O que é o Efeito da Pseudocerteza?

Esse efeito representa um tipo de viés cognitivo em que os seres humanos tendem a preferir eliminar um risco pequeno ao invés de reduzir um risco maior.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Portanto, se o indivíduo tem a possibilidade de optar entre eliminar um pequeno risco ou reduzir um risco maior, tenderá a optar pela primeira opção, tendência a qual está atribuída a nossa mente.

O efeito da pseudocerteza nos faz agir sobre a influência do que parece ser o mais lógico a ser feito.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Muitas pessoas nunca ouviram falar desse efeito, mas já se depararam em situações que ele esteve presente.

Um bom exemplo do funcionamento do efeito da pseudocerteza está atrelado às políticas públicas.

Isso ocorre quando o Governo decide alocar recursos para acabar com ameaças de menores riscos de acontecerem, em detrimento a outros problemas mais impactantes.

Isso não quer dizer que os problemas de menores riscos não tenham que ser combatidos. A relação feita é com o esforço e os recursos gastos comparada com outros problemas mais impactantes.

O que devemos ressaltar é que se os esforços fossem direcionados para diminuir os riscos de problemas mais impactantes, mesmo que não fosse eliminá-los, o resultado poderia ser melhor.

Mas como o resultado poderia ser melhor?

Ora, se o Governo investisse a maior parte dos recursos voltados à redução da violência pública, ao invés de investir no combate ao terrorismo, o número de vítimas por violência diminuiria muito.

Como foi dito, isso não quer dizer que o Governo não tenha que investir seus recursos no combate ao terrorismo, mas sim, priorizar o que é mais corriqueiro, mesmo que não consiga eliminá-lo.

Vale lembrar que o efeito da pseudocerteza também é denominado por efeito certeza.

O primeiro tema é mais usado nas academias, enquanto o segundo é mais corriqueiro no dia a dia.

Veremos, na sequência, porque esse efeito é considerado um viés cognitivo, e como ele funciona na prática de nossas vidas financeiras.

Efeito da Pseudocerteza como viés cognitivo

Esse efeito pode ser considerado um viés cognitivo justamente pela sua característica de preferência pela eliminação de risco.

Um viés cognitivo se refere a um erro lógico da mente humana. Ou seja, com tantas informações que recebemos diariamente, muitas vezes, por parecerem tão óbvias e verdadeiras, tiramos conclusões erradas sobre elas.

Portanto, pensando exclusivamente no efeito da pseudocerteza, eliminarmos um risco, mesmo não sendo muito grande, não faz parecer a melhor decisão a ser tomada.

Contudo, como apresentamos no exemplo do tópico anterior, podemos estar gastando nossos recursos e esforços no elemento errado.

Impacto do Efeito da Pseudocerteza no Cotidiano

Podemos fazer uma alusão ao efeito da pseudocerteza como o nosso medo e desconforto, que nos fazem caminhar em sentido a certeza, tudo por temer a perda.

Ou seja, a certeza é um escudo, uma barreira protetora contra os riscos. Dito isto, devemos saber que essa segurança que buscamos tem o lado bom e o lado ruim.

De tal forma, ao mesmo tempo em que amenizamos os desperdícios de recursos a cada oportunidade, também limitamos nossos ganhos quando não aceitamos um maior risco.

Pois bem, devemos dizer que é de riscos que os investimentos são feitos, é assim que funciona o mercado financeiro.

Portanto, é através dos empréstimos a empresas, bancos e Governo, com promessa de recebermos com acréscimo de juros, que são caracterizados nossos investimentos, tal qual não os riscos existem.

Ditos isto, fica evidente que o efeito certeza é um meio de resistência por parte da população em investir.

Para grande parte da população, é preferível manter o dinheiro parado na conta, sem riscos de perda, a buscar um maior rendimento por outros meios de investimentos que detém alguns riscos.

A verdade é que não existe uma fórmula exata para aniquilar esse efeito, já que esses vieses estão intrínsecos em nossas mentes, sendo mais perceptivos de acordo com as características de cada pessoa.