A Magazine Luiza (MGLU3) afirmou nesta segunda-feira (14) que foram identificadas incorreções em lançamentos contábeis de bonificações a fornecedores, levando à reapresentação de demonstrações financeiras da companhia, conforme fato relevante.

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A varejista afirmou que as incorreções em lançamentos contábeis foram identificadas no âmbito de apurações internas, junto a TozziniFreire Advogados e à PwC, após denúncia anônima mais ampla, e que não se confirmou, em março deste ano.

Na época da denúncia, a varejista declarou que ela mencionava três distribuidores, os quais, ao longo de 2022, representaram aproximadamente 3,5% do valor total de compra de mercadorias da empresa.

A sugestão era que existiam operações de bonificação relativas à compra de fornecedores e distribuidores.

Roberto Belissimo, diretor financeiro do Magazine Luiza, em entrevista ao InfoMoney, detalhou os erros encontrados: lançamentos antecipados de bonificações antes do cumprimento das obrigações de desempenho, contrariando o CPC 47.

O efeito total dos erros no patrimônio do Magazine Luiza seria de R$ 829,5 milhões.

A empresa, contudo, explica que usará crédito fiscais de R$ 688,7 milhões, ou R$ 507,4 milhões líquidos de impostos, para amenizar o impacto no patrimônio líquido.

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A varejista afirmou que as incorreções decorrem das chamadas notas de débito – documento utilizado para o reconhecimento contábil das receitas de bonificações a fornecedores.

A empresa disse que algumas notas de débitos foram emitidas pela companhia e assinadas por fornecedores “sem observar com precisão as obrigações de desempenho – as quais variam de acordo com as especificidades de cada negociação — em momento específico no tempo.

Com isso, o Magazine Luiza afirmou que realizou a correção dos lançamentos contábeis correspondentes, refletidos nas demonstrações financeiras do terceiro trimestre divulgadas nesta segunda-feira.

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A medida reflete, de acordo com a empresa, uma redução acumulada no patrimônio líquido de R$ 829,5 milhões sobre o valor do fim de junho deste ano.

O valor é líquido de impostos e sem impacto no fluxo de caixa.

Esse valor, porém, foi parcialmente compensado pelo reconhecimento de R$ 688,7 milhões em créditos tributários pela companhia no terceiro trimestre, o que levou a lucro líquido de R$ 331,2 milhões no período, revertendo prejuízo um ano antes.

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Assim, o impacto das incorreções no patrimônio líquido acabou sendo de R$ 322,1 milhões, após os créditos tributários.

Belissimo menciona que esses erros não alteraram o fluxo de caixa operacional do resultado do Magazine Luiza, mas que afetaram as contas de CMV e de fornecedores.

Para corrigir isso, a empresa está adotando novas medidas de gestão e governança, incluindo um sistema automatizado chamado TradeLinks, para gerenciar as bonificações de forma mais eficiente.

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Identificamos lançamentos antecipados de bonificações, resultando em um impacto de R$ 830 milhões. Estamos implementando novas medidas de governança e um sistema automatizado para gerenciar essas bonificações”, disse,

Implementamos ações para aprimorar a governança e o controle interno. Também reconhecemos créditos tributários, resultando em um impacto positivo no patrimônio líquido. Estes ajustes refletem nosso compromisso com a transparência e a gestão eficaz”, concluiu.

Em notas explicativas divulgadas junto ao balanço nesta segunda-feira, a companhia afirmou que reapresentou, por meio de dados não auditados, números de 2022, diante da identificação das incorreções.

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O prejuízo líquido do terceiro trimestre do ano passado, por exemplo, foi a R$ 190,9 milhões, de R$ 166,8 milhões apresentado anteriormente.

O Magazine Luiza ainda afirmou que foram aprovadas medidas visando o aprimoramento dos mecanismos de controles internos, como a revisão das matrizes de riscos e aprimoramento de sistema automatizado de gestão de verbas de fornecedores, entre outros.

Resultado da Magazine Luiza no Segundo Trimestre de 2023

resultado da Magazine Luiza (MGLU3) no segundo trimestre de 2023 (2t23), divulgado no dia 14 de agosto apresentou um prejuízo líquido de R$ 301,7 milhões no 2t23, alta no prejuízo de 123,5% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda do Magazine Luiza atingiu R$ 283,9 milhões no 2T23, apresentando retração de -37,9% na comparação com o 2T22.

A margem Ebitda do Magazine Luiza totalizou 3,3% no 2T23, apresentando retração de -2,0 pontos percentuais na comparação com o 2T22.

A margem líquida do Magazine Luiza atingiu -3,5% no 2T23, apresentando retração de -1,9 ponto percentual na comparação com o 2T22.

As ações da Magazine Luiza (MGLU3) acumulam alta de 11,19% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 54,05% nos últimos 12 meses.

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Fonte: Infomoney e Reuters