Com sede no Maranhão e exibindo números que o tornam um gigante do varejo nacional, o Grupo Mateus (GMAT3) foi uma das principais aberturas de capital do ano passado e mobilizou todos os grandes nomes da Faria Lima, em operação liderada pela XP.

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O resultado foi uma das maiores ofertas de ações na Bolsa brasileira: a estreia movimentou R$ 4,6 bilhões e mostrou que a B3 (B3SA3) ainda tem muito o que descobrir Brasil afora.

Agora, quase um ano mais tarde, a companhia fundada em 1986 por Ilson Mateus - que, antes de abrir seu negócio de alimentos chegou a ser garimpeiro em Serra Pelada, no Pará - luta para continuar a ser lembrada pelos investidores e pelos executivos de importantes fundos do País.

Como a maioria das gestoras do Brasil está concentrada na Faria Lima, coração financeiro de São Paulo, e no Leblon, o correspondente no Rio de Janeiro, os gestores não conhecem a operação do Mateus no dia a dia.

Ou seja: os tomadores de decisão dos grandes bancos não fazem compras em suas lojas, como ocorre com o Pão de Açúcar (PCAR3) e o Carrefour (CRFB3), por exemplo.

Logo, a rede de atacarejos e atacados percebeu que precisaria traçar uma estratégia para seguir viva na memória dos investidores. Desde que chegou à companhia, neste ano, esse tem sido o trabalho de Marcelo Korber, gerente de relações com investidores do Grupo Mateus.

A meta é manter a comunicação em dia, informando, por exemplo, mensalmente detalhes sobre o crescimento da rede - hoje, já são 182 lojas em operação.

"O que temos feito é nos comunicar mais. Aumentamos, por exemplo, o contato com as casas de análise independentes", comenta Korber.

Do lado das pessoas físicas, o movimento tem ajudado: já são 72 mil acionistas, um dos maiores números na Bolsa brasileira.

Ao vivo Korber comenta também que a empresa estuda a realização de viagens com gestores, no jargão do mercado os "non-deals roadshows", como são chamadas as reuniões com investidores sem uma operação atrelada.

A ideia é mostrar "in loco" o gigantismo do grupo. O próximo passo, afirma o gerente de RI, é atrair os estrangeiros, que hoje têm pouca representação no capital da empresa.

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Resultado do Grupo Mateus no Primeiro Trimestre de 2021

O resultado do Grupo Mateus (GMAT3) no primeiro trimestre de 2021 (1t21), divulgado no dia 13 de maio, apresentou um lucro líquido de R$ 155,5 milhões, uma alta de 44,1% no mesmo período do ano anterior.

O Ebitda do Grupo Mateus atingiu R$ 209,5 milhões no 1T21, apresentando crescimento de 34,9% na comparação com o 1T20.

A Margem Ebitda do Grupo Mateus totalizou 6,2% no 1T21, apresentando retração de -0,2 ponto porcentual na comparação com o 1T20.

A Margem Líquida do Grupo Mateus atingiu 4,6% no 1T21, apresentando crescimento de 0,1 ponto percentual na comparação com o 1T20.

As ações do Grupo Mateus (GMAT3) acumulam alta de 1,81% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 2,54% nos últimos 30 dias.

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Fonte: Estadão Conteúdo.