O que é viés de projeção?

Viés de projeção é um viés cognitivo que nos induz a avaliar o futuro como uma extensão direta do presente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, é quando esperamos que no futuro as condições atuais permanecerão.

Como as evidências nos mostram, o futuro é muito difícil de ser previsto, principalmente porque as situações vão se modificando ao longo do tempo.

Um time de futebol, por exemplo, pode ser o melhor nas primeiras rodadas do campeonato. Entretanto, muita coisa pode acontecer até o final. 

Tanto o referido time mudará os jogadores, quanto os adversários também se adaptarão às condições.

O viés de projeção, portanto, nos induz a desconsiderar as possíveis mudanças de fatores e as novas informações que existirão entre o hoje e o futuro previsto.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o viés de projeção?

Como todo viés cognitivo, o viés de projeção afeta nossa racionalidade e nos induz a avaliar as situações de forma equivocada.

Como em quase tudo na vida, fazemos as coisas pensando em seus efeitos futuros, temos que formular constantemente expectativas.

Formulamos expectativas quanto ao trânsito, à demanda de um produto, à qualidade de um filme quando vamos ao cinema, entre várias outras coisas mais.

Entretanto, para tentar prever o futuro, temos apenas informações sobre o passado e o presente à nossa disposição.

Com isso, para simplificar o complexo processo de previsão, é comum que tenhamos que manter algumas coisas constantes.

No caso, o viés de projeção entra em cena e nos induz a manter as condições do presente como fixas, de modo que o futuro seja representativo destes mesmos fatores.

Podemos alterar um ou outro objeto da nossa avaliação, que acreditamos que poderá mudar ao longo do tempo, mas mesmo essas alterações tendem a seguir uma tendência observada nos últimos tempos.

Dessa forma, negligenciamos qualquer novidade repentina que poderá ocorrer entre o hoje e o futuro, e que poderá mudar radicalmente o cenário.

Fazemos isso até porque é impossível prever esses acontecimentos.

Efeitos do viés de projeção

Embora o viés de projeção seja um ajuste útil da nossa mente que utilizamos na hora de fazer projeções, ele tende a nos induzir a erros.

Na economia comportamental, o viés de projeção se refere à suposição de que as pessoas manterão seus gostos ou preferências ao longo do tempo.

Suponhamos que tenhamos o trabalho de projetar a demanda por Coca-Cola com base apenas na variação dos preços e da renda.

Neste caso, o que fazemos é pegar o histórico de demanda passada e verificar quanto a demanda mudou com base na alteração dos preços e da renda.

Entretanto, há vários fatores que podem alterar a demanda pelo refrigerante, como por exemplo:

  • Alteração das preferências dos consumidores;
  • Melhoria de qualidade dos produtos da concorrência;
  • Surgimento de alguma pesquisa que mostra os malefícios do consumo de Coca-Cola;
  • Mudanças climáticas (tendemos a consumir mais refrigerante no calor);
  • Entre outras coisas mais.

Todos estes fatores são difíceis de serem previstos com base apenas nos dados do passado e presente, mas são fundamentais para definir o nível de demanda futuro.

Viés de projeção nos investimentos

O viés de projeção pode afetar nossas decisões de investimentos de várias formas.

A principal delas é quando vamos avaliar as possibilidades de valorização de um ativo com base no seu comportamento passado.

Esquecemos, inclusive, daquela célebre frase que vários analistas usam para chamar atenção dos novos investidores:

“Performance passada não é sinônimo de performance futura”.

Ou seja, não é porque um fundo de investimentos teve um elevado ganho no passado que manterá sua performance nos próximos anos.

O mercado de capitais segue um processo de crescimento incerto. Não há garantias de que as valorizações passadas irão se repetir no futuro.

Pode haver ganhos maiores ou menores.

Tudo dependerá de como a economia e as empresas irão se comportar no futuro, entre o hoje e o amanhã.

O que aconteceu no passado só nos serve para informar a situação com que os fatos futuros irão se desdobrar, e não o que irá de fato acontecer.

Portanto, tenha sempre em mente a possibilidade de que coisas novas ocorram e mudem totalmente o cenário de suas projeções.