O que é Viés de Positividade?

Viés de Positividade é um viés cognitivo que nos induz a dar maior atenção às experiências boas do que as ruins.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Isso pode afetar a nossa vida das mais variadas formas possíveis.

Desde relacionamentos amorosos até experiências de viagem, consumo, trabalho, e por aí afora.

Por exemplo, podemos ir a um restaurante e dar nota máxima apenas por ter feito amizade com o proprietário do estabelecimento, mesmo que a comida e o ambiente sejam ruins.

Neste caso, uma única experiência positiva pode nos fazer esquecer várias coisas negativas, como a má qualidade da comida, do ambiente e do tratamento dos outros funcionários.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Viés de positividade?

O viés de positividade é a nossa tendência não apenas de registrar estímulos positivos mais prontamente, mas também de insistir nesses eventos. 

Este é inclusive o extremo oposto do viés de negatividade, que é quando tendemos a dar maior atenção aos fatos negativos que os positivos.

Apesar de parecer contraditório sermos acometidos por dois vieses radicalmente opostos, devemos ter noção de que ambos não atuam ao mesmo tempo na nossa mente.

Isso porque cada um destes vieses atuarão de forma separada em cada momento específico de nossas vidas.

Poderá haver memórias que iremos dar mais atenção para os aspectos positivos, enquanto em outras iremos salientar com mais força os pontos negativos.

Quando estamos sob efeito do viés da positividade, significa que sentimos a satisfação e alegria de um fator positivo, como um elogio, com mais força do que um fator negativo, como uma repreensão.

Esse fenômeno psicológico explica por que as primeiras impressões positivas podem ser tão impressionantes que tendemos a relevar os fatos negativos. 

Quando somos afetados pelo viés de positividade, tendemos a:

  • Lembrar de experiências satisfatórias melhores do que as que nos causaram incômodo;
  • Lembrar de elogios melhor do que insultos;
  • Reagir mais fortemente a estímulos positivos;
  • Pensar em coisas positivas com mais frequência do que em coisas negativas;
  • Responder mais fortemente aos eventos positivos do que aos igualmente negativos.

Por exemplo, você pode estar tendo um péssimo dia de trabalho até que um colega faz um comentário positivo sobre você ou o seu trabalho. 

Neste momento o viés de positividade entra em ação, de modo que o elogio é visto como um prêmio em relação a todo sofrimento que estava presenciando até então.

No fim do dia, quando você chega em casa do trabalho e alguém lhe pergunta como foi seu dia, você responde que foi ótimo, e que, apesar dos contratempos, foi muito positivo.

Você diz isso mesmo que as más experiências tenham sido várias, enquanto que ocorreu apenas um fato positivo (e sem tanta importância, visto que quem te elogiou foi um colega e não seu chefe).

Como funcionam os vieses cognitivos?

Para entender melhor o viés de positividade, devemos entender o que é um viés cognitivo.

Viés cognitivo é um conjunto de limitações inconscientes que induzem as pessoas a erros de julgamento.

Esse fenômeno psicológico afeta a racionalidade e a precisão das decisões e julgamentos. 

Os vieses cognitivos podem ser causados ​​por uma série de coisas diferentes, como heurísticas (atalhos mentais), pressões sociais e emoções.

Estes fatores são resultados da nossa limitação cognitiva e da necessidade da mente em fornecer respostas para as diversas situações complexas do dia a dia.

O cérebro humano é um instrumento muito poderoso para avaliar e tomar decisões. Porém ele é sujeito a limitações. 

Os vieses cognitivos geralmente são resultado da tentativa do nosso cérebro de simplificar o processamento de informações. 

Esse fenômeno psicológico nos induzem a preconceitos que funcionam como regras básicas para ajudar a entender o mundo e tomar decisões com relativa rapidez.

Viés de positividade nos investimentos

Embora seja bom sempre ver o lado positivo das várias situações da vida, devemos ter cuidado para que isso nos cause problemas.

Nos investimentos, inclusive, isso pode ser fatal.

Isso porque o viés de positividade tende a nos fazer deixar de lado os riscos e resgatar apenas as experiências positivas.

Quando vamos avaliar um ativo que queremos investir, o viés de positividade pode nos induzir a colher apenas as informações positivas, que validaram nossa decisão de comprá-lo.

Entretanto, quase tudo tem seu lado positivo e negativo, e isso não é diferente nos investimentos.

Toda empresa tem suas virtudes mas também seus riscos.

Esses riscos podem surgir a qualquer momento no mundo real. 

Portanto, mesmo que você tenha muitos motivos para comprar um papel, tenha em mente que os riscos existem e que podem afetar seus investimentos a qualquer momento.

Para evitar que o viés de positividade crie armadilhas que prejudicam suas finanças, jamais desconsidere os riscos de eventos negativos.

Outra medida é buscar sempre diversificar os ativos e manter uma reserva de emergência. Dessa forma, mesmo que sua avaliação falhe, você limitará os prejuízos de uma decisão ruim.