A CSU Cardystem é líder no setor de soluções tecnológicas de última geração para meios de pagamento, customer experience e fidelização e incentivo de clientes.
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A companhia foi constituída como a primeira processadora independente de cartões do Brasil, e hoje é reconhecida como a maior processadora independente de meios de pagamento da América Latina.
Além do mais, foi a primeira empresa do setor a abrir capital na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Veja neste artigo quais são os principais diferenciais da CSU Cardsystem, as estratégias implementadas pela empresa, seu ambiente competitivo e os catalisadores das ações CARD3.
Leia até o final e descubra se a ação CARD3 vale a pena.
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O que é CSU Cardsystem
A CSU Cardsystem é uma empresa líder no mercado de prestação de serviços de alta tecnologia, voltados ao consumo.
A companhia está listada no segmento Novo Mercado da B3, e suas ações são negociadas pelo código CARD3.
Avaliada em R$ 965,7 milhões, aproximadamente 43,58% (ON) do seu capital social é negociado livremente da B3.
História da CSU Cardsystem
A CSU Cardsystem foi constituída em 1992 por Marcos Ribeiro Leite, como uma processadora independente de meios eletrônicos de pagamento.
Em 1997, com a entrada de capital estrangeiro, em paralelo à aquisição da UPSI Informática, a companhia passa a ser denominada CSU Cardsystem S.A..
Posteriormente, por meio do modelo “Full Service”, a companhia passou a oferecer serviços de administração de cartões de crédito e outros meios eletrônicos de pagamento.
Em 2001, a CSU Cardsystem iniciou as operações da divisão Telesystem, atual CSU.Contact, prestando serviços de BPO de atendimento para clientes da divisão Cardsystem.
Em 2005, a companhia foi reconhecida como a maior processadora independente de cartões da América Latina.
Em 2017, a companhia registrou recorde em seus principais indicadores, alcançando lucro líquido de R$ 45,2 milhões.
Recentemente, a companhia iniciou as atividades da Blue C Technology, unidade provedora de BaaS (Banking as a Service).
Confira os principais acontecimentos que marcaram a história da CSU Cardsystem ao longo dos anos:
Linha do Tempo da CSU Cardsystem | |
1992 | Fundação da Cardsystem Ltda. |
1997 | Denominação social passa a ser CSU Cardsystem. |
2003 | Fundação do Instituto CSU. |
2010 | A unidade CSU.Telesystem passa a ser denominada CSU.Contact. |
2017 | A CSU.Cardsystem conquista novos contratos em todas as suas frentes de negócio. |
2021 | Início das atividades da Blue C Technology. |
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Estrutura Organizacional CSU Cardsystem
Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa CSU Cardsystem e seus membros.
Administração | Membro |
Presidente | Marcos Ribeiro Leite |
Diretor de Relações com Investidores | Ricardo José Ribeiro Leite |
Conselhos | Especialista do Setor |
Administração | Antonio Kandir |
Fiscal | Sérgio Tuffy Sayeg |
Como CARD3 Lucra?
A principal forma da CSU Cardsystem lucrar é com a oferta de serviço de processamento de cartões de crédito.
Aproximadamente metade da receita total da companhia é originada através da prestação de serviços que abrange todo o ciclo operacional relacionado a cartões de crédito.
Além do mais, a CSU Cardsystem também oferece serviços de marketing de relacionamento, e-commerce, back office, entre outros.
Para isto, a companhia atua por meio de uma plataforma totalmente integrada, dividida nas seguintes unidades de negócios:
- CSU.CardSystem: unidade responsável pelo processamento de meios de pagamentos eletrônicos e transações de adquirência.
- CSU.MarketSystem: unidade responsável pelos programas de fidelização e marketing de relacionamento.
- CSU.Contact: unidade responsável pelo oferecimento de serviços como contact center, help desk, cobrança, ativação, engajamento, SAC, televendas e BPO de atendimento.
- Blue C Technology: unidade provedora de Banking as a Service (BaaS).
Entre seus clientes, estão consumidores e empresas de diferentes segmentos da economia.
Porto Seguro, Banrisul e Volkswagen são algumas das empresas que utilizam os serviços da CSU Cardsystem:
Apesar da companhia oferecer serviços para empresas de diversos setores, apenas 10 clientes concentram cerca de 67% de sua receita.
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Concorrentes Brasileiros da CSU Cardsystem
Os principais mercados de atuação da CSU Cardsystem são o processamento de meios de pagamento, fidelidade e contact center.
No segmento de processamento de meios de pagamento, os principais concorrentes da companhia são as seguintes empresas:
Empresa | Sede (UF) |
Conductor | São Paulo |
Orbitall | São Paulo |
Pismo | São Paulo |
Confira aqui a análise completa dos resultados da CSU Cardsystem do 1T21.
Vantagens Competitivas
- Líder no segmento de processamento de meios de pagamento;
- Plataforma integrada possibilita ganhos de escala;
- Diversificação dos negócios reduz o risco de atuação.
Desvantagens Competitivas
- Concentração da receita em poucos clientes.
- Alta concorrência de preços.
Participação de Mercado da CSU Cardsystem
A CSU é líder no segmento de processamento de cartões de crédito, com aproximadamente 50% de participação de mercado.
Além disso, a companhia é detentora de um dos maiores call centers do país, considerando o número de posições de atendimento (PA’s).
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Desempenho Ações CARD3
Inserida no setor tecnológico, os principais catalisadores das ações da CSU Cardsystem são: crescimento da eficiência operacional, redução da alavancagem e investimento em tecnologias.
As ações CARD3 valorizaram 54,68% em 2021, e apresentaram uma alta de 76,78% nos últimos 12 meses.
Veja no gráfico abaixo o desempenho diário da ação CARD3:
CSU Cardsystem Vale a Pena Investir?
Mesmo com a forte valorização, as ações da CSU Cardsystem continuam sendo uma ótima alternativa de investimento.
A estratégia de diversificação de suas operações possibilitou o alcance de resultados cada vez mais consistentes ao longo dos anos.
Além do mais, a companhia está preparada para aproveitar as novas tendências do setor, podendo refletir futuramente em seu valor de mercado.
Outro ponto positivo, é os múltiplos descontados da CARD3, evidenciando estar abaixo do seu valor justo, negociando a 13 x Ebit e a 19 x Lucro Líquido.
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