O que é VIX?

Cboe Volatility Index (VIX) é um índice que mensura a volatilidade das ações que compõem o índice S&P 500 (SPX).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Basicamente, a volatilidade se refere à rapidez com que os preços mudam, costumando ser usada para avaliar o sentimento do mercado e, em particular, o nível de incerteza entre os participantes do mercado.

Quanto maior a volatilidade, e portanto o VIX, maior é a sensação de incerteza e medo dos agentes do mercado.

Por isso mesmo que o VIX é conhecido como o índice do medo.

O VIX foi criado pela Chicago Board Options Exchange (CBOE) - a maior bolsa de opções dos EUA - e mantido pela Cboe Global Markets.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Entendendo o VIX

O VIX é um dos indicadores mais importantes no mercado financeiro, podendo ser usado para várias finalidades.

Primeiramente, os investidores usam o VIX para medir o nível de percepção de risco, medo ou estresse no mercado ao tomar decisões de investimento.

Além disso, é também possível negociar o VIX usando uma variedade de opções e produtos negociados em bolsa, ou usar os valores VIX para precificar derivados.

Para entender como o VIX funciona precisamos, antes de tudo, entender o conceito de volatilidade.

No mercado financeiro, a volatilidade é uma medida estatística do grau de variação dos preços de negociação dos ativos observado ao longo de um período de tempo.

Em outras palavras, a volatilidade tenta medir a magnitude dos movimentos de preços que um instrumento financeiro experimenta ao longo de um determinado período de tempo. 

Quanto mais dramáticas forem as oscilações de preço neste instrumento, maior será o nível de volatilidade e vice-versa.

Ter uma medida quantitativa padrão para a volatilidade torna mais fácil comparar os movimentos de preços possíveis e o risco associado a diferentes títulos, setores e mercados.

É com base nessa necessidade que o VIX foi introduzido no mercado em 1993 pela Cboe.

O objetivo foi o de medir a expectativa do mercado quanto à volatilidade futura. 

Atualmente, o VIX é um indicador bem estabelecido no mercado financeiro internacional, sendo utilizado em todo lugar no mundo.

Ele é calculado em tempo real com base nos preços ao vivo do índice S&P 500.

Devido a sua aderência internacional, a Cboe iniciou, em abril de 2016, a disseminação do Índice VIX fora do horário de negociação dos EUA. 

Como o VIX é calculado?

Por ser um índice prospectivo, o VIX é construído usando as volatilidades implícitas nas opções do SPX e representa a expectativa do mercado de volatilidade futura de 30 dias do referido índice.

Os valores do índice VIX são calculados usando as opções padrões do SPX negociadas pela Cboe (que expiram na terceira sexta-feira de cada mês) e usando as opções SPX semanais (que expiram em todas as outras sextas-feiras). 

São consideradas apenas as opções do SPX cujo prazo de validade é de 23 e 37 dias.

A fórmula matemática é bastante complexa, e por isso não iremos apresentá-la aqui. Mas podemos entender a sua lógica, que é um pouco mais simples.

Caso queira entender mais aprofundadamente a fórmula do VIX, você pode encontrar informações no site do Cboe.

Para calcular o VIX, o Cboe estima a volatilidade esperada do índice S&P 500 agregando os preços ponderados de várias opções de venda e de compra da SPX em uma ampla gama de preços de exercício. 

Todas essas opções qualificadas devem ter preços de compra e venda diferentes de zero válidos, que representam a percepção do mercado de quais opções de preços de exercício serão atingidas pelas ações subjacentes durante o tempo restante para expirar. 

Para que serve o VIX?

O VIX é um indicador que não apenas ajuda os investidores a procurar períodos turbulentos e calmos.

Ele também permite que se tenha uma ideia do sentimento dos grandes participantes do mercado. 

Isso é útil não apenas na preparação para mudanças de tendência, mas também quando os investidores estão determinando qual estratégia de hedge de opção é a melhor para seu portfólio.

Caso tenha se interessado e quiser saber mais sobre como o VIX pode incrementar sua estratégia de investimento, saiba que temos um artigo completo aqui no site sobre este assunto.