As ações da Tesla (TSLA34) caíram até 11% na terça-feira, com os investidores digerindo a aquisição do Twitter por Elon Musk por US$ 44 bilhões e o aumento da concorrência de veículos elétricos da Ford (FDMO34).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O declínio ocorreu em meio a uma venda mais ampla no mercado de ações, com o Nasdaq 100 caindo mais de 3%, à medida que os investidores se preparam para os lucros do primeiro trimestre de empresas de tecnologia de mega capitalização como Microsoft (MSFT34) e Apple (AAPL34). 

A compra do Twitter por Musk provavelmente significa que pelo menos parte de sua atenção se afastará da Tesla a fim de melhorar a plataforma de mídia social da qual ele próprio é um ávido usuário.

Ainda não se sabe se essa mudança de atenção terá algum impacto material em Tesla, mas não é nada novo para Musk, considerando seus outros empreendimentos.

Ele é CEO da Tesla desde 2008, mas também é o fundador e CEO da SpaceX e tem interesses materiais na The Boring Company e na Neuralink, duas startups em estágio inicial que lidam com tecnologias de transporte e interface cérebro-máquina, respectivamente.

Mas talvez o mais preocupante para os investidores da Tesla seja como Musk está financiando sua compra do Twitter. 

Especificamente, ele colocou dezenas de bilhões de dólares em suas ações da Tesla como garantia para financiar a aquisição.

No caso do preço das ações da Tesla cair significativamente, Musk pode ser forçado a vender ações ou colocar mais de sua participação na Tesla como garantia para evitar uma chamada de margem.

Isso pode pressionar ainda mais o preço das ações da Tesla se ele for forçado a vender.

Enquanto os investidores lidam com a notícia da compra do Twitter por Musk, a Tesla também enfrenta uma concorrência cada vez maior no espaço de veículos elétricos. 

A Ford disse que está experimentando forte demanda por sua picape F-150 Lightning e que espera produzir 150.000 unidades da caminhonete elétrica em 2023. A montadora lançou oficialmente a produção da picape na terça-feira.

"Achamos que este é um produto tão grande quanto quando o Modelo T foi lançado para nós", disse Jim Farley, CEO da Ford, a Jim Cramer, da CNBC, na segunda-feira. 

A Ford tem a chance de se tornar a primeira montadora a executar e dimensionar sua produção de uma picape EV. É um grande negócio, considerando que as picapes são consistentemente o carro mais vendido na América.

Se for bem-sucedido, a Ford terá efetivamente derrotado a Tesla no espaço da picape EV, já que a Tesla mais uma vez atrasou o lançamento de seu Cybertruck para 2023, no mínimo. 

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.