O que é EV/EBITDA?

O EV/EBITDA é um indicador fundamentalista que surge através da relação entre outros dois componentes financeiros. Essa ferramenta muito usada na análise de comparação de múltiplos, combina os indicadores:

  1. EV:  ou Enterprise Value (“valor da firma”), é responsável por identificar o valor total de uma companhia para capitalização no mercado de ações;
  2. Ebitda: ou Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, é um indicador responsável por avaliar e mostrar qual a geração operacional de caixa de uma organização.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Portanto, EV é o valor necessário para comprar uma companhia e todos seus ativos. Ao somar valor de mercado e dívidas, e depois subtrair caixa e os equivalentes de caixa.

Em português LAJIDA (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), o Ebitda demonstra o resultado operacional de uma empresa. Antes de descontar juros, impostos, amortizações e depreciação de bens.

A partir da combinação EV/EBITDA, é possível analisar o potencial de crescimento de empresas. Sendo esses dados, disponibilizados no DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) de cada negócio.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Para que Serve o Indicador EV/EBITDA?

O indicador EV/EBITDA tem um cálculo bastante útil, sendo aplicado nas áreas contábeis e financeiras. De forma interna, nas empresas, ele é obtido através dos mais diversos lançamentos.

De modo que se relaciona com suas vendas, custos, etc. Já em um aspecto externo, seu cálculo tende a ser utilizado por investidores como forma de analisar tais empresas. 

Pois, esse indicador fundamentalista os permite analisar o valor que diferentes organizações presentes no mercado financeiro possuem. Nesses casos, baseando-se em resultados dos cálculos já fornecidos pelas próprias companhias.

O EV/EBITDA, basicamente, nos diz qual a realidade de uma empresa. Por isso, é bastante usado como parâmetro comparativo entre organizações com diferentes:

  • Regimes tributários;
  • Estrutura de capital.

Além disso, ele pode ser usado na comparação entre empresas nacionais em relação às internacionais. Mas, um ponto desfavorável de seu cálculo são as distorções sofridas ao desconsiderar junto a outros indicadores:

  • Aplicações em capital de giro;
  • Cargas tributárias;
  • Taxas de juros.

Entretanto, é possível construir uma forte análise com o EV/EBITDA. Na qual, são analisados o nível de endividamento, seus possíveis impactos e outros aspectos.

Isso faz com que o cálculo seja importante em cenários de fusão e aquisição de empresas. A fim de estimar como um novo quadro de capital será composto, seus riscos e vantagens.

Em resumo, esse indicador serve para comparar empresas e analisar variações dentro de uma. A interpretação adotada em relação aos seus resultados depende apenas de quem vai utilizá-lo.

Vantagens e desvantagens do EV/EBITDA

O EV/EBITDA é um indicador considerado por muitos, preferível para análises se comparado ao indicador P/L. Este segundo, discorre sobre a relação preço lucro.

Por ser praticamente uma ferramenta universal, isso o torna tão importante nos processos de fusões e aquisições empresariais. Algumas vantagens de seu uso são:

  • Faz a análise do nível de endividamento do negócio em diferentes períodos;
  • Remove efeitos como depreciação e amortização, que não afetam o caixa; 
  • Permite diferentes tipos de comparações entre empresas;
  • Tem quase sempre um valor positivo.

Quanto às desvantagens do EV/EBITDA, existem dois pontos negativos a se destacar sobre o indicador: 

  • Não ser uma medida precisa para analisar o real FCFE (Fluxo de Caixa Livre do Acionista), já que ignora diversos aspectos que impactam em sua geração;
  • Suas falhas ao mostrar os possíveis prejuízos no caso de empresas que pagam um grande volume de juros, devido a sua alta alavancagem.

Como Calcular o EV/EBITDA?

O resultado do EV/EBITDA é obtido pela divisão do Enterprise Value (EV) de uma empresa, por seu Ebtida. Basta ter acesso ao resultado de cada indicador fornecido pela própria companhia.

Mas, é possível calculá-los você mesmo através de suas respectivas fórmulas. A fórmula para determinar o valor da firma, aplicada apenas para empresas de capital aberto, é: 

EV = Capitalização + Dívida - Caixa e Equivalentes - Ativos Não-operacionais

Aqui, a capitalização representa o “valor de mercado” e a dívida são os passivos brutos, de curto e longo prazo. Para calcular o Ebitda, é possível utilizar duas fórmulas:

Ebitda = Resultado Líquido + Juros + Impostos + Depreciação + Amortização

Ebitda =  Resultado Operacional + Depreciação + Amortização