O que é Valor Presente da Perpetuidade?

O Valor Presente da Perpetuidade (VPP) é um cálculo do valor de uma companhia levando em conta os diversos fluxos de caixa para sempre, já que as companhias não necessitam de uma data final para existir.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O valor presente da perpetuidade se refere à rentabilização de valores de modo infinito, considerando intervalos regulares. É o caso comum dos fluxos de caixa de empresas, considerados normalmente de maneira mensal.

O conceito do valor presente da perpetuidade é utilizado principalmente em análises de investimentos e valuation (avaliação de empresa), para conhecer a soma do valor atual dos infinitos valores futuros.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Apesar de o conceito de perpetuidade parecer complexo, seu mecanismo e as fórmulas para calcular o valor presente de uma perpetuidade são bastante simples.

Geralmente no mercado financeiro existem diversos cálculos e análises e avaliação de projetos de um modo geral. Esse conceito se aplica tanto em diversas operações do mercado financeiro e também para outros tipos de projetos.

Porém resume-se sempre que há uma data limite para esse investimento ou projeto em questão. No mercado financeiro isso realmente acontece.

Um grande exemplo disso é a compra de um título do Tesouro Direto ou de uma debênture, por exemplo.

Nesses ativos financeiros, o investidor empresta seu dinheiro sabendo a data final de compra e obtendo sua rentabilização em cima do ativo.

Entretanto, nem sempre ocorre essa situação. Em diversos tipos de operação, existem muitos casos em que não há uma data limite para o investimento.

A menos que uma organização venha a decretar sua falência, tende-se que ela gere fluxos de caixa de maneira infinita.

Geralmente para entender cenários de risco e valor de um investimento nesta empresa, é necessário realizar uma análise do que ela pode gerar de forma infinita. A partir disso procuramos o Valor Presente da Perpetuidade.

Como calcular o Valor Presente da Perpetuidade?

Decretado como uma ferramenta que permite descobrirmos o retorno de um investimento infinito, existem duas modalidades para realizar o cálculo do valor presente da perpetuidade, entre elas estão:

  • Sem crescimento: Nesta forma de cálculo, utilizamos os fluxos de caixa gerados futuramente serão iguais a um valor do presente.

Supondo que uma empresa projete um lucro anual consistente de R $1.000, sem crescimento. Obtemos um caso de valor presente da perpetuidade no valor de R $1.000.

Suponhamos uma taxa de 12% ao ano, o valor presente da perpetuidade pode ser calculado de acordo com a fórmula apresentada.

VPP com crescimento = 1.000 / 0,12 = 8.333

Através do cálculo, o valor da empresa é de R $8.333.

  • Com crescimento: Na segunda forma de cálculo, consideramos o incremento dos valores gerados no caixa a cada período.

agora iremos supor que o lucro de R $1.000 do Ano 1 tenha perspectiva de crescimento constante de 2%. Nesse caso, temos uma perpetuidade no valor de R $1.000 com taxa de crescimento de 2% a cada período. O VPP calculado de acordo com a fórmula é R $10.000.

VPP com crescimento = 1.000 / (0,12 – 0,02) = 10.00

Com isso, do período 1 ao período 2, haverá crescimento de 2% sobre R $1.000,00, totalizando R $1.020,00; do período 2 ao período 3, haverá crescimento de 2% sobre R $1.020,00, totalizando R $1.040,40; e assim sucessivamente.

Cada um desses valores futuros é descontado para o momento inicial com a taxa de desconto de 12% ao período, representando o respectivo valor presente. A soma de todos os valores descontados é R $10.000. 

Com isso resumimos o que seria o valor presente da perpetuidade com crescimento.

Importância do Valor Presente da Perpetuidade?

Entre as diversas operações do mercado financeiro mundial, o valor presente da perpetuidade é importante para aquele investidor ou empresa que deseja ter rendas mensais, sejam elas com crescimento ou sem crescimento pela eternidade.

É uma ótima escolha para quem deseja obter uma renda mensal em cima de ativos investidos e que rendam a partir do seu valor no mercado.

Com isso, entre diversas análises, cálculos e estudos é possível extrair o valor presente da perpetuidade de algo que gere valor tanto ao investidor, quanto a empresa.