O que é Angel Investor

Um investidor-anjo é um investidor que tende a aplicar o seu capital em projetos pequenos que tem uma grande chance de se tornarem bem sucedidos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Além do profissional aplicar seu capital nesses negócios ele também acaba passando um pouco do conhecimento que possui sobre o âmbito empresarial, se tornando uma espécie de mentor.

Por conta dele apresentar características muito nobres, acaba recebendo a alcunha de Angel Investor, ou investidor-anjo.

Vale ressaltar que, não vale o investidor-anjo ter somente seu conhecimento atrelado ao negócio, é necessário que ele acumule recursos e os administre de forma inteligente para minimizar riscos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Objetivo do Angel Investor

O investidor-anjo possui a função de oferecer suporte para o crescimento da empresa, oferecendo dessa forma ajuda financeira e administrativa para os investidores.

Vale ressaltar que o investidor-anjo costuma ser uma pessoa física, e aplica recursos no estágio inicial do negócio a ser desenvolvido pelo empreendedor.

Ele além de oferecer ajuda financeira e inteligente, também fornece auxílio aos investidores no processo por meio de sua rede de contatos, conseguindo ajuda, inclusive, de outros investidores.

O investidor-anjo oferece ajuda para startups e pequenas empresas, pois muitas vezes enxerga uma boa oportunidade de negócio, além disso, também pode haver o seu interesse em ajudar ideias inovadoras.

Função do Angel Investor

O maior destaque em relação ao investidor-anjo fica por conta do fato que ele agrega valor ao negócio, pois no fim das contas acaba unindo os recursos e a expertise do mentor.

No entanto, existe um limite para a participação do investidor-anjo no negócio, ele dá as dicas a respeito do empreendimento, mas não interfere na parte administrativa.

Em relação a isso, pode acabar havendo conflito entre as decisões dos investidores e as dicas que o investidor-anjo acaba oferecendo para os empreendedores.

Na prática, o investidor-anjo acaba entrando no projeto somente na fase de validação, quando ele já se encontra em andamento.

Vale ressaltar que, nessa fase o investidor-anjo ainda se mostra de grande importância, pois ele acaba sendo o responsável por trazer seus contatos para o projeto que está em desenvolvimento.

Investimento do Angel Investor

Por conta do investidor-anjo participar do processo embrionário de criação da empresa, é importante que ele tenha em mente que esse é um processo de médio a longo prazo.

Caso ele deseje minimizar os riscos durante o processo de investimento, é aconselhável que o investidor-anjo aplique de 5% do capital financeiro. Ao fazer isso, ele pode optar por ter ações preferenciais da startup.

Quando o investidor-anjo amplia a rede de contatos da empresa, a quantidade de investidores acaba aumentando, diminuindo o tempo necessário para mentoria.

No fim das contas, se o empreendimento acaba demonstrando um bom desempenho surgem mais rodadas de investimento, e o investidor-anjo que apoio o projeto em seu início geralmente possui vantagem nessa fase.

Saiba como se tornar um Angel Investor

O investidor-anjo que já possui experiência na área do empreendedorismo, costuma muitas vezes injetar capital financeiro por sua própria conta e risco.

Porém, uma outra forma de investir com segurança é através do grupo de anjos. Esta forma de investimento tem bastante potencial de crescimento no mercado por conta da taxa de juros.

Em relação ao investimento que o investidor-anjo faz, ele costuma ser feito de duas formas:

  • Investimento único, que ajuda a alavancar o negócio na maioria das vezes;
  • Aplicação contínua, que consiste em apoiar o negócio durante o seu estágio inicial.

Vale ressaltar que, para o investidor-anjo, o mais viável é que ele acabe investindo em mais de uma startup, pois no fim das contas acaba diminuindo os riscos de realizar um mau investimento.