A liquidação de início de ano do Magazine Luiza (MGLU3) começou nesta sexta-feira, às 7 horas, e a empresa registrou filas de clientes em frente a lojas da rede em cidades como São Paulo e Franca (SP); Uberaba (MG), Magé, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro (RJ).
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Em geral, a venda da liquidação equivale a dez dias normais no período da "Liquidação Fantástica" e a empresa espera manter esse padrão.
Marcado para a primeira sexta-feira do ano, a 30ª edição do saldão pode ser estendida até domingo, caso haja estoque.
Em Franca, cidade onde a empresa foi fundada, segundo relato da companhia, havia pessoas marcando lugar desde a tarde de quarta-feira, 4.
Produtos de diversas categorias estão com até 80% de desconto nas mais de 1.400 lojas físicas e nos canais digitais da empresa.
→ Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.
Concorrência
Mais tradicionais que a Black Friday, os saldões de início de ano já fazem parte do calendário das varejistas brasileiras e redes concorrentes como a Via (VIIA3) e a Americanas (AMER3) também estão com as promoções na rua.
Ainda sem dados consolidados do Natal, é possível saber que a expectativa para as vendas de fim de ano era de alta, mas sem exageros, o que pode explicar as promoções agressivas neste início do ano.
Os economistas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) projetavam crescimento real de 3% sobre o ano anterior nas vendas de Natal.
→ Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.
O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar), projetou a evolução das vendas do varejo restrito (excluindo "veículos, motos, partes e peças" e "material de construção"), para os meses de dezembro de 2022, janeiro e fevereiro de 2023 em 0,46%.
Os analistas da XP indicavam um cenário de incerteza para as vendas de Natal das empresas varejistas devido à sobreposição com a Black Friday e a Copa do Mundo, combinada com um cenário macro desafiador.
→ Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.
Mesmo com projeções de volumes menores de vendas, Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday previam que o tíquete médio poderia compensar esse efeito.
Resultado da Magazine Luiza no Terceiro Trimestre de 2022
O resultado da Magazine Luiza (MGLU3) no terceiro trimestre de 2022 (3t22), divulgado no dia 11 de outubro apresentou um prejuízo líquido de R$ 166,8 milhões no 3T22, baixa de -216,2% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
O Ebitda da Magazine Luiza atingiu R$ 496,1 milhões no 3T22, apresentando crescimento de 268,1% na comparação com o 3T21.
A margem Ebitda da Magazine Luiza totalizou 5,6% no 3T22, apresentando crescimento de 4,0 pontos percentuais na comparação com o 3T21.
A margem líquida da Magazine Luiza atingiu -1,9% no 3T22, apresentando retração de -3,6 pontos percentuais na comparação com o 3T21.
As ações da Magazine Luiza (MGLU3) acumulam alta de 0,73% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 57,01% nos últimos 12 meses.