A Cosan (CSAN3) avalia que o momento do mercado financeiro parece mais favorável à realização de uma oferta pública inicial de ações (IPO) da Raízen Energia antes de uma operação envolvendo a Compass Gás e Energia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A avaliação foi divulgada nesta terça-feira (16) pelo diretor financeiro da companhia, Marcelo Martins.

O IPO da Compass, que estava encaminhado, foi suspenso no ano passado, devido às condições do mercado financeiro.

Agora, após a Raízen ter anunciado a aquisição da rival Biosev (BSEV3), a companhia está mais forte para uma oferta de ações, sem falar que tem grande atratividade como empresa de energia renovável para investidores globais, segundo o executivo.

"A Raízen tem business internacional, tem uma atratividade muito grande para investidor ESG (governança ambiental, social e corporativa), é um grande player 'green', como a gente posiciona. E este 'timing' é ideal para realizar a captação de uma empresa do tamanho da Raízen", disse ele.

Segundo Martins, a empresa produtora de açúcar, etanol e bioenergia, que atua também na distribuição de combustíveis, "está pronta para fazer uma captação para continuar financiando seu crescimento".

"Tem a prontidão da empresa e o momento de mercado, e acho que essa é uma combinação bem feliz para a Raízen, prontidão a gente controla mais", afirmou.

O executivo ainda argumentou que a Cosan, que busca ter quatro de seus principais negócios listados na bolsa de valores, vai focar na Raízen primeiro, considerando que o grupo não quer ter dois IPOs sendo realizadas no mesmo momento.

"Ainda que não sejam negócios que têm competição (Raízen e Compass), mas com o fato de queremos gerir de perto esse processo, acreditamos que o 'timing' será primeiro para a Raízen e depois possivelmente para a Compass", concluiu Martins.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da Cosan no Quarto Trimestre de 2020

O resultado da Cosan (CSAN3) no quarto trimestre de 2020 (4t20), divulgado no dia 11 de fevereiro, apresentou um lucro líquido de R$ 629,3 milhões no 4t20, uma alta de 61% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da Cosan atingiu R$ 1,9 bilhão no 4t20, apresentando crescimento de 38,6% na comparação com o 4t19.

A margem Ebitda da Cosan totalizou 10% no 4t20, apresentando retração de -0,8 ponto percentual na comparação com o 4t19.

A Margem bruta da Cosan atingiu 10,7% no 4t20, apresentando retração de -0,2 ponto percentual na comparação com o 4t19.

As ações da Cosan (CSAN3) acumulam queda de 1,26% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 64,96% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters