Apesar de o número de entregas de aeronaves ligeiramente abaixo das projeções do mercado no terceiro trimestre, a Embraer (EMBR3) pavimenta o caminho para atingir suas metas em 2021.

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A fabricante entregou 30 jatos no período, sendo nove comerciais e 21 executivos.

Nesse ritmo, a companhia deve encerrar o ano com desempenho dentro do projetado, mesmo em um contexto ainda desafiador, avaliam analistas ouvidos pelo Estadão/Broadcast.

Para 2021, a Embraer traçou um guidance (projeção) de entregas de 45 a 50 aeronaves comerciais e 90 a 95 jatos executivos.

Até setembro, a companhia acumula 86 entregas (32 para aviação comercial e 54 para a executiva), ante 59 em igual intervalo de 2020 (16 da comercial e 43 da executiva).

O analista da Guide Investimentos, Rodrigo Crespi, lembra que o quarto trimestre é sazonalmente mais forte para a produção da companhia.

"A recuperação da Embraer tem sido forte, e acredito que o guidance da companhia para 2021 deve ser atingido sem o menor problema", afirma.

Em sua avaliação, o resultado do segundo trimestre já foi uma continuidade da retomada das entregas, depois do choque da pandemia e do cancelamento do negócio com a Boeing.

"O setor aéreo é muito cíclico, estamos em recuperação tanto nos jatos comerciais quanto na aviação executiva."

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Em relatório do Bradesco BBI, os analistas Victor Mizusaki, André Ferreira e Pedro Fontana dizem que as entregas ficaram um pouco abaixo da previsão da casa, de 10 aeronaves comerciais e 24 jatos executivos para o terceiro trimestre, mas eles veem a empresa "no caminho certo para entregar a sua projeção para 2021."

Analista da Ativa Investimentos, Ilan Arbetman pondera que as aéreas fazem grandes esforços para se recuperar, mas a demanda corporativa ainda não voltou integralmente, o que afeta a rentabilidade, especialmente em economias emergentes, além da capacidade de renovação da frota.

"O desempenho da aviação executiva veio em linha com o mesmo período do ano passado, mas o da comercial veio mais fraco. As entregas do terceiro trimestre são sazonalmente menores, ainda assim esperávamos resultado melhor, pois a base de 2020 é muito fraca."

Andre Pimentel, sócio da Performa Partner, chama a atenção para o perfil das aeronaves entregues no terceiro trimestre deste ano.

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"No mesmo período de 2020, as entregas foram de aviões de menor porte, tanto na aviação comercial quanto na executiva. Neste ano, as aeronaves entregues foram maiores e mais complexas, que geralmente são mais caras e demoram mais tempo para serem produzidas."

Ele aponta para a carteira de pedidos firmes (backlog) da companhia, que em 30 de setembro somava US$ 16,8 bilhões, 5,6% a mais na comparação com o segundo trimestre.

"Mesmo na aviação executiva, os pedidos são de aeronaves de maior porte, mais complexas. A empresa deve seguir nessa toada nos próximos trimestres", estima Pimentel.

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Resultado da Embraer no Segundo Trimestre de 2021

O resultado da Embraer (EMBR3) no segundo trimestre de 2020 (2t21), divulgado no 13 dia de agosto, apresentou um lucro líquido de R$ 212,8 milhões no 2t21, contra prejuízo de -R$ 1,0 bilhão em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da Embraer atingiu R$ 1,0 bilhão no 2t21, crescimento de 246,7% na comparação com o 2t20.

A Margem Ebitda da Embraer totalizou 40,2% no 2t21, apresentando alta de 57,7 pontos percentuais na comparação com o 2t20. 

A Margem líquida da Embraer atingiu 7,5% no 2t21, apresentando crescimento de 65,7 pontos percentuais na comparação com o 2t20.

As ações da Embraer (EMBR3) acumulam queda de 5,57% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 251,51% nos últimos 12 meses.

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Fonte: Estadão Conteúdo.