O que é Birô de Crédito

Birô de crédito é uma instituição que acaba detendo todos os registros em relação ao comportamento dos consumidores no mercado financeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Sempre que um consumidor acaba utilizando o cartão de crédito, o birô de crédito acaba armazenando informações sobre as transações financeiras.

Por meio dessas transações armazenadas, é possível definir se uma pessoa será uma boa pagadora ou se possuirá muitas dívidas no fim das contas.

Ao ser definido tudo isso, as instituições financeiras conseguem definir quais tipos de crédito e condições de financiamento vão ser oferecidas para o consumidor.

Ou seja, a empresa acaba analisando o comportamento do consumidor e define, por fim, se ele é um bom pagador no fim das contas.

Assim sendo, manter a saúde financeira estável é de suma importância para o registro de um bom pagador e a facilidade de concessão de crédito.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Funcionamento do Birô de Crédito

Muitas pessoas acabam sendo impedidas ao tentar conseguir um alto volume de crédito por meio de registro de débitos não quitados em birôs.

É válido ressaltar que os birôs de crédito acabam sendo coletados em dívidas em concordância com as instituições que acabam oferecendo crédito.

Instituições essas que podem acabar sendo bancos, lojas e até mesmo cartões de débito ou crédito.

Um outro modo dos birôs acessarem as informações é por meio de fontes públicas.

Ou seja, uma vez que os dados estejam armazenados, eles são colocados à disposição para diversas empresas que desejam saber as chances de um cliente cumprir com o pagamento.

Sendo assim, uma instituição que concede crédito não precisa avaliar todas as lojas e bancos para obter informações sobre o seu cliente em potencial.

Vale ressaltar que, os registros contidos nos birôs de crédito acabam sendo referentes tanto à pessoas físicas quanto jurídicas e estão sempre disponíveis.

Em relação a esses dados, eles se mostram subdivididos em duas categorias: informações negativas e completas.

Por sua vez, as informações negativas acabam sendo referentes apenas aos débitos já quitados ou inadimplentes.

É válido ressaltar que as informações completas acabam apresentando dados sobre todas as movimentações, desde a abertura e fechamento de contas.

Importância do Birô de Crédito

Os birôs de crédito acabam se mostrando extremamente importantes por estabelecerem uma relação muito clara entre os consumidores e as instituições de crédito.

Isso acaba ocorrendo, pois as informações oferecidas pelos birôs acabam permitindo à empresa definir se é viável ou não conceder crédito ao consumidor.

Por conta disso, os birôs acabam auxiliando na diminuição da inadimplência ao impedir que uma pessoa que já possua muitas dívidas acabe aumentando-as ainda mais.

Ou seja, eles também acabam permitindo reduzir os prejuízos dos varejistas por meio de conhecimento de quem são os mau pagadores.

Birôs de crédito existentes no Brasil

No Brasil, existem quatro birôs de crédito, os quais são:

  • SPC (Serviço de Proteção ao Crédito): talvez seja o órgão mais conhecido em relação à administração de crédito dos consumidores do país;
  • Boa Vista Serviços: a empresa atua há cerca de 60 anos no país, e usa inteligência analítica aliada à alta tecnologia para solucionar problemas empresariais;
  • Serasa: a companhia foi fundada há cerca de 45 anos, e tem como objetivo padronizar formulários para dar mais rapidez em operações bancárias;
  • Quod: é uma fintech gestora de crédito que tem como objetivo melhorar o mercado de informações de crédito no país.

É válido ressaltar que todos os birôs citados acima, acabam compondo a Associação Nacional de Birôs de Crédito (ANBC), e possuem como principal missão a educação financeira do consumidor.

É por meio da administração do crédito do consumidor que fica mais fácil para as empresas realizarem transações comerciais.