A agência de classificação de risco Fitch reiterou rating nacional de longo prazo AAA(bra) para a Sanepar (SAPR11), com perspectiva estável.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A ação de rating considera a expectativa de que a Sanepar mantenha forte perfil financeiro, mesmo com a previsão de elevados investimentos.

A geração operacional de caixa da Sanepar deve permanecer robusta, com margens de EBITDA acima da maioria dos principais pares da indústria, de acordo com os analistas.

A cobertura dos serviços prestados pela companhia está acima da média nacional, o que a deixa bem-posicionada para atender às novas exigências regulatórias.

A análise também incorpora os sólidos fundamentos do setor de saneamento básico no Brasil, caracterizado por resiliente demanda.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A companhia está exposta a risco hidrológico, embora ele atualmente não limite a classificação.

O perfil de crédito da Sanepar possui relação com o do Estado do Paraná, seu controlador majoritário, embora atualmente isto não impeça o rating da empresa de se situar no topo da escala nacional da Fitch.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A metodologia da agência permite distanciamento entre os ratings, a partir de uma permeável delimitação legal (ring fencing) da companhia e de um acesso e controle do acionista à empresa também considerado permeável.

Resultado da Sanepar no Primeiro Trimestre de 2023

O resultado da Sanepar (SAPR11) no primeiro trimestre de 2023 (1t23), divulgado no dia 11 de maio, apresentou lucro líquido de R$ 319,6 milhões no 1t23, uma alta de 9,5% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da Sanepar atingiu R$ 663,9 milhões no 1T23, apresentando alta de 11,4% na comparação com o 1T22.

A margem Ebitda da Sanepar totalizou 45,7% no 1T23, apresentando crescimento de 3,4 pontos percentuais na comparação com o 1T22.

A margem líquida da Sanepar atingiu 22,0% no 1T23, apresentando crescimento de 1,2 ponto percentual na comparação com o 1T22.

As ações da Sanepar (SAPR11) acumulam alta de 1,57% na bolsa de valores nos últimos 7 dias  alta de 27,71% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.