O que é Banking as a Service

Banking as a Service é uma solução tecnológica que permite a qualquer empresa oferecer os serviços de um banco comercial aos seus clientes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Apesar de ser uma tecnologia nova, o Banking as A Service tira proveito de uma realidade em que cada vez mais as pessoas abrem contas bancárias pelo celular

Portanto, ofertar serviços bancários pode ser um grande diferencial para qualquer empresa, ainda mais quando estes serviços vão estar personalizados com a marca dela.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Banking as a Service

A tecnologia do Banking as a Service parte da mesma conjuntura de soluções “as a service”, que no seu âmago funcionam como terceirização de determinadas funções.

Essa tecnologia é entregue a empresa solicitante do Banking as a Service por meio de um API (Application Programing Interface)

Esse API comunica a desenvolvedora da solução, geralmente uma Fintech, a empresa que está querendo adquirir o Banking as a Service.

Na prática o Banking as a Service trata-se da terceirização de serviços bancários, o seja, a possibilidade da empresa conceder ao seu cliente:

Tudo isso personalizado com o nome e logo da marca da empresa.

Vale ressaltar que uma empresa que queira adquirir o Banking as a Service para ofertar a seus clientes não precisa comprar um pacote pronto.

Essa solução tecnológica é totalmente personalizável, tanto para a empresa que o oferta, quanto para a empresa que o adquire e o cliente que usufrui da solução final.

É necessário avaliar as diferentes empresas que oferecem esse tipo de solução. Cada uma delas terá diferenças quanto às opções que oferecem, condições de uso e valores.

Usando Banking as a Service

A melhor parte do Banking as a Service é que não existe uma limitação a respeito de qual tipo empresa que tem permissão para emular as soluções de um banco.

Qualquer ramo de negócio está apto a fazer uso de uma solução como o Banking as a Service. Evidentemente que certos ramos poderão ter uma base de clientes mais interessada que outros.

É válido que o empreendedor se questione se, por exemplo, o seu restaurante pode obter os mesmos benefícios do Banking as a Service que um supermercado.

O fato é que o Banking as a Service é um investimento e, como todo investimento, é necessário ter um planejamento financeiro e administrativo.

Em contrapartida, o fato de não existir uma regulação específica, pode servir de grande oportunidade para empreendedores criativos.

Benefícios do Banking as a Service

O Banking as a Service é capaz de gerar muitos benefícios importantes para a empresa que os oferecer como uma opção para os seus clientes.

O primeiro deles é servir como um diferencial. Oferecer o Banking as a Service fará a empresa se destacar da sua concorrência.

E uma vez que essa empresa tenha conseguido atrair novos clientes, os serviços bancários possuem grande potencial de fidelizá-los.

Isso, por outro lado, significa um aumento inequívoco de faturamento, visto que os serviços bancários não serão oferecidos de graça.

Mas se a fidelização e o aumento de faturamento são consequências diretas, conhecer melhor o seu cliente é uma consequência indireta muito bem vinda.

Por meio dos serviços bancários ofertados será possível entender um pouco melhor como aquele cliente lida com o seu dinheiro e quais são seus hábitos financeiros.

Essas informações, por sua vez, podem servir para criar outros serviços ou produtos que atendem ainda mais especificamente o cliente.

Por fim, o Banking as a Service também ajuda a empresa passivamente, pois, sendo ela agora uma espécie de banco, sua relação com fornecedores e funcionários pode ser otimizada.