A Vale (VALE3) informou nesta sexta-feira, 4, que paralisou a circulação de trens no Ramal Fábrica Nova, da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), localizado no Complexo Mariana.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A paralisação foi em atendimento à notificação da Superintendência Regional do Trabalho de interdição das atividades em áreas próximas à barragem Xingu, da Mina Alegria.

A medida terá impacto na produção local de 40,5 mil toneladas de finos de minério de ferro por dia.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa detalha que a medida impedirá o escoamento do material produzido na Usina Timbopeba durante a interdição e, por consequência, levará à paralisação temporária da produção nesta unidade, com impacto estimado em 33 mil toneladas de finos de minério de ferro por dia.

Adicionalmente, foram interditados alguns acessos internos da Mina Alegria, com impactos parciais na produção da usina estimados em 7,5 mil toneladas de finos de minério de ferro por dia.

"A Vale está tomando todas as medidas necessárias para a retomada das atividades o mais breve possível, mantendo o foco nos cuidados necessários para garantir a segurança dos empregados e das comunidades localizadas no entorno de suas estruturas", afirma a mineradora.

A empresa ressalta que a Barragem Xingu permanece em nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), em que não há risco iminente de ruptura, seguindo inalteradas as condições de segurança da estrutura.

"A barragem Xingu é monitorada e inspecionada diariamente por equipe técnica especializada e está incluída no plano de descaracterização de barragens da companhia”.

“A Zona de Autossalvamento (ZAS) da Barragem Xingu permanece evacuada, não havendo a presença permanente de pessoas na área", diz a companhia.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da Vale no Primeiro Trimestre de 2021

O resultado da Vale (VALE3) no primeiro trimestre de 2021 (1t21), divulgado no dia 26 de abril, apresentou um lucro líquido de R$ 30,5 bilhões no 1t21, apresentando crescimento de 4.695,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da Vale atingiu R$ 45,7 bilhões no 1t21, apresentando alta de 253,9% na comparação com o 1t20.

A Margem líquida da Vale atingiu 43,6% no 1t21, apresentando crescimento de 41,6 pontos percentuais na comparação com o 1t20.

As ações da Vale (VALE3) acumulam alta de 3,42% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 131,32% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.