Um novo "inverno cripto" pode estar a caminho, com quedas de preços que podem não se recuperar por anos, alertaram analistas do banco de investimento UBS (UBSG34).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Entre os fatores estão os aumentos das taxas de juros do Federal Reserve em 2022 que devem prejudicar o interesse por criptomoedas como o bitcoin (BTC) aos olhos de muitos investidores, disseram os analistas, liderados por James Malcolm, em nota aos clientes na sexta-feira.

Isso porque o aumento das taxas de juros está acabando com os argumentos de que o bitcoin é uma boa moeda alternativa ou reserva de valor, disseram eles.

Outros fatores são que a tecnologia tem muitas deficiências e a regulamentação pode impedir o desenvolvimento da indústria.

O preço do Bitcoin caiu nas últimas semanas, à medida que os mercados ficaram mais convencidos de que o Federal Reserve aumentaria as taxas de juros três ou mais vezes em 2022. 

Mas os analistas do UBS acreditam que há razões para pensar que as coisas estão prestes a piorar, levando a um "inverno cripto", onde os ativos caem e depois não voltam por muito tempo. 

O inverno cripto é tido como o momento em que os criptoativos encontram o seu topo e iniciam um período de correção, com grandes quedas no mercado.

O último inverno cripto ocorreu no final de 2017 e início de 2018, quando o bitcoin caiu de cerca de US$ 20.000 para abaixo de US$ 4.000 mais de um ano depois, fazendo com que muitos investidores perdessem o interesse em ativos digitais.

Se os bancos centrais estão se movendo para controlar a inflação, isso prejudica o argumento de que os investidores devem manter o bitcoin como proteção contra aumentos de preços, disseram Malcolm e seus colegas.

Também é simplesmente ruim para o preço, já que o estímulo do banco central foi um fator-chave no levantamento de tokens criptográficos em 2020 e 2021.

O Fed, que manteve as taxas de juros dos EUA baixas no ano passado, deve trazer pelo menos três aumentos este ano, à medida que lida com a inflação altíssima.

Os analistas também disseram que também há uma percepção crescente entre os investidores de criptomoedas de que o bitcoin não é "dinheiro melhor", porque é muito volátil e sua oferta limitada o torna inflexível.

Outro problema que pode levar a uma queda acentuada nos preços são as deficiências da tecnologia de criptoativos.

Por exemplo, a tecnologia blockchain é difícil de escalar devido ao seu design descentralizado, que exige que todos os membros da rede possam supervisionar e verificar as transações, disseram os analistas do UBS.

A regulamentação é um terceiro grande problema, escreveram eles. A especulação desenfreada em redes de criptomoedas "inevitavelmente convida a uma supervisão mais próxima para proteger os consumidores [e] proteger a estabilidade financeira", disse o UBS.

“Os projetos de stablecoins e DeFi (finanças descentralizadas) em alta parecem quase certos de enfrentar contratempos maiores das autoridades nos próximos meses”.

Fonte: Business Insider

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.