Quem me acompanha sabe que dificilmente me interesso por uma empresa que esteja abrindo capital (IPO).

Mas não estamos proibidos de gostar.

Existem dois motivos que justificam a minha resistência em participar de IPOs

Primeiro, existe toda uma preparação por parte da empresa em tornar seus resultados mais apetitosos para os investidores.

Em segundo lugar, as empresas sempre escolhem os momentos em que há excesso de expectativas do mercado financeiro, fazendo com o preço da oferta das ações seja elevado, muitas vezes inclusive, acima do valor justo.

Já que o controlador está vendendo parte de suas ações para o mercado financeiro para levantar caixa para a empresa, que seja pelo maior preço possível.

Por isso, cada empresa que passa pelo processo de IPO, deve ser analisada cuidadosamente.

Dito isso, dentre tantas empresas abrindo o capital, duas me chamaram a atenção. 

A primeira delas é a Mosaico (MOSI3)

O grupo Mosaico detém 3 empresas que provavelmente você conheça: Buscapé, Bondfaro e Zoom.

A Mosaico é a maior plataforma digital de conteúdo e originação de vendas para comércio eletrônico no Brasil.

O valor total do recursos do IPO na oferta primária será próximo a R$ 480 milhões, onde 11% será destinado a liquidar uma dívida que a empresa possui com o banco BTG Pactual (BPAC11).

O restante será direcionado a expansão de verticais, novos modelos de negócios e a adição de tecnologias.

Basicamente a empresa ajuda os usuários em toda a jornada de consumo, desde a descoberta da melhor oferta, apresentação de detalhes técnicos dos produtos e, por fim, a compra em uma das 500 lojas parceiras.

Dentre as 500 lojas parceiras, estão os maiores players do mercado, como:

A receita é gerada via intermediação da venda e por Product Ads (receita por clique) que representa 95,65% da receita bruta.

Basicamente, cada vez que os usuários clicam em uma das ofertas comparadas, a empresa gera receita. 

Houve 30 milhões de cliques apenas em setembro de 2020, perceba a magnitude dos números. 

Se você possui um comércio, possivelmente nunca imaginou receber em 6 meses, 450 milhões de visitas. 

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Saiba que este foi o número de acessos aos 3 sites da Mosaico.

Até o terceiro trimestre do ano passado, a empresa apresentou um GMV (volume bruto de mercadorias vendidas) de R$ 3,8 bilhões, equivalente a mais de 4% de todo e-commerce brasileiro.

Em relação ao mesmo período de 2019, o crescimento foi de 199%. Possivelmente a pandemia colaborou para esse crescimento.

Resultados anuais da Mosaico (MOSI3)
Resultados anuais da Mosaico (MOSI3).

A receita apresentou um crescimento anual composto de 30,55% entre 2017 e 2019. 

Neste mesmo período o Ebitda mais que dobrou, atingindo um crescimento de 124%.

Outro número que chama a atenção é o lucro líquido

Nos três primeiros trimestres de 2019 a empresa apresentou R$ 1,8 milhão de resultados, já no mesmo período de 2020 a empresa superou os R$ 33 milhões de resultados. 

A margem líquida explodiu, saindo de 3% para mais de 21% no período. 

Indicadores financeiros do Grupo Mosaico (MOSI3)
Indicadores financeiros do Grupo Mosaico (MOSI3).

O grupo Mosaico cresceu muito e não vai parar por aí. 

Ela quer entrar forte no nicho de cashback e para isso firmou um acordo com o banco BTG para recebimento e pagamentos. 

O objetivo é aumentar a finalização das compras e incrementar o GMV.

Toda e qualquer empresa de crescimento nunca estará barata ao modelo tradicional de avaliação.

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Considerando um crescimento anual de 30% das receitas, nos próximos 5 anos a empresa faturará mais de R$ 700 milhões.

Se analisarmos o preço de IPO dentro da média da faixa indicativa, cada ação custará R$ 17,60.  

A expectativa de crescimento das empresas tech, justificam os preços elevados

Se considerarmos o PSR para avaliação de preço, chegaremos em cerca de 5x a receita, pode parecer muito, mas saiba que a CASH3 negocia a mais de 30x, a LWSA3 negocia a 27x e a NGRD3 a 9,74x.

No geral a MOSI3 está interessante.

Pagar um pouco a mais por crescimento não faz mal nenhum, mas como valor irrevogável do canal Joias da Bolsa, precisamos ver assimetria.

Em uma primeira análise, MOSI3 parece ser daqueles casos em que temos muito a ganhar e pouco a perder.

Ficaremos de olho nos próximos passos.

Os assinantes do Canal Joias da Bolsa serão os primeiros a saber tudo em primeira mão.

Bom, sobre a empresa do segundo IPO que me chamou a atenção, peço desculpas, mas irei deixar a análise exclusivamente para os assinantes da carteira do Canal Joias da Bolsa.