Um grupo de acionistas do Twitter (TWTR34) está processando Elon Musk por supostamente não divulgar prontamente que comprou uma participação significativa na empresa de mídia social.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O CEO da Tesla (TSLA34) e da SpaceX revelou em 4 de abril que acumulou uma participação de 9,2% no Twitter, levando as ações a dispararem, já que os investidores viram o movimento como um voto de confiança.

Mas sua revelação pode ter sido tarde demais.

As leis comerciais federais determinam que os investidores devem informar a Securities and Exchange Commission dentro de 10 dias quando adquirirem mais de 5% de participação em uma empresa.

Musk, que começou a comprar ações do Twitter em janeiro, supostamente atingiu esse marco em 14 de março, o que significa que ele deveria ter informado à SEC até 24 de março.

O processo, aberto na terça-feira em Nova York pelo escritório de advocacia Block & Leviton em nome de vários acionistas do Twitter, alega que Musk conseguiu comprar mais ações do Twitter a um preço deflacionado no período entre ultrapassar o limite de 5% e divulgar publicamente sua participação.

Especialistas jurídicos e de valores mobiliários disseram ao The Washington Post que o atraso pode ter ajudado Musk a faturar US$ 156 milhões.

As ações do Twitter saltaram 27% em 4 de abril, depois que foi divulgado que Musk havia acumulado sua participação de 9,2%, no valor de quase US$ 3 bilhões.

O processo de ação coletiva foi aberto em nome de investidores que alegam ter perdido ganhos potenciais que poderiam ter realizado se Musk tivesse divulgado sua participação anteriormente.

“O que parece muito claro é que Elon Musk perdeu o prazo de 10 dias aplicável para arquivamento sob as Seções 13(d) e 13(g) da Lei de Valores Mobiliários de 1933 para relatar 5% de participação em uma empresa pública”, Alon Kapen, um advogado de transações com Farrell Fritz, disse em um comunicado compartilhado com a CNBC.

“Isso deu a ele 10 dias extras para comprar ações adicionais (ele aumentou sua propriedade durante esse período em 4,1%) antes do aumento do preço por ação que ocorreu quando ele finalmente anunciou suas participações em 4 de abril”, acrescentou Kapen.

Após a divulgação de sua participação no Twitter, Musk revelou que também pretendia ocupar um lugar no conselho da empresa. No entanto, por motivos que não foram anunciados, ele decidiu não assumir o cargo.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.