O Carrefour Brasil (CRFB3) realizou nesta quarta-feira (27) sua teleconferência de resultados do segundo trimestre e, nela, divulgou alguns planos da companhia para o futuro – como destaque, ficaram as perspectivas que o grupo tem para o seu braço digital e também para o seu processo de sinergias com o BIG, adquirido em junho.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Em abril, o Carrefour anunciou a chegada de Samuel James como seu novo diretor executivo de Transformação Digital e englobou os esforços desta frente, tanto do seu braço de varejo como do atacado, sob uma única pasta.

A companhia destacou, no segundo trimestre, que o canal online representou 3,4% das vendas totais do Atacadão (número 1,1 ponto percentual maior na base trimestral), chegando a R$ 1 bilhão.

As vendas gerais online atingiram R$ 1,5 bilhão no período, mais que dobrando em relação ao mesmo segundo trimestre do ano passado e crescendo 31,9% na base sequencial.

“Estamos trabalhando em um novo aplicativo na frente de digitalização, que trará novos benefícios ao usuário”, comentou Stephane Maquaire, diretor executivo (CEO) do Carrefour.

“Além disso, buscamos integrar o digital e as lojas físicas. O que está funcionando muito bem. Levou a um aumento das vendas de eletrodomésticos em junho, por exemplo, braço que estava performando muito mal”.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja as 3 Empresas com Maior Potencial de Valorização na Bolsa.

A perspectiva do Carrefour é que o e-commerce aumentará sua contribuição positiva nos próximos resultados, sendo que os canais digitais já estariam sendo muito mais rentáveis do que no passado.

“O modelo digital do Atacadão já é rentável. Temos margem e vendas adicionais. Estamos utilizando uma estrutura de delivery já pronta no modelo business to business e contando com um ticket médio muito alto”, explicou o diretor financeiro (CFO) David Murciano.

No varejo, a inovação chamada In Store Picking, que consiste na compra pelo aplicativo do Carrefour, teve penetração de 43% em todas as lojas do grupo.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja as 3 Empresas com Maior Potencial de Valorização na Bolsa.

Apesar da rentabilidade deste último canal ser menor, segundo Murciano, o Carrefour vem trabalhando nesta frente.

“Temos que lembrar que o modelo digital é multicanais. Não temos de olhar apenas a rentabilidade do e-commerce apenas, mas também que essas operações nos trazem dados e melhor conhecimento dos nossos clientes. É uma construção para o longo prazo”, defendeu o CFO.

Apesar de o canal digital estar crescendo principalmente por conta do segmento alimentar, o grupo espera estar bem posicionado para surfar através dele as vendas de eletrônicos e eletrodomésticos durante a Black Friday e também nos preparativos para a Copa do Mundo de 2022.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja as 3 Empresas com Maior Potencial de Valorização na Bolsa.

“Temos uma oportunidade enorme nesta frente, devido a novas iniciativas que estão implementando”, comentou Maquaire.

Carrefour espera também avançar em sinergias com o Grupo BIG

No dia 6 de junho, o Carrefour terminou o processo de aquisição do Grupo BIG e, neste mesmo mês, começou o processo de integração dos 80 pontos de venda da companhia adquirida.

16 lojas BIG já estão sendo convertidas para lojas do Atacadão e do Carrefour.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja as 3 Empresas com Maior Potencial de Valorização na Bolsa.

A aquisição pesou levemente no resultado do segundo trimestre da companhia, sendo apontada por analistas como parcialmente responsável pelos recuos das margens de lucratividade.

“Tivemos 13 lojas BIG convertidas para Atacadão e três para Carrefour. Agora, a próxima onda de conversões começa em setembro. Estamos muito focados nessa transação e  estaremos mais bem posicionados para oferecer aos clientes as melhores ofertas e para gerar mais valor para nossos acionistas”, comentou o CEO.

Apesar da animação, os executivos do Carrefour afirmaram que preferem, até então, não traçar guidances nesta frente, apesar de verem convergências na integração.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja as 3 Empresas com Maior Potencial de Valorização na Bolsa.

Segundo os executivos, a “jornada de sinergia está apenas começando” e não é possível, até então, tirar tirar conclusões e fazer projeções para o ano.

“O que sabemos é que o segundo semestre tem sazonalidade favorável. Não temos preocupações com margens. Temos melhoras sequenciais no varejo e pretendemos ver o fim da conglomeração do BIG”, apontou Murciano.

A companhia, por fim, espera também ver seus números impulsionados no futuro próximo pelo auxílio emergencial, que deve melhorar algumas disparidades regionais e sociais, além de continuar a beneficiar, principalmente, o rendimento do Atacadão.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja as 3 Empresas com Maior Potencial de Valorização na Bolsa.

“Com inflação mais alta, houve maior frequência dos clientes nas lojas, queda do ticket médio e menos itens por cesta”, disse Murciano.

“O consumo não cíclico foi destaque, principalmente dos produtos únicos, como horftruit, que avançaram 82% no ano. O cliente do Atacadão é mais sensível à inflação, mas temos o melhor posicionamento de preço. Nós nos beneficiamos do fluxo de procura por preços menores e esperamos que isso continue”.

Resultado do Carrefour no Segundo Trimestre de 2022

resultado do Carrefour (CRFB3) no segundo trimestre de 2022 (2t22), divulgado no dia 26 de julho, apresentou um lucro líquido de R$ 690,0 milhões no 2T22, alta de 10,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda ajustado do Carrefour atingiu R$ 1,7 bilhão no 2T22, apresentando crescimento de 24,5% na comparação com o 2T21.

A margem Ebitda ajustada do Carrefour totalizou 7,1% no 2T22, apresentando retração de -0,7 ponto percentual na comparação com o 2T21. 

A margem líquida do Carrefour atingiu 2,7% no 2T22, apresentando retração de -0,6 ponto percentual na comparação com o 2T21.

Fonte: InfoMoney.