A Eneva (ENEV3) obteve na última sexta-feira, 21, autorização para exercer atividade de carregamento de gás natural, elevando para 55 o número de empresas capacitadas para atuar no segmento, sendo 12 inscritas apenas este ano.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A autorização ocorre na véspera da anunciada votação da Lei do Gás (PL 6407), na Câmara dos Deputados, que visa impulsionar o mercado de gás no Brasil.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A Eneva, ex-MPX, é uma empresa integrada que produz energia elétrica a partir dos seus campos de gás natural. É também uma das candidatas ao terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Petrobras na Bahia.

A autorização é dada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e permite que os agentes estejam aptos a participar de chamadas públicas para contratação de capacidade em gasodutos de transporte e celebrar contratos de serviço de transporte com transportadores autorizados ou concessionários da atividade de transporte.

Entre as empresas que conseguiram autorização este ano da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para participar do mercado de carregamento de gás estão Vale (VALE3), Engie Comercializadora (EGIE3), Companhia Paranaense de Energia (Copel) (CPLE6) e Suzano (SUZB3).

No ano passado foram concedidas 29 autorizações, depois de apenas um registro para a CPFL Brasil Varejista (CPFE3) em 2018. A primeira autorização para carregamento de gás no Brasil foi concedida para a Petrobras em 2014.

No mesmo ano, foram registradas autorizações para a comercializadora Tradener, a Gás Brasiliano Distribuidora, Geradora de Energia do Espírito Santo e a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás).

Resultado da Eneva no Segundo Trimestre de 2020

O resultado da Eneva (ENEV3) no segundo trimestre de 2020 (2t20), divulgado no dia 11 de agosto, apresentou um lucro líquido de R$ 85,8 milhões, alta de 443,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda da Eneva atingiu R$ 279,2 milhões no 2t20, apresentando retração de -2% na comparação com o 2t19.

A margem ebitda foi de 53,8%, apresentando um crescimento de 2,6 p.p. quando comparado ao 2t19.

Já a margem líquida da Eneva atingiu 21,0% no 2t20, apresentando crescimento de 18,2 p.p. na comparação com o 2t19.

As ações da Eneva (ENEV3) acumulam alta de 1,64% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 3,74% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.