Não sei você, mas atualmente 80% das minhas compras ocorrem através das maiores plataformas de e-commerce do mundo.
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Cito aqui algumas: Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza e Alibaba.
Essas empresas nasceram respectivamente dos seguintes países: Estados Unidos, Argentina, Brasil e China.
O e-commerce é um setor dinâmico e com capacidade de crescimento em qualquer país, afinal, muitas vezes a sua operação atravessa fronteiras.
Você como investidor já parou para analisar essas empresas?
Vamos aos números mais básicos:
Empresa | Ticker | P/L | EV/EBIT | ROE | ROIC | Cresc. receitas 5 anos | VL de mercado |
Amazon | AMZO34 | 64 | 51 | 31 | 21 | 29% | + R$ 8 Tri |
Mercado Livre | MELI34 | - | 272 | - | 7,5 | 43% | + R$ 370 Bi |
Magazine Luiza | MGLU3 | 224 | 117 | 8 | 12 | 26% | + R$ 139 Bi |
Alibaba | BABA34 | 26 | 36 | 14 | 6,4 | 42% | + R$ 3 Tri |
É impressionante o crescimento das vendas e valor de mercado que essas empresas atingiram nos últimos anos.
A pandemia colaborou para antecipar o crescimento do setor nos próximos anos. É um caminho sem volta.
Incluir uma destas ações para explorar o crescimento do setor, bem como todas as opcionalidades do negócio, é algo que pode fazer sentido e que ventila-se essa possibilidade de inclusão na carteira do Canal Joias da Bolsa.
Quem me acompanha já sabe que 50% do peso na minha análise de ações é em relação a precificação, isto é, analisar se em comparação aos pares a empresa em questão apresenta desconto.
Neste aspecto a Alibaba chama a atenção, já que negocia apenas 26x o lucro e possui um EV/EBIT de 36, o menor entre seus pares.
Múltiplos fundamentalistas até bastante folgados se pensarmos a capacidade de escala do negócio.
A Alibaba é uma gigante chinesa.
O grupo possui mais de 890 milhões de clientes ativos na China e mais de 240 milhões no resto do mundo.
Percebe a magnitude destes números?
O Brasil possui um pouco mais de 210 milhões de pessoas, a Alibaba possui o equivalente a mais de 5 vezes a quantidade de pessoas do país inteiro como clientes ativos.
O último resultado reportado pela empresa foi de US$ 30 bilhões em receitas.
Vale destacar que o mercado de e-commerce chinês possui muito espaço para crescimento, as 20 maiores empresas do setor ocupam uma fatia inferior a 20% do total.
Para você ter uma ideia, nos Estados Unidos essa fatia é superior a 50%.
Essa pulverização entre empresas cria um cenário oportuno para uma consolidação através de aquisições de empresas menores.
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As vendas dessas empresas crescem consistentemente desde 2017 e nos últimos anos a geração de caixa acelerou.
Para esse segmento de negócio e para a fase de crescimento, a geração de caixa é mais importante do que lucro.
Empresas com liquidez podem crescer e se consolidar através de aquisições, como já vimos o mercado chinês tem muito espaço para isso.
Até setembro de 2020, a empresa possuía mais de US$ 90 bilhões em caixa.
O ponto é que o receio de medidas mais duras vindas do governo chinês, alegando práticas monopolísticas pela Alibaba, gerou insegurança aos investidores e consequentemente queda no preço das ações.
As ações BABA caíram de US$ 319 para US$ 204, representando uma queda superior a 35%.
Nas duas extremidades, seja no excesso de confiança ou no excesso de pessimismo, os investidores normalmente precificam erroneamente os ativos.
É aí que surgem oportunidades que gostamos no Joias.
Estamos de olhos abertos para o BDR BABA34. Para qualquer movimentação, os assinantes serão avisados em primeira mão.