O IRB-Brasil Resseguros S.A. (IRBR3) informou na última sexta-feira (17), através de fato relevante, que recebeu, no dia 30 de junho de 2020, o Ofício n° 435/2020-SLS da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, abaixo transcrito:

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“Prezados Senhores, Considerando os termos do fato relevante de 26/06/2020, sobre os resultados da investigação independente realizada pela KPMG Assessores Ltda. e Felsberg Advogados, a respeito da divulgação de informações acerca da base acionária da Companhia, bem como das apurações internas, solicitamos nos informar, até 06/07/2020:

• quais são os pontos de atenção identificados por meio das investigações, relativos aos mecanismos de compliance, integridade corporativa, governança e controles internos, assim como os respectivos aprimoramentos a serem realizados.”

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Neste sentido, o IRB-Brasil RE esclarece que buscou apoio de assessores externos independentes para condução das revisões e apurações divulgadas ao mercado, trabalhos que também resultaram nas ações a seguir descritas.

Conforme Fatos Relevantes publicados nos dias 26 e 29 de junho de 2020, disponíveis no site da CVM, é importante destacar que considerável parte das irregularidades identificadas em relação aos ex-diretores ocorreram em nossa controlada IRB Investimentos e Participações Imobiliárias S.A., companhia fechada não regulada pela B3, e cujos controles e procedimentos eram apartados do IRB Brasil RE.

Em relação a esse ponto preliminar, além de substituir integralmente a diretoria do IRB Par, a Companhia informa que iniciou um processo de integração do IRB Par em todas as áreas de back office, aos controles e gestão do IRB Brasil RE, com o objetivo de reduzir eventuais riscos futuros, por meio da referida readequação de controles internos e compliance daquela Controlada.

Adicionalmente, a Companhia destacou que foi realizado levantamento interno sobre as informações contábeis da Companhia, considerando os indícios de disseminação de informações inverídicas mencionadas nos Fatos Relevantes acima elencados.

A Companhia adotou procedimentos adicionais de levantamento de dados e informações para revisão de controles internos de natureza contábil, com o auxílio de especialistas externos em investigação corporativa e auditoria forense, com o objetivo de apurar a existência de eventuais inconsistências de informações e dados contábeis nas demonstrações contábeis individuais e consolidadas, auditadas para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2019 e 31 de dezembro de 2018.

Os referidos trabalhos foram substancialmente concluídos em 26 de junho de 2020.

Diante do resultado de todos eventos acima mencionados, as seguintes ações principais foram ou estão sendo adotadas pela Companhia.

Em relação à Governança Corporativa foi feita a revisão dos Estatutos Sociais, com objetivo de avançar às melhores práticas; a ampliação no número de conselheiros independentes e eliminação de suplências; a ampliação do número de diretores estatutários e melhor especificação das respectivas responsabilidades; e a revisão dos Comitês de apoio ao Conselho de Administração e de seus regulamentos, prevendo a participação de especialistas externos.

Quanto às Pessoas foi realizada a substituição dos executivos que exerciam funções chave, incluindo diretoria executiva e estatutária; o afastamento de colaboradores envolvidos em suspeitas ou confirmações de condutas antiéticas ou ilícitas; a análise da estrutura funcional da Companhia; a redefinição de política de bônus e demais benefícios vinculados à performance individual dos colaboradores e executivos, com maior ênfase à meritocracia e às atribuições específicas de cada função.

Quanto aos Controles Internos, cumpre informar, ainda, que foram iniciados os seguintes procedimentos como o levantamento de processos internos, para identificar e corrigir eventuais vulnerabilidades dos controles internos que teriam permitido a ocorrência de manipulações; a análise e redefinição, quando aplicável, das políticas contábeis e atuariais internas que requerem julgamentos críticos, notadamente relacionados às reservas técnicas; o levantamento de políticas e procedimentos de tecnologia de informação, notadamente em relação à revisão de controles de acesso e segregação de funções; e a correção das vulnerabilidades dos canais de denúncias.

Em relação às Demonstrações Contábeis, finalmente foi realizada a correção de saldos das demonstrações contábeis e respectivas divulgações, conforme reapresentadas em 29 de junho.

Por fim, conforme informado, todas as irregularidades até então identificadas pela nova Diretoria da Companhia foram realizadas à revelia do Conselho de Administração e os responsáveis primários pelas irregularidades apuradas já identificados não integram mais os quadros do IRB Brasil RE.

A Companhia continuará atuando na prevenção e enfrentamento a fraudes e condutas antiéticas, e tem trabalhado intensamente para disseminar a conduta de integridade e compromisso com a ética, tanto por meio de exemplos, como as demissões mencionadas, quanto por meio das revisões acima descritas.

Resultado da IRB Brasil no Primeiro Trimestre de 2020

O resultado da IRB Brasil (IRBR3) no primeiro trimestre de 2020 (1t20), divulgado no dia 29 de junho, apresentou um lucro líquido de R$ 13,8 milhões, queda de 92,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já a margem líquida da IRB atingiu 0,8% no 1t20, apresentando retração de 11,0 p.p. na comparação com o 1t19.

As ações da IRB Brasil (IRBR3) acumulam alta de 5,89% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 67,37% nos últimos 12 meses.

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