O que é Mútuo Conversível

Mútuo Conversível é um contrato de investimento que consiste na promessa de tornar um aporte em dinheiro feito em uma empresa pequena, em ações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O investidor que geralmente faz esse tipo de aplicação é conhecido como investidor anjo, pois ele ajuda a empresa em um momento em que ela ainda está iniciando suas operações.

Vale ressaltar que esse tipo de investimento possui os seus riscos e as suas vantagens, e as condições do negócio devem ser muito bem estipuladas no contrato

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Origem do Mútuo Conversível

O Mútuo Conversível é uma derivação de um produto de investimento norte-americano chamado de convertible notes, e também das debêntures conversíveis.

No entanto, as semelhanças terminam no fato de que ambos são investimentos que podem ser convertidos em outra coisa de mesma qualidade, valor e quantidade. 

É importante pontuar que a estrutura dos convertible notes e do mútuo conversível é um pouco diferente, pois as convertible notes são padronizadas, o mútuo conversível não.

Contrato de mútuo conversível

Um contrato de Mútuo Conversível apresenta especificidades que vão desde obrigações e direitos, até as várias hipóteses de possíveis resultados que a empresa possa vir a ter

É absolutamente fundamental que o contrato de mútuo conversível seja bem redigido, para impedir que alguma das partes acabe sendo injustiçada.

Um dos pontos mais interessantes do contrato de Mútuo Conversível é que ele não possui uma padronização, então é possível estipular cláusulas que resguardem as partes.

Características do Mútuo Conversível

O Mútuo conversível possui algumas características que o tornam diferente de outros investimentos, e pode ser uma opção interessante para um investidor arrojado.

A começar pelo fato de que o Mútuo Conversível geralmente é acordado com empresas que apresentam um grande potencial de crescimento a médio/longo prazo.

Empresas estas que apresentem um bom plano de negócios, projeções ou uma prestação de serviço que se diferencia do que o mercado faz.

O investidor que aporta o seu dinheiro em uma empresa iniciante geralmente espera grandes retornos futuros, mas não necessariamente quer influenciar a administração do negócio.

O tipo mais comum de empresa em que é possível observar contratos de Mútuo Conversível são em Startups ou fintechs

Vantagens do Mútuo Conversível

As principais vantagens de um Mútuo Conversível, são:

  • É possível capitalizar em uma enorme oportunidade de lucro ainda desconhecida pelas pessoas;
  • É um investimento em uma empresa cujo investidor tem uma noção mais clara a respeito da governança, podendo inclusive participar do dia-a-dia;
  • Como não existe um padrão para a confecção do contrato, este pode ser personalizado ao gosto da empresa e as exigências do investidor;
  • Não é necessário assumir a responsabilidade de sócio até que o investimento de fato se converta nas cotas da empresa.

Desvantagens do Mútuo Conversível

Na realidade, a principal desvantagem de um mútuo conversível é em relação às expectativas da empresa e como elas irão ser correspondidas no futuro.

Não é porque a relação entre investidor e empresa está descrita em um contrato que isso signifique que a empresa de fato se tornará lucrativa a ponto de abrir seu capital.

O investidor que quer investir seu dinheiro em um contrato de Mútuo Conversível precisa entender aquilo no que ele está investindo. Sempre existe o risco de perder o investimento.

Importância do Mútuo Conversível

Não se pode deixar de mencionar o quanto um contrato de Mútuo Conversível pode ser um divisor de águas para empresas que estejam no início de suas operações.

O fato é que muitas empresas iniciantes possuem uma proposta de negócio tão ousada que elas dificilmente encontram respaldo financeiro de bancos.

O contrato de Mútuo Conversível, então, é uma das melhores alternativas que elas têm para se manterem ativas nos seus primeiros anos.

Portanto, no melhor dos casos um contrato de Mútuo Conversível pode ser o responsável por trazer uma empresa inovadora ao mercado, capaz de oferecer muitos benefícios às pessoas.