A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. Na segunda-feira (18), o Banco Central (BC) divulgará o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) referente ao mês de janeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, investidores estão na expectativa da decisão sobre a taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 18/03 a 22/03.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IGP-10

Na segunda-feira (18), os investidores estarão atentos à divulgação do Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) referente a março pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre).

Em fevereiro, o IGP-10 registrou uma queda de 0,65%, comparado ao aumento de 0,42% no mês anterior.

Com esse desempenho, o índice apresenta uma redução de 0,23% no acumulado do ano e de -3,84% em 12 meses.

IBC-Br

Na segunda-feira (18), o Banco Central (BC) estará divulgando o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), amplamente considerado como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), referente ao mês de janeiro.

Em dezembro, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) registrou um avanço de 0,82%, seguindo um período de estabilidade em novembro, com um aumento de apenas 0,1%.

Com esses dados, o IBC-Br demonstrou um crescimento acumulado de 2,45% ao longo de 2023.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Monitor do PIB

Na terça-feira (19), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre) estará divulgando o Monitor do PIB, que abrange dados referentes ao mês de janeiro.

O Monitor do PIB destacou um crescimento de 3,0% na atividade econômica ao longo de 2023.

A contribuição significativa da agropecuária para o desempenho do PIB de 2023 é notável, com cerca de 30% do crescimento total da economia atribuído diretamente a essa atividade, especialmente devido ao desempenho da produção de soja na região Centro-Sul do país, destacou Juliana Trece, coordenadora da pesquisa.

Decisão da Taxa Selic

Na quarta-feira (20), os investidores aguardam a decisão da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

O mercado está à espera de uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, que ficaria em 10,75% ao ano.

Nas declarações das últimas reuniões, o Copom havia indicado que tanto os diretores do BC quanto o presidente do órgão, Roberto Campos Neto, previam, de forma unânime, cortes de 0,5 ponto percentual nos próximos encontros.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Sondagem do Consumidor

Na próxima sexta-feira (22), os investidores estão ansiosos pela divulgação do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de março pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre).

Em fevereiro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou uma queda de -1,1 ponto, atingindo 89,7 pontos, o menor nível desde maio de 2023.

Considerando as médias móveis trimestrais, o índice diminuiu pelo quinto mês consecutivo, caindo -0,9 ponto e alcançando 91,2 pontos.

Declaração do Fomc

Na quarta-feira (20), os investidores estarão atentos à divulgação da decisão de política monetária pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), o banco central dos Estados Unidos.

A decisão pode revelar se os dados econômicos ainda robustos estão dando às autoridades em Washington razões para reconsiderar suas intenções de cortar as taxas, ou se suas perspectivas de três cortes neste ano continuam válidas.

De acordo com o mercado, as taxas de juros de referência do Federal Reserve (Fed) devem permanecer na faixa de 5,25% a 5,50%, onde estão desde julho passado.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.