Quer investir na Bolsa de Valores e obter altos retornos com o mínimo de risco possível?

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para isso, identifiquei as melhores oportunidades na Bolsa de Valores hoje, e com o Índice Beta selecionei as ações menos voláteis do mercado.

Na seleção estão grandes empresas como a Taesa (TAEE4), CPFL Energia (CPFE3) e até mesmo a gigante Vale (VALE3).

Leia este artigo até o final e descubra quais são as melhores oportunidades na Bolsa de Valores hoje.

Vamos lá!

Índice Beta

O Índice Beta é conhecido como um indicador de risco, pois ele mede a volatilidade de uma ação em relação ao mercado em geral.

No país, o índice utilizado como benchmark do mercado é o Ibovespa, principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3.

Para avaliar quão um ativo é considerado arriscado em relação ao mercado em geral, o Índice Beta é classificado nas seguintes categorias:

  • Beta maior que 1: as ações são mais voláteis que o mercado em geral e consideradas mais arriscadas;
  • Beta igual a 1: as ações caminham no mesmo ritmo que o mercado em geral;
  • Beta menor que 1: as ações são menos voláteis que o mercado em geral e consideradas menos arriscadas.

Melhores Oportunidades na Bolsa de Valores

Primeiramente, a partir dos dados da ferramenta Guiainvest Pro, selecionei as ações com os melhores indicadores fundamentalistas, e que atualmente estão sendo negociadas abaixo do seu valor justo.

SiglaEmpresaÍndice Beta
SLCE3SLC Agrícola0,08
TAEE4Taesa0,47
UNIP6Unipar 0,49
VALE3Vale0,52
HYPE3Hypera0,60
CPFE3CPFL Energia0,68
ALUP3Alupar0,71
SAPR3Sanepar0,88
CSMG3Copasa0,90
ENGI11Energisa0,92
SMTO3São Martinho0,95
OFSA3Ourofino0,97
EQTL3Equatorial1,00
B3SA3B31,00
ITSA4Itaúsa1,10
SULA11Sul América1,11
SANB3Santander1,13
TRIS3Trisul1,24
EZTC3EZtec1,25
BBDC3Bradesco1,27
TGMA3Tegma1,29
BBAS3Banco do Brasil1,44
USIM3Usiminas1,49
POSI3Positivo Tecnologia1,79

Fonte: GuiaInvest

Ao todo, foram selecionadas 24 ações, são empresas de diversos setores da economia que se destacaram por seu histórico de lucros consistentes, endividamento dentro da normalidade e desempenho acima da média. 

Posteriormente, calculamos o Índice Beta de cada ação, e temos:

  • 11 ações com Índice Beta < 1;
  • 2 ações com Índice Beta = 1;
  • 10 ações com Índice Beta > 1.

Repare como a ação da empresa Equatorial (EQTL3) que tem um Índice Beta igual a 1 apresentou uma volatilidade muito parecida com o Ibovespa nos últimos 12 meses.

Gráfico da Equatorial (EQTL3)
Fonte: GuiaInvest

Também podemos observar que a ação da empresa Positivo Tecnologia (POSI3) que tem um Índice Beta maior que 1 registrou uma volatilidade maior que o Ibovespa nos últimos 12 meses, e consequentemente entregou uma rentabilidade maior.

Gráfico da Positivo (POSI3)
Fonte: GuiaInvest

Agora veja que a ação da empresa Unipar (UNIP6) entregou uma expressiva valorização de 252,1% nos últimos 12 meses, mesmo com um Índice Beta menor que 1.

Gráfico da Unipar (UNIP6)
Fonte: GuiaInvest

Isso que vamos buscar hoje.

Excelentes ações com um potencial de valorização expressivo, e que ao mesmo tempo são menos voláteis que o mercado em geral, como a empresa Unipar.

Pensando nisso, selecionamos as melhores ações consideradas menos voláteis que o Ibovespa, e que oferecem um alto potencial de valorização em um prazo de 5 anos.

São ativos subavaliados pelos investidores, com uma volatilidade menor que o Ibovespa e que podem te entregar um retorno acima da média do mercado.

Dentre as peculiaridades dessas ações, todas apresentam endividamento controlado.

Além do mais, todas essas ações têm um histórico de rentabilidade excelente na Bolsa de Valores.

Ao todo foram selecionadas 8 ações classificadas como as melhores oportunidades da Bolsa de Valores hoje. Veja a seguir:

PosiçãoSiglaEmpresa
SLCE3SLC Agrícola
VALE3Vale
ALUP3Alupar
TAEE4Taesa
CPFE3CPFL Energia
UNIP6Unipar 
CSMG3Copasa

Fonte: GuiaInvest

Foram utilizados os seguintes critérios para seleção das ações:

  • Valor de mercado acima de R$ 500 milhões;
  • Volume médio diário últimos 21 dias acima de R$ 100 mil.

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

Você pode assinar a ferramenta GI PRO Light e ainda receber gratuitamente o PDF “13 Ações do Corona Opportunity”, que são empresas de setores variados, com o Score mais alto de cada setor.

Quais as Melhores Oportunidades na Bolsa Hoje?

Para os investidores que estão buscando ações com uma volatilidade menor que a do mercado, a ação da empresa SLC Agrícola (SLCE3) é uma ótima opção.

A SLCE3 hoje negocia com um Índice Beta baixíssimo próximo de 0, e ao mesmo tempo oferece um potencial de retorno expressivo observado com o indicador GI Line da ferramenta GuiaInvest PRO.

Agora, para quem deseja expor seu capital no setor de mineração, a ação da companhia Vale (VALE3) é uma ótima opção, atualmente negociando com um Índice Beta de 0,52.

E para quem está procurando investir em empresas com um fluxo de receitas mais previsível, a ação da empresa Alupar (ALUP3) é uma excelente opção, negociada hoje com um Índice Beta de 0,71.

Agora, se você está buscando investir nas melhores ações, que estão sendo negociadas com desconto em relação ao seu preço justo, garanta a sua vaga na minha Carteira Ações para a Vida e receba o meu acompanhamento.

Mas se preferir investir por conta própria, baixe o checklist de 5 critérios para analisar uma ação, tenho certeza de que vai lhe ajudar a tomar uma decisão mais assertiva. 

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.