O que é SG&A?
SG&A é a sigla para Selling General & Administrative Expense, cuja tradução livre é “Despesas Administrativas e Vendas Gerais”.
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O SG&A nada mais é do que uma ferramenta de gestão que permite avaliar os gastos de uma empresa em relação a sua parte administrativa.
As despesas que o SG&A abrange são reportadas na demonstração do resultado como a soma de todas as despesas de vendas diretas e indiretas e todas as despesas gerais e administrativas.
Exposto de outra forma, o SG&A inclui todos os custos não diretamente vinculados à fabricação de um produto ou à execução de um serviço.
Ou seja, SG&A inclui os custos de venda e entrega de produtos e serviços e os custos de gestão da empresa.
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Entendendo o SG&A
Os custos que aparecem no SG&A incluem quase tudo que não está incluído no custo dos produtos vendidos (CPV).
Entre estes podemos incluir custos como:
- Salários de funcionários do escritório;
- Serviços de contabilidade;
- Funcionários de TI;
- Campanhas de marketing;
- Setor de recursos humanos;
- Comissões de vendas;
- Materiais de escritório;
- Serviços de limpeza;
- Aluguéis;
- Entre outras coisas mais.
Vale destacar que nem todas as despesas que não participam diretamente da produção podem ser incorporadas no SG&A.
Algumas dessas despesas são o gasto com juros e os custos com pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Essas despesas não entram no SG&A pois têm suas próprias linhas na demonstração de resultado.
No geral, o SG&A pode ser separado em duas categorias:
- Despesas de venda;
- Despesas gerais e administrativas.
Vejamos um pouco sobre cada uma delas.
Despesas de venda
Despesas de vendas podem ser divididas em custos diretos e indiretos associados à venda de um produto.
Os custos diretos estão diretamente relacionados ao produto específico que está sendo vendido.
As despesas de venda direta ocorrem apenas quando o produto é vendido e podem incluir o envio de suprimentos, despesas de entrega e comissões de vendas.
Os custos indiretos são basicamente itens nos quais o dinheiro é gasto para gerar vendas.
As despesas de vendas indiretas são custos que ocorrem durante o processo de fabricação e depois que o produto é finalizado, como propaganda e marketing do produto, contas de telefone, e salários do pessoal de vendas.
Despesas gerais e administrativas
As despesas gerais e administrativas são chamadas de despesas gerais da empresa.
Estes são os custos que uma empresa deve incorrer para abrir as portas todos os dias.
As despesas gerais e administrativas são incorridas nas operações do dia-a-dia de uma empresa e não podem estar diretamente vinculadas a nenhuma função ou departamento específico da empresa.
Eles são mais fixos do que os custos de venda porque pouco variam conforme o nível de produção.
Os custos gerais e administrativos também incluem salários de pessoal em determinados departamentos, exceto aqueles relacionados a vendas ou produção.
Para que serve o SG&A?
O SG&A é uma forma de mensurar os custos administrativos e de venda que, ao serem deduzidos da receita, permite encontrar o resultado líquido do exercício.
Na demonstração do resultado, primeiramente é deduzido da receita líquida os custos dos produtos vendidos (CPV), o que nos dá o valor da margem bruta.
Em seguida, se deduz os valores encontrados no SG&A, entre as demais despesas que ficaram de fora, para podermos obter o lucro líquido.
Além disso, separar as despesas administrativas e de venda dos custos de produção é muito importante para a empresa saber gerenciar melhor os seus custos.
Isso porque se os custos administrativos e de venda forem muito altos podem inibir os esforços para melhorar a produtividade e menores serão os lucros.
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