundos multimercado e de ações.

Quando os investidores dos fundos de renda fixa migram parte dos seus investimentos para fundos multimercado e fundos de ações, os gestores desses fundos precisam comprar mais ações pressionando seus preços.

Assim como os FIIs, as ações também tiveram uma forte queda nos seus preços devido à pandemia do Coronavírus ganhar força no Brasil e a queda do preço do petróleo.

Os setores que mais sentiram foram o de turismo, varejo e petróleo.

Algumas ações tiveram seus preços recuando para patamares de 2017.

Gráfico: rentabilidade ibovespa de 2016 a março de 2020
Gráfico: rentabilidade ibovespa de 2016 a março de 2020

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Quais Ações Comprar

Na prática existem alguns setores que se beneficiam mais que outros com a queda dos juros, como o varejo, locação de veículos e construtoras.

Porém a queda da taxa selic atualmente tem pouco impacto nas ações, o grande fator que mais impacta as ações da bolsa de valores é o Coronavírus.

Varejo

O aumento do consumo oriundo do crédito mais acessível, gera aumento de receitas para as empresas do setor.

Além disso, a uma redução no custo de capital de giro, beneficiando seus resultados.

Algumas empresas do setor: GUAR3, LREN3, VVAR3 e MGLU3.

Apesar de muitas empresas do setor terem sofrido uma forte queda no preço de suas ações, por causa do surto do Coronavírus no Brasil, o movimento foi exagerado e surgiu um bom ponto de entrada para tais empresas.

Porém o ponto de entrada nessas empresas deve ser aos poucos, pois esse setor deve ter um forte impacto nas suas receitas nos próximos resultados.

Locação de veículos: 

Empresa desse segmento operam com alta alavancagem, queda nos juros refletem diretamente na redução de custos da operação.

Quanto menor o custo mais rentável é a operação. 

Algumas empresas do setor: LCAM3, RENT3 e MOVI3.

Esse setor também teve uma forte correção no preço de suas ações, algumas delas chegaram a cair mais de 40% em apenas 30 dias, 

Construtoras

Embora a taxa Selic não seja diretamente ligada aos financiamentos do setor imobiliário, os juros baixos é acompanhando pela TR (taxa referencial), que atua como lastro do setor imobiliário.

Algumas empresas do setor: MRVE3, TRIS3 e EZTC3

Mas procure investir apenas em ações de empresas com P/PVA < 1, assim você estará com uma boa margem de segurança.

Melhor Ação de Dividendos: Receba Renda Extra de Dividendos

Onde Investir com a Queda da Selic

Com a redução da Selic para 3,75%. a.a. os retornos dos investimentos de renda fixa encolheram ainda mais. 

Por outro lado, a Selic baixa reforça ainda mais a atratividade dos investimentos na bolsa de valores. 

Além do benefício natural migração dos recursos da renda fixa para a bolsa de valores, o efeito do corte Selic agrega outras vantagens para a renda variável.

O racional é simples: queda nos juros acontece em uma tentativa de estimular a economia. 

Juro baixo aumenta diretamente a oferta de crédito, gerando mais liquidez ao mercado.

As empresas podem contratar empréstimos e financiamentos de forma menos oneroso.

Com mais caixa, elas podem investir e expandir suas operações, gerando mais empregos e aumento da renda da população.

Por sua vez, pessoas com acesso ao crédito mais barato, consomem mais, gerando mais lucros para as empresas.

Toda a cadeia é movimentada, criando um ciclo virtuoso de consumo, produção e lucros.

Mas nunca coloco todo o seu patrimônio em renda variável, tanto ações, quanto fundos imobiliários.

Porém, no atual momento é justamente isso que não está ocorrendo na economia.

As pessoas não estão saindo de casa para consumir, gerando um impacto direto no comércio, mas o mercado sempre se antecipa ao fatos reais.

Quando a pandemia do coronavírus tiver passado os preços das ações e dos fundos imobiliários estarão a níveis extremamente baixos, surgindo grandes oportunidades.

Para você conseguir ganhar dinheiro no atual cenário é necessário fazer uma carteira equilibrada, contendo proteção (ouro e/ou dólar), ações, fundos imobiliários e renda fixa (reserva de emergência e de liquidez).

Não sabe quais investimentos fazer para cada classe de ativo?Você precisa fazer um teste de perfil de investidor, para conhecer a carteira de investimentos mais adequada aos seus objetivos e assim fazer uma boa alocação de ativos.

Artigo escrito em conjunto com Eduardo Voglino (CNPI) e Marcelo Fayh (CNPI).

Melhor Ação de Dividendos: Receba Renda Extra de Dividendos