Apesar da forte queda na estreia na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), os sócios da Eve - startup dos "carros voadores" da Embraer (EMBR3) - apostam no potencial de longo prazo da companhia, que busca solucionar dois problemas atuais: o trânsito caótico das grandes cidades globais e a necessidade de redução das emissões de carbono.
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"Em dez anos, a Eve pode ter o tamanho da Embraer hoje", afirmou o presidente da fabricante aeronáutica brasileira, Francisco Gomes Neto.
Ontem, enquanto executivos e investidores participavam de evento de listagem das ações em Wall Street - com direito a um simulador do eVTOL (sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) -, as ações da startup estreavam com queda. No fim do dia, os papéis caíram 23,5%, cotados a US$ 8,66.
Tendência
O mau começo na Bolsa, na verdade, segue um movimento que se observa já há alguns meses no segmento.
Todas as empresas que desenvolvem eVTOLs e abriram o capital registram desvalorização de seus papéis no mercado financeiro.
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Sem contar a Eve, o recuo, em média, é de 57,5%. De acordo com o presidente da Embraer, a associação com a companhia de propósito específico (Spac, na sigla em inglês) Zanite ajudará a acelerar o negócio da Eve.
Foi essa fusão, aprovada na semana passada, que possibilitou a listagem da Eve em Nova York.
No entanto, o mercado também tem mostrado desconfiança em relação às Spacs.
De um total de 199 negócios que se fundiram a empresas de propósito específico para chegar à Bolsa americana, apenas 11% acumulam alta desde a estreia, segundo estudo da Renaissance Capital. Na média, a desvalorização é de 43%.
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A Eve só deve entrar em serviço em 2026.
A princípio, o eVTOL comportará quatro pessoas, além do piloto. No futuro, porém, a Eve mira um carro voador autônomo, segundo o presidente da Embraer.
Mas tal passo deve ser dado apenas depois de 2030, de acordo com o executivo.
Desafios
A forte baixa tem por trás também a perspectiva de longo prazo do negócio. Empresas de eVTOL têm o desafio de viabilizar seus produtos e implementá-los no mercado.
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Precisam desenvolver as tecnologias necessárias e também conseguir a certificação dos órgãos reguladores, além de criar a infraestrutura dos locais onde as aeronaves vão pousar, decolar e ser recarregadas.
Sobre a certificação, Gomes afirmou que a empresa já está trabalhando com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no Brasil, e com as autoridades nos EUA e na Europa.
A companhia já tem em mãos 1,8 mil cartas de intenção que somam US$ 5,4 bilhões em pedidos, feitos por 17 clientes de diversas regiões do mundo - entre eles, estão operadores de aviação e empresas de leasing.
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A Eve possui hoje capital de US$ 380 milhões, recursos considerados suficientes para a empresa se manter até a certificação dos "carros voadores", o que está previsto para ocorrer em 2025.
Ou seja, estão descartadas, ao menos por ora, novas rodadas de investimento.
Resultado da Embraer no Primeiro Trimestre de 2022
O resultado da Embraer (EMBR3) no primeiro trimestre de 2022 (1t22), divulgado no 29 de abril, apresentou um prejuízo de R$ 165,2 milhões no 1T22, uma redução no prejuízo de -66,3% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
O Ebitda da Embraer atingiu um prejuízo de R$ 1,1 milhão no 1T22, apresentando queda de -101,3% na comparação com o 1T21.
A margem Ebitda da Embraer totalizou 0,0% no 1T22, apresentando queda de -1,8 ponto percentual na comparação com o 1T21.
A margem líquida da Embraer atingiu -5,4% no 1T22, apresentando crescimento de 5,7 pontos percentuais na comparação com o 1T21.
As ações da Embraer (EMBR3) acumulam queda 9,32% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 22,98% nos últimos 12 meses.
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This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.Fonte: Estadão Conteúdo.
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