Para viver tranquilamente e não se preocupar com a perda da riqueza, você precisa evitar esses 5 piores erros ao investir para proteger o patrimônio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Acumular uma grande quantia pode não ser suficiente para garantir a segurança e a estabilidade financeira no longo prazo, afinal, seu dinheiro pode ser ameaçado por diversos fatores como:

  • Inflação;
  • Variação da taxa de juros;
  • Mudanças no cenário político;
  • Conflitos internos e externos;
  • Taxas e impostos;
  • Maus investimentos;
  • Disputas judiciais, entre outros.

Por isso, para investir do jeito certo e proteger o patrimônio, é preciso evitar esses

5 erros durante o planejamento e execução da sua estratégia:

1) Não ter consciência de quanto ganha e gasta

Não é porque você acumulou uma boa quantia de dinheiro que não deve se preocupar com o planejamento financeiro.

Grandes patrimônios podem desaparecer com a falta de controle financeiro.

Mesmo que adote uma estratégia focada na preservação patrimonial, gastos descontrolados e resgates constantes das aplicações podem corroer sua riqueza.

Para evitar passar por dificuldades no futuro, não gaste mais do que ganha e tenha um planejamento alinhado com o que precisa e espera para o futuro.

As gestoras de grandes fortunas, também conhecidas como wealth managements, estão prontas para te ajudar com estratégias individualizadas para proteger o patrimônio e proporcionar qualidade de vida para a família.

2- Não se preocupar com a inflação

Para proteger o patrimônio que foi construído não basta ter liquidez e previsibilidade nos resgates, é preciso conseguir manter o poder de compra.

Para garantir que seu dinheiro possa comprar as mesmas coisas no futuro, é preciso fazer investimentos acima da inflação. Com o montante corrigido, você poderá manter o mesmo nível de vida que tem ou quer ter.

Sabe a sensação de que o custo de vida está muito mais caro hoje do que era no passado? Isso não acontece porque estamos "ganhando menos", mas porque perdemos o poder de compra de nosso patrimônio.

Para efeito de comparação, em 28 anos do Plano Real, a inflação acumulada alcançou a marca de 653%.

Isso significa que uma nota de R$ 100 hoje compra o mesmo que R$ 13,91 compravam em julho de 1994.

Portanto, se o seu patrimônio total render abaixo do que for a variação de sua inflação pessoal, ou seja, do quanto variou seu plano de saúde, a escola de seus filhos, os preços dos alimentos, etc, você perdeu seu poder de compra.

Por isso, sempre fique atento ao retorno real dos seus investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3- Falta de diversificação dos investimentos

Um dos piores erros ao investir para proteger o patrimônio é investir de forma excessivamente conservadora (sem necessidade) e achar que está protegido.

Mesmo uma carteira recheada de títulos de diferentes vencimentos e diversos emissores não está diversificada, pois todos eles estão expostos a uma única classe de risco, o da renda fixa

Neste caso, a variação da taxa de juros será predominantemente responsável pelos seus resultados. Em um cenário de juros altos, isso tende a ser positivo, contudo, em momentos de queda da Selic, eles perdem.

Já com uma carteira montada e diversificada em outras classes, como, por exemplo, o dólar e as ações, a perda em um investimento pode ser amenizada com o retorno de outros investimentos, contribuindo para a preservação patrimonial.

4- Não proteger o patrimônio contra problemas pessoais

Qualquer pessoa está sujeita a imprevistos e eventos familiares que podem gerar gastos inesperados, mas para as pessoas de alto patrimônio, esses problemas possuem alguns agravantes.

Se você é o provedor de sua família, os riscos de morte e invalidez podem ter um impacto muito negativo sobre sua renda futura e de sua família.

O planejamento da herança e/ou partilha de bens em caso de divórcio também vale ser pensado para quem possui maiores recursos.

Nesses casos, a criação de uma holding familiar pode ser uma alternativa mais segura e barata para lidar com toda a burocracia.

5- Fazer tudo sozinho

Talvez o pior erro ao investir para proteger o patrimônio seja fazer tudo por conta própria, muitas vezes cometendo erros graves e caros até aprender.

Um patrimônio robusto necessita de cuidados especiais, principalmente para quem quer preservar essa quantia.

Nesses casos, a ajuda de um profissional financeiro sem conflito de interesses, será de grande valia para te guiar pelo mercado e evitar as armadilhas, como taxas altas, tributos, uma má alocação de ativos, entre outros.

Portanto, confie seus investimentos a uma boa consultoria de investimento para ter acesso às melhores informações e estratégias para investir e proteger o patrimônio de acordo com a sua realidade, perfil e objetivos.

Não erre mais ao investir. Com o serviço de uma consultoria de investimentos você tem um acompanhamento individual e personalizado para potencializar a realização dos seus objetivos financeiros.

Informe o DDD + 9 dígitos