O dinheiro que você conquistou ao longo dos anos pode ser ameaçado por diversos fatores. Veja como investir para proteger o patrimônio do jeito certo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Alterações no cenário econômico, como inflação e variação da taxa de juros, mudanças políticas, conflitos internos e externos, bem como questões jurídicas podem podem impactar no seu patrimônio.

Para se proteger das flutuações da economia, evitar sofrer grandes perdas e estar preparado para imprevistos, é fundamental adotar uma estratégia de proteção do patrimônio. 

Embora não seja possível eliminar completamente o risco, é possível minimizá-lo significativamente no longo prazo trazendo mais segurança e estabilidade financeira pelo resto da vida.

Para descobrir o jeito certo de investir para proteger o patrimônio, continue a leitura e veja as estratégias e as carteiras que consideram a preservação patrimonial.

O que é proteção patrimonial?

A proteção patrimonial consiste em um conjunto de práticas que buscam preservar o patrimônio conquistado.

No âmbito dos investimentos, isso inclui as medidas para proteger o capital de perdas e diminuir os riscos potenciais, bem como reduzir a carga de impostos e taxas pagas, planejar a sucessão e herança.

Ao se investir para proteger o patrimônio, o foco é a preservação de capital, ou seja, a proteção do valor total dos investimentos, de modo que este não seja tão afetado pela inflação, taxa de juros e demais fatores fora do controle do investidor.

A estratégia de preservação do patrimônio geralmente inclui a diversificação de investimentos, o uso de instrumentos de hedge, a seleção de ações com fundamentos mais sólidos, o investimento no exterior, entre outras práticas.

Com isso, se busca prevenir ou minimizar qualquer ameaça ao capital construído, tanto no presente quanto no futuro.

Por que investir para proteger o patrimônio

Ao incluir estratégias de preservação de capital dentro do seu plano de investimentos você consegue ter mais segurança e pode dormir tranquilo sabendo que seu dinheiro está bem aplicado.

Veja os principais motivos para proteger o patrimônio:

Assegurar o patrimônio

Um patrimônio está exposto a diversos riscos, seja aqueles atrelados à economia, ao mercado financeiro, às questões fiscais e familiares. 

Todas essas ameaças podem levar à perda total ou parcial dos bens

Investir para proteger o patrimônio significa adotar medidas preventivas para proteger o dinheiro contra possíveis perdas.

Afinal, quando se perde parte do capital investido, é muito mais difícil recuperá-lo.

Reduzir os custos 

Entre as práticas para proteger o patrimônio está o planejamento tributário que visa reduzir legalmente os impostos pagos nos investimentos, bem como garantir a regularidade fiscal e proteger sua riqueza.

Facilitar a sucessão patrimonial

O investimento com foco na preservação do patrimônio também pode atuar na sucessão.

Dependendo do instrumento utilizado, permite organizar o processo e definir a partilha, diminuindo os riscos de conflitos e problemas entre os herdeiros.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Investimentos para proteger o patrimônio

Existe uma vasta gama de produtos, dos mais simples aos mais sofisticados, que podem ser utilizados na carteira de quem busca preservar o patrimônio construído.

O investidor tanto pode focar na proteção, como buscar o equilíbrio entre lucro e segurança.

É possível conseguir a preservação do capital investindo em produtos que possuem mecanismos que neutralizem a inflação, como os ativos indexados ao IPCA ou ao IGPM.

Outra porção pode ser investida em ações de qualidade, ou seja, de empresas sólidas, com bons retornos e histórico de resiliência em períodos de crise.

Ativos dolarizados também fornecem uma proteção patrimonial, assim como demais estratégias de hedge.

Indivíduos e famílias com patrimônio mais elevado podem contratar o serviço de uma wealth management para ajudar no cuidado e proteção do patrimônio.

Melhor carteira para preservação do patrimônio

A macro alocação para investir com o objetivo de preservar o patrimônio baseia-se basicamente em:

  • Reserva de liquidez: parte do portfólio destinada a reservas de liquidez e estratégica para oportunidades;
  • Indexados: parte do portfólio que explora as opções de renda fixa;
  • Macro estratégico: parte do portfólio que explora as projeções da curva de juros futura, moedas e índices econômicos;
  • Qualidade: parte do portfólio destinada a ações consideradas de alta qualidade e consistência;
  • Hedge: parte do portfólio que calibra o risco da carteira, reduzindo a volatilidade através de ativos de correlação negativa com bolsa;
  • Mercados internacionais: parte do portfólio destinado a explorar oportunidades globais e reduzir exposição ao risco doméstico.

Dito isso, a porcentagem em cada classe de ativos varia conforme o perfil do investidor e seus objetivos.

Uma carteira hipotética para o perfil conservador seria:

  • Reserva de Liquidez: 10%
  • Indexados: 70%
  • Macro estratégico: 15%
  • Qualidade: 3%
  • Hedge: 2%

Uma carteira hipotética para o perfil moderado seria:

  • Reserva de Liquidez: 10%
  • Indexados: 60%
  • Macro estratégico: 15%
  • Qualidade: 7%
  • Hedge: 3%
  • Mercados Internacionais: 5%

Uma carteira hipotética para o perfil agressivo seria:

  • Reserva de Liquidez: 10%
  • Indexados: 45%
  • Macro estratégico: 25%
  • Qualidade: 15%
  • Hedge: 2%
  • Mercados Internacionais: 3%

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Onde:

  • Reserva de liquidez: Selic e CDB pós;
  • Indexados: Tesouro Selic, CDB, LCI, LCA, Tesouro IPCA+;
  • Macro estratégico: Fundos multimercados que reúnem estratégias de juros, inflação, moedas, ações, commodities e crédito, como, por exemplo: Quantitas Galápagos, Absolute Vertex, SPX Nimitz Gripen Advisory;
  • Qualidade: alguns exemplos de ações de qualidade são BPAC11, CSAN3, EGIE3, KLBN4, SMTO3, TUPY3, UNIP6, VALE3, entre outras;
  • Hedge: São exemplos de ativos o ETF GOLD11, que busca replicar a performance do preço do ouro, e o Trend Dolar, que possui posição em contratos futuros de dólar na B3;
  • Mercados Internacionais: Alguns exemplos de ativos internacionais são BRKB, KO, JPM, MSFT, AAPL, entre outros. Outra alternativa são os fundos com exposição global como Kapitalo Alpha Global Advisory e o Bridgewater Core Global Macro Advisory, este último mistura as renomadas estratégias da Bridgewater.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Como investir certo para proteger o patrimônio

Adotar estratégias de investir para proteção patrimonial é uma medida relevante para qualquer pessoa que possua um patrimônio significativo. 

Embora não exista um valor mínimo ou máximo para se adotar medidas preventivas de proteção patrimonial, sabe-se que quanto maior for o patrimônio, maior é o risco de perda e, consequentemente, mais devastadora pode ser a queda.

Por isso, se você quer investir do jeito certo, é necessário adotar medidas preventivas para garantir a segurança e a estabilidade financeira no longo prazo como:

Diversificar os investimentos

Uma estratégia bastante utilizada para a proteção patrimonial é a diversificação de investimentos. 

Ela consiste em compor seu portfólio alocado em ativos descorrelacionados entre si de modo a obter um risco-retorno adequado.

Investir no exterior

Outra forma de proteger o patrimônio são os investimentos internacionais.

A ideia é bastante parecida com a diversificação, mas com a exposição a economias e moedas mais fortes, se brincando do risco-Brasil.

O mercado norte-americano, por exemplo, é bastante utilizado nessa estratégia.

Criar uma Holding patrimonial / Family Offices

Um family office ou holding familiar é uma estrutura montada para famílias de alto patrimônio que centraliza diversos aspectos da administração de bens e direitos de uma ou mais pessoas físicas.

Além de ser uma estratégia de proteção e o crescimento patrimonial no longo prazo, também funciona para o planejamento sucessório e perpetuação de riquezas ao longo de gerações, pois facilita a partilha de bens.

Contar com ajuda profissional

Como cada pessoa e família possui sua própria realidade, a ajuda profissional individualizada e sem conflito de interesses é a melhor maneira de proteger seu patrimônio.

Se você não tiver certeza de onde começar ou quais investimentos são adequados para você, considere procurar um consultor de investimentos experiente

O consultor está pronto para fornecer orientações não só sobre os investimentos mais adequados para seu perfil e objetivos específicos, mas as estratégias que podem ser tomadas para proteger o patrimônio da sua família.

Informe o DDD + 9 dígitos