A ideia de processamento de pagamento criptografado veio à tona pela primeira vez com o aumento da popularidade da tecnologia blockchain, que teve uma grande influência em muitos setores diferentes, incluindo a negociação em bolsa e o mercado de soluções de pagamento comercial.

É um sistema fechado de cálculos matemáticos executados em algoritmos de pagamento, que constituem a base de todos os sistemas de pagamento contemporâneos e permitem a execução de todas as ações relacionadas com pagamentos digitais, incluindo aquelas que envolvem moedas fiduciárias. Este artigo discutirá os benefícios da metodologia de processamento moderna e algumas desvantagens que a impedem de alcançar um status global dominante. 

Benefícios exclusivos 

O processamento traz diversos benefícios, como segurança, eficácia, facilidade de uso, baixo custo e simplicidade na implementação e aplicação. O sistema de redes entre as quais as transações são realizadas minimiza o roubo de dados. Além disso, este protocolo permite operar com diversos ativos, incluindo moedas fiduciárias e digitais, melhorando a facilidade de pagamento e conversão. Vamos recontar alguns dos principais benefícios com mais detalhes.

Acesso absoluto

A criptografia tem o luxo de ser acessível globalmente sem complicações. Hoje, a maioria dos ativos criptográficos em uso, juntamente com as moedas fiduciárias, podem ser suportados por qualquer processador de criptomoeda para operar dentro da estrutura de pagamento. As empresas fornecem recursos e soluções extras para melhorar o desempenho ao lidar com transações estrangeiras por meio de um gateway de pagamento criptografado. Como resultado, os pagamentos e as transferências são muito mais rápidos, apesar das fronteiras geográficas ou políticas dos utilizadores. 

Acessibilidade

Outro benefício são as despesas mais baixas em todos os níveis. Usando um gateway de pagamento criptomoeda pode economizar muito dinheiro em taxas de transação para qualquer rede blockchain e despesas de manutenção em pequena escala em comparação com métodos de pagamento tradicionais. 

Como os gateways são o único protocolo necessário para validar transações, eles não exigem diversas inspeções e verificações pelas quais os pagamentos fiduciários são submetidos durante as transferências internacionais. Assim, o gasto total fica limitado a uma única operação, reduzindo drasticamente os custos. 

Acessibilidade do lado do cliente

Indiscutivelmente, a instalação e o uso simples são os aspectos mais cruciais do uso de um gateway de pagamento criptográfico. Embora os componentes técnicos do tratamento de transações que envolvem ativos digitais sejam complexos, a utilização destes sistemas não apresenta desafios. Os dias de painéis e menus confusos de pagamento criptografado já se foram. Hoje, as opções de pagamento criptográfico são tão triviais e fáceis de entender quanto suas contrapartes fiduciárias. 

Por outro lado, as empresas também podem simplificar processamento de criptografia por meio de soluções de marca branca que fornecem plataformas pré-fabricadas e soluções tecnológicas. Por uma taxa de assinatura mensal, as empresas podem banalizar suas operações em moeda virtual e evitar lidar com complexidades técnicas. 

As vantagens e desvantagens

Apesar destes benefícios, indivíduos e empresas não estão prestando tanta atenção ao processamento de criptografia como deveriam, uma vez que não é prático para pagamentos diários. Isto porque existem vários obstáculos que impedem a sua ampla adaptação e aplicação activa.

Preocupações regulatórias e volatilidade 

Como o campo criptográfico é relativamente novo, o cenário regulatório é menos desenvolvido do que os sistemas financeiros convencionais. Como resultado, os usuários se sentem desconfortáveis ​​ao usar moedas virtuais por se sentirem inseguros. A volatilidade também está intimamente ligada à falta de regulamentação, já que o mercado muitas vezes sofre com adversidades, novos escândalos e denúncias de fraudes. 

O ambiente caótico cria uma sensação de incerteza, e os traders são frequentemente incentivados a vender ou comprar criptomoedas em intervalos rápidos. Assim, o poder de compra das moedas virtuais é muito mais fraco devido à sua flutuação. 

Complexidade Tecnológica

O processamento de pagamentos é um conceito complicado que exige experiência em tecnologias de informação. Embora o lado do usuário do processador de pagamento criptografado foi banalizado significativamente, ainda é preciso muito esforço e conhecimento técnico para resolver tudo no back-end. 

A falta de práticas padronizadas

Atualmente, o cenário da moeda virtual carece de padronização, com inúmeras empresas, redes e plataformas criando sistemas e protocolos únicos. Embora a diversidade seja boa para a inovação, ela resultou em confusão para os clientes e desafios técnicos em todo o setor. Em comparação, as soluções de pagamento fiduciário são muito mais simplificadas para se adequarem a um modelo universal, permitindo aos utilizadores desfrutar de uma forma padronizada de realizar transações. 

Por outro lado, o campo criptográfico ainda tem um longo caminho a percorrer antes de atingir o equilíbrio dos sistemas fiduciários, onde métodos de pagamento, gateways e sistemas são simplificados para integração perfeita. Assim, as empresas que pretendem aceitar pagamentos criptográficos perfeitamente terá que enfrentar desafios técnicos e compreender as estruturas de diferentes sistemas. 

Conclusões finais

Apesar dos desafios descritos acima, o processamento de pagamentos criptográficos ainda é uma inovação significativa no campo das fintech, abrindo as portas para transações mais rápidas, baratas e seguras em todo o mundo. Embora possa levar algum tempo até que a tecnologia atinja todo o seu potencial, já foram estabelecidas as bases para uma revolução em grande escala no sector dos pagamentos. 

Agora, é apenas uma questão de tempo até que a tecnologia de processamento seja suficientemente simplificada e padronizada em diferentes redes para proporcionar uma experiência perfeita às empresas e aos seus utilizadores finais.