A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou nesta quinta-feira (28) o lançamento do contrato futuro de Bitcoin (BIT) pela B3.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com o aval dado pelo regulador, a Bolsa do Brasil tem a expectativa de disponibilizar o produto para o mercado no próximo mês, no dia 17 de abril.

A confirmação da data de lançamento está sujeita à aprovação, pela CVM, de um manual operacional da B3 com regras relacionadas ao contrato.

A Bolsa brasileira já havia, no passado, adiado algumas vezes o lançamento do derivativo, citando, justamente, a análise do regulador.

Inicialmente, a ideia era lançar o produto em junho do ano passado, então ficou para o segundo semestre e, posteriormente, para 2024.

A B3 já possui 14 ETFs e BDRs de ETFs relacionados ao mercado de criptomoedas disponíveis para negociação dos investidores, e o Futuro de Bitcoin é mais uma alternativa de produto que permite aos investidores, via instrumento derivativo, a proteção da oscilação de preços do Bitcoin.

A B3 está expandindo sua atuação no mercado de criptoativos, oferecendo aos investidores formas diferentes de diversificarem suas estratégias. Esse lançamento atende uma demanda por um produto derivativo que permite a proteção da oscilação de preços do Bitcoin ou a exposição direcional ao ativo, mantendo a segurança de operar no ambiente da Bolsa do Brasil”, destaca Felipe Gonçalves, superintendente de Produtos de Juros e Moedas da B3.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

O contrato futuro de Bitcoin acompanhará o índice Nasdaq Bitcoin Reference Price (NQBTC) – o que já havia sido sinalizado desde 2022.

O valor de um contrato será o equivalente a 0,1 bitcoin, ou seja, 10% do valor da criptomoeda em reais, e o vencimento dos contratos será mensal. Nesse tipo de contrato, a liquidação será exclusivamente financeira, ou seja, não há compra e venda de criptomoedas.

Os resultados financeiros das negociações ocorrem sobre a variação de preço da Bitcoin.

Em seu lançamento, o contrato futuro de Bitcoin contará, no primeiro momento, com formadores de mercado – agentes que negociam o produto e ajudam a trazer liquidez e confiabilidade para a formação de preços.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Como negociar o futuro de bitcoin?

No mercado futuro, o investidor se compromete a comprar ou vender um determinado tipo de ativo em uma data futura com um preço pré-determinado, de acordo com seu perfil de risco e estratégia.

Para negociar o futuro de bitcoin, os investidores de varejo precisarão depositar na corretora uma margem mínima de R$ 100 por contrato.

Os investidores que mantiverem posições nos contratos, ou seja, que não zerarem suas posições até o final do pregão, deverão depositar o equivalente a 50% do valor do contrato.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

O depósito da margem de garantia é um mecanismo usado para garantir que ambas as pontas da operação cumpram com a obrigação financeira.

Outra característica do mercado futuro é o pagamento de ajustes diários, de acordo com a oscilação do preço do contrato durante o pregão.

Isso significa que os contratos vão sofrer, todos os dias, ajustes em seu valor até o dia do seu vencimento.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

O vencimento de contrato ocorre sempre na última sexta-feira do mês, o que permite que o investidor possa montar estratégias com prazos diferentes sobre o mesmo ativo.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Infomoney