Guia Simples para Iniciantes em Value Investing
|

Guia Simples para Iniciantes em Value Investing

Conheça o guia simples com tudo o que investidores precisam saber para iniciar na estratégia de Value Investing.

Por
Atualizado em 27/01/2021

Investir em ações utilizando estratégias poderosas como o Value Investing, para potencializar seus resultados, pode melhorar muito suas finanças pessoais.

As ações de valor dispararam recentemente e devem continuar subindo, mas os especialistas dizem que há alguns fatores importantes a serem considerados antes de investir com Value Investing.

Considerando esse cenário, o site CNBC Make It revelou as informações mais importantes para você começar a investir em boas ações como Warren Buffett e Benjamin Graham.

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

Então, você está pronto para conhecer o guia simples para investidores iniciantes na estratégia de Value Investing?

Leia até o final e descubra tudo o que você precisa saber antes de começar a investir com esse método.

Ações de Valor

Primeiramente, é preciso compreender o que são tais ações de valor e o que significa investimento de valor.

Teodor Dilov, analista de fundos da plataforma de investimento Interactive Investor do Reino Unido, disse que investir em valor significa:

“Investir em ações que foram subestimadas pelo mercado, na crença de que seu valor intrínseco brilhará e se traduzirá em retornos impressionantes no longo prazo.”

Existem vários motivos pelos quais uma ação pode ser considerada subvalorizada.

Pode ser que o setor ao qual a empresa pertence esteja sofrendo os efeitos de uma retração econômica, por exemplo, ou que atue em um setor considerado desatualizado.

Por causa disso, muitas ações de valor geralmente pertencem ao que é conhecido como setores “cíclicos”, o que significa que seu desempenho está vinculado ao vigor da economia.

Banner will be placed here

Indústrias Cíclicas

Para conseguir aplicar o Value Investing é essencial entender e identificar as indústrias cíclicas.

No caso do coronavírus, o fechamento de muitos aspectos da vida pública na tentativa de conter a pandemia prejudicou as bolsas de valores dos países mais afetados.

Também atingiu os preços das ações de alguns setores diretamente afetados pelas restrições, como turismo e hotelaria.

No entanto, anúncios recentes sobre vacinas eficazes para Covid-19 sinalizaram que as economias podem reabrir totalmente e as empresas podem em breve voltar a operar normalmente.

Isso fez com que muitos dos mercados de ações e indústrias atingidos pela crise se recuperassem, assim como as ações de valor vinculadas a esses setores se beneficiaram.

O índice MSCI World Value aumentou mais de 10% desde o primeiro anúncio de uma vacina eficaz pela Pfizer e BioNTech no início de novembro, de acordo com dados da Refintiv.

Ele superou o índice MSCI World Growth, que subiu cerca de 2,5% e acompanha as chamadas ações de crescimento.

As ações de crescimento, consideradas pelos investidores como tendo um forte potencial de ganhos futuros, costumam ser confrontadas com ações de valor.

Durante a desaceleração do mercado induzida pela pandemia, ações de crescimento como as gigantes da tecnologia dos EUA encenaram uma recuperação massiva, mas desde então tiveram altas.

Agora a atenção está se voltando para o investimento em valor, e alguns analistas acreditam que essas ações irão subir ainda mais no próximo ano.

Sabendo que esse estilo de investimento significa investir em empresas desfavorecidas, exige que os investidores sejam “corajosos e pacientes”, considera Russ Mold, diretor de investimentos da corretora britânica AJ Bell.

Ele se referiu a uma citação do lendário escritor financeiro Jim Grant: “Investir com sucesso é fazer com que as pessoas concordem com você … mais tarde.”

Então, como você sabe que está investindo em mercados ou ações agora que farão seu dinheiro crescer mais tarde?

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

Como Identificar Ação de Valor

Assim como os investidores experientes podem avaliar se uma ação está subvalorizada de muitas maneiras, você deve saber como identificar uma ação de valor.

Uma maneira é examinar a “relação preço-lucro da ação, que é o preço da ação dividido por seu lucro por ação.

Também é possível calcular o lucro líquido da empresa dividido pelo número de ações em circulação.

Isso pode ajudar os investidores a saber se uma empresa é cara ou não em comparação com seus pares no mesmo setor, por exemplo.

Adrian Lowcock, chefe de investimentos pessoais, considera esta uma “maneira muito rápida e fácil de descobrir se o valor de uma empresa está abaixo ou acima do mercado, em média.”

A “relação preço-ratio” é outra ferramenta que os investidores usam.

O PSR compara como uma empresa é avaliada pelo mercado com como ela é avaliada com base em suas contas.

É calculado dividindo-se o preço das ações de uma empresa pelo seu “valor contábil” – o valor de todos os seus ativos menos todos os passivos – por ação, que seria o preço justo.

Lowcock se referiu ao conselho de Benjamin Graham, que foi mentor de Warren Buffett e é considerado o “pai do value investing”.

Quando se trata de índices de preço justo, uma das regras de Graham para selecionar uma ação é que seu valor de mercado está abaixo de dois terços do valor intrínseco da empresa.

O Dividend Yield, que é a receita paga por uma empresa como uma porcentagem do preço de suas ações, pode ser outro indicador de valor.

É calculado dividindo o valor de dividendos distribuídos ao longo do ano pela empresa pelo preço atual das ações.

O Yield, ou o rendimento de dividendos, tende a se mover na direção oposta às ações de uma empresa.

Dessa forma, se os dividendos distribuídos fossem os mesmos, um preço mais baixo das ações enviaria o Dividend Yield para cima e vice-versa.

Um alto Dividend Yield pode significar um rendimento alto, mas também pode indicar que é necessária uma investigação mais aprofundada sobre uma ação antes de investir, segundo Lowcock.

Ele disse que isso pode apontar quando o Yield é insustentável, dependendo do motivo da queda do preço das ações.

Pode ser apenas que as ações tenham sido puxadas para baixo por uma queda mais ampla do mercado “ou pode ser um sinal de algo mais sério”.

Sabendo que o Dividend Yield não é tão simples de interpretar, Lowcock disse que entendê-lo como um indicador de valor é menos relevante para um investidor iniciante.

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

Value Trap – Armadilhas

Avaliar se uma ação está subvalorizada é algo realmente importante, mas é preciso estar atento às armadilhas, chamadas de value trap.

Mold explica que essas armadilhas podem ser “uma ação barata que merecia estar barata”.

Os investidores precisam procurar sinais de movimentos que podem mudar a sorte de uma empresa no futuro e elevar o preço das ações.

“Sem que algo aconteça que mude a percepção do mercado sobre as ações, elas podem permanecer baratas ou simplesmente ficar mais baratas”, disse Mold.

Uma mudança na estratégia da empresa ou uma nova gestão são alguns dos exemplos que ele destacou.

“Procurar potenciais gatilhos ajuda a identificar se uma ação é uma armadilha, que, portanto, poderia continuar caindo”, acrescentou.

Mesmo sabendo o básico da estratégia de Value Investing, no entanto, Dilov diz que investir em ações de valor “pode ser bastante confuso”.

Por isso, ele recomenda investir nesse estilo por meio de fundos de investimentos, que são administrados por selecionadores de ações profissionais.

Não esqueça de diversificar seus investimentos, fazendo uma alocação de ativos de acordo com o seu perfil de investidor, descubra através deste teste online e receba uma carteira de ativos.

Para ajudar você a potencializar seus investimentos, baixe uma cópia gratuita do livro digital “As 3 Melhores Ações para Investir Hoje”.

Análise de Ações

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE